quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Credo Mariano

A festa que hoje celebramos convida-nos a contemplar MARIA associada para sempre ao triunfo e à glória de CRISTO Ressuscitado. Por isso, com razão, poderia chamar-se: Páscoa de Santa Maria. E tudo porque acreditou. De facto, como nos diz Isabel no Evangelho, a grandeza de Maria está na grandeza da sua Fé.

Fé que se traduziu numa resposta pessoal, livre e generosa `PALAVRA concreta que DEUS lhe dirigiu. Resposta que a associou, de modo singular, à vida, à missão e ao destino de JESUS e a tornou, por isso, de modo único também, participante da sua Cruz e da sua Morte, e , como hoje celebramos, da sua Vida Gloriosa.

MARIA glorificada é o sinal e a antecipação do Destino de Glória a que todos somos chamados, o modelo e o estímulo para o nosso caminhar na Fé.

1. Creio que a resposta de Maria: Faça-se em mim segundo a tua Palavra” marcou o inicio da era cristã e que Maria se tornou desde então um Catecismo vivo para todo o cristão.

2. Creio que o “Faça-se…” de Maria a introduziu para sempre na Obra salvadora de CRISTO. Mãe do SERVO SOFREDOR também ela associada à dor, ao sofrimento e á glória que acompanham o amor que se entrega.

3. Creio que a disponibilidade de Maria para com Deus se completou com a sua abertura às necessidades dos outros, como nos mostra o Evangelho.

4. Creio que o SIM contínuo de Maria a Deus e ao próximo é a expressão viva da total ausência de pecado nela. Por isso lhe chamamos: Imaculada Conceição.

5. Creio que a ASSUNÇÃO de MARIA, como a RESSURREIÇÃO DE CRISTO, é para nós garantia e esperança de que o amor é, na verdade, mais forte do que a morte.

6. Creio que MARIA, enquanto Mãe de Jesus, plasmou profundamente a personalidade e o ambiente em que cresceu o seu filho.

7. Creio que MARIA não é somente um Modelo ou um Ideal distante mas uma personalidade viva, presente, verdadeiramente amável e digna de toda a veneração.

Que Nossa Senhora da Assunção nos encha de Esperança e de Paz.



Consagração a Nossa Senhora
Ó Senhora minha, ó minha Mãe,
eu me ofereço todo(a) a vós,
e em prova da minha devoção para convosco,
Vos consagro neste dia e para sempre,
os meus olhos, os meus ouvidos,
a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser.
E porque assim sou vosso(a),
ó incomparável Mãe,
guardai-me e defendei-me como propriedade vossa.
Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.

Aprende e reza, no início de cada dia, esta oração a Nossa Senhora

Sem comentários: