sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Folha Dominical, 2009.08.23

Para quem iremos?

Mais de 2 mil anos passaram já sobre o acontecimento: JESUS de Nazaré: a sua Vida, os seus Actos, as suas Palavras e a sua Mensagem. Desde então, inevitavelmente, muito se foi acumulando sobre a sua pessoa, a sua actuação e a sua Mensagem… Pó proveniente de tantas interpretações duvidosas, de tantas divagações teológicas, de tantas discussões bizantinas, de tantas devoções ambíguas que esconderam mais do que revelaram a sua Palavra simples, clara e directa, a sua Pessoa simples, próxima e fraternal. Por isso se tornou para muitos Alguém muito distante, se interesse nem actualidade.

E no entanto se nos aproximamos dele, de coração aberto, se O contemplamos e escutamos, com atenção, nos gestos e palavras que o seu Evangelho nos transmite, Ele se manifesta extremamente actual, bem dentro dos nossos problemas e das nossas preocupações mais profundas. E verificamos também que Vinte Séculos decorridos Ele continua a transmitir Luz, Força e Vida a quem O escuta e O segue.

“CRISTO ONTEM HOJE E SEMPRE

Não foi nem é simples slogan de Jubileu: É a convicção de Pedro, a sua e a nossa Fé. Na verdade, ELE TEM PALAVRAS DE VIDA ETERNA!

Era evidente a debandada: Muitos se afastaram e deixaram de O seguir… Mas JESUS surpreende-nos com a sua reacção: Em vez de apontar e enaltecer a fidelidade dos que continuavam a seu lado, provoca-os com esta pergunta:

“E vós, também não quereis partir?”

Fica assim dito e bem claro, para sempre, que não são os números nem as estatísticas que interessam a JESUS mas sim as motivações de quem se dispõe a segui-l’O: ELE não quer ser seguido apenas por hábito, tradição ou calculismo mas por uma opção livre e consciente, por uma Fé pessoal e esclarecida e não apenas herdada ou sociológica.

Hoje os destinatários da pergunta somos nós, pois é sempre HOJE que nos compete escolher a quem queremos seguir e servir…

Uma Pergunta que nos pode despertar para uma Fé mais profunda e coerente.

Uma boa semana nos dê Deus.


Segunda-feira, 24 – S. Bartolomeu, apóstolo

08.00h………………Missa

Terça-feira, 25

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Quarta-feira, 26

19.00h………………Missa

Quinta-feira, 27 – S. Mónica

14.30-15.30h……Adoração ao SS Sacramento

Não há Cartório Paroquial

Sexta-feira, 28 – S. Agostinho, bispo e doutor

Não há Missa

09.00-10.00h……Cadeia Diocesana de Oração pelas Vocações Sacerdotais

Sábado, 29 – Martírio de S. João Baptista

18.20h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa Vespertina

Domingo, 30 – XXII DOMINGO COMUM

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa


AVISOS

1. No próximo fim-de-semana, as pessoas inscritas para a Peregrinação a Fátima, devem procurar os “bilhetes” com a indicação do autocarro em que farão a viagem.

2. Quinta-feira haverá a Adoração ao SS Sacramento, entre as 14.30 e as 15.30 horas.

3. Sexta-feira, entre as 09.00 e as 10.00 horas, haverá um Momento de Oração inserido na Cadeia Diocesana de Oração pelas Vocações Sacerdotais.


Para nossa formação

Vida de S. João Maria Vianney

Os peregrinos acorriam desde o amanhecer à aquela igreja que trinta anos antes se encontrara vazia: "Diga-me onde está Ars, e eu lhe indicarei o caminho do céu", havia dito São João Maria a um pastorzinho antes de chegar à sua paróquia. João Maria Vianney morreu a 4 de Agosto de 1859, aos 73 anos.

Três anos depois, o bispo, Mons de Langalerie, deu início ao processo do Ordinário e recebeu setenta testemunhos. Em 1865, enviou-se uma cópia do processo a Roma. A 6 de Fevereiro do ano seguinte, o Papa Pio IX abriu o processo Apostólico, apesar da regra que exigia como mínimo um prazo de dez anos.

A 30 de Outubro de 1872, o Cura d´Ars foi declarado venerável e a 8 de Janeiro de 1905 foi beatificado e ficou o «patrono de todos os sacerdotes» pelo Papa Pio X que fora pároco como ele. No primeiro dia de Novembro de 1924, o Papa Pio XI canonizou-o na Praça de S. Pedro, na presença de duzentos bispos e 35 cardeais.

(fim)

Sem comentários: