quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Folha Dominical - 2008.08.17


Uma casa para todos

É bem clara a Mensagem das Leituras deste Domingo: PARA DEUS NÃO HÁ ESTRANGEIROS. DEUS não exclui ninguém nem é exclusivo de ninguém… Todos – de todos os Povos – são chamados a serem o seu POVO, para ELE convergindo pelos caminhos do Direito e da Misericórdia. Um Povo onde as diferenças de raça, de cultura, de tradições, de religião não podem estabelecer nem fechar fronteiras, nem ser impedimento à aproximação, ao respeito mútuo, ao entendimento, à colaboração e à solidariedade.

Eis uma Mensagem de flagrante actualidade para este nosso Mundo que se torna cada vez mais numa Aldeia Global… Mensagem que urge assimilar, apesar de todas as dificuldades… pois é o único Caminho para um Mundo mais digno e habitável para todos…

Nas histórias, ainda em rascunho, que um célebre romancista nos deixou, havia uma que começava assim: “Uma família dispersa herda uma casa em que todos têm de viver juntos…”

E M. Luther King, a partir da sua experiência americana, comentou-a deste modo: “É o grande problema da Humanidade na hora presente. Também herdamos uma grande casa, uma grande casa mundial, em que temos de viver juntos, negros e brancos, povos do Leste e do Oeste, pagãos e judeus, católicos e protestantes, muçulmanos e hindus, constituindo uma família tão diversa quanto possível nas ideias, na cultura e nos interesses. Como não temos escolha, temos de aprender a viver uns com os outros neste vasto Mundo.”

Nesta linha e neste espírito, o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que hoje, mais uma vez, celebramos, surge, ano após ano, como apelo forte a uma Fraternidade sem fronteiras, a construir para além dos muros da nossa “tribo” ou da nossa “raça”, da nossa cultura ou da nossa religião; uma Fraternidade que não anule a consciência das nossas naturais, legítimas e até enriquecedoras diferenças, mas nos estimule a conhecê-las melhor e a saber valorizá-las e respeitá-las.

Uma boa semana nos dê Deus.


Segunda-feira, 18
08.00h………………Missa

Terça-feira, 19
08.00h………………Missa
17.00-19.30h………Cartório

Quarta-feira, 20 – S. Bernardo, abade e doutor
08.00h………………Missa

Quinta-feira, 21 – S. Pio X, papa
14.30h……………...Terço na Igreja
17.00-18.45h………Cartório
19.00h………………Missa

Sexta-feira, 22 – Virgem Santa Maria, Rainha
08.00h………………Missa

Sábado, 23
18.30h………………Terço na Igreja
19.00h………………Missa vespertina

Domingo, 24 – XXI DOMINGO COMUM
08.30h………………Terço na Igreja
09.00h………………Missa
11.00h………………Missa


AVISO
Ainda há alguns lugares para a Peregrinação Paroquial a Fátima, a realizar nos dias 06 e 07 de Setembro. Inscrições podem ser feitas até dia 24 de Agosto.


Ano Paulino

O evangelizador possuído por Cristo

(continuação da Folha Dominical anterior)

3. Paulo revela-nos, no testemunho da sua vida, o dinamismo sobrenatural da evangelização: a força que brota do encontro com Cristo ressuscitado. Tudo começou na sua conversão, com a revelação pessoal de Jesus Cristo, afirmando uma verdade perene: só quem se converte a Jesus Cristo, pode ser evangelizador.

Ano Paulino, uma proposta pastoral
Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa

Sem comentários: