sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Folha Dominical - 2009.01.04

UMA LUZ PARA CAMINHAR

O REINO DE DEUS não está ligado, necessariamente, a um Povo, a uma Raça, a uma Cultura ou Instituição Religiosa… O REINO DE DEUS é para todo o Homem de coração simples e generoso, para todo o Homem de espírito aberto para a Verdade e sempre disponível para as tarefas da Justiça e do Bem.

É esta Lição dos Magos que, mais uma vez, somos convidados a contemplar e a aprender: Eles são o exemplo luminoso e perfeito de quem vive atento aos apelos da Vida e da Fé e se dispõe às roturas necessárias para os acolher e seguir. Na verdade, a Fé não é uma “coisa” que nos é dada ao nascer e que apenas se deve guardar ou conservar mais ou menos embrulhada em certos ritos de ocasião… É uma Luz a seguir, diariamente, no sentido de uma aproximação maior ao mistério de DEUS, de um Deus que quer ser reconhecido e respeitado em cada ser humano. É um caminho de todos os dias e para todos os dias, um Caminho que atravessa muitas vezes zonas sombrias de dificuldades e dúvidas  e que implica, frequentemente, renúncia a uma certa forma de pensar e de viver, e aceitação de uma nova Luz que confere sentido novo a tudo e a todos.

A Fé não cria sedentários mas caminhantes. Ser cristão há-de ser sempre uma tendência, uma busca, uma aspiração, um esforço, uma luta até ao encontro desejado: o Encontro definitivo com o Mistério de DEUS, razão última desta caminhada que é a nossa Vida.

A história dos Magos que hoje recordamos não é uma história qualquer: é uma profunda e rica meditação sobre a Fé. que é Dom de Deus, Luz que a todos se oferece, mas que é também resposta do Homem, caminhada que se assume… Caminhada que nem sempre é fácil: - Exige atenção e abertura à Verdade e à Justiça e aos seus apelos. - Exige liberdade e disponibilidade para responder a tais apelos… - Exige fidelidade e constância no rumo assumido, apesar de todas as dificuldades e cansaços… - Exige a aceitação serena de que Deus é imprevisível e desconcertante e, por isso, também a disposição de O acolher onde e como queira manifestar-se ou interpelar-nos. Porque assumiram todas estas exigências, os Magos levaram a bom termo a sua Caminhada…

Uma boa semana nos dê Deus.

 

 

Segunda-feira, 05

08.00h………………Missa

Terça-feira, 06

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Quarta-feira, 07

19.00h………………Missa

21.30h………………Reunião de Baptismos (em Lavra)

Quinta-feira, 08

14.30h………………Terço na igreja

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

11.00h…………Na Escola de Paulo

Sexta-feira, 09

08.00h………………Missa

Sábado, 10

15.00-16.00h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16.00h………………Missa com as Crianças

16.30-17.15h……Catequese do 1º e 2º Ano

17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano

18.20h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa vespertina

Domingo, 11 – FESTA DO BAPTISMO DO SENHOR

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa

12.00h………………Baptismos

 

 

AVISOS

1.           Quinta-feira, à noite, temos mais um encontro da Escola de Paulo. Apareçam!

2.           Sábado retomamos a Catequese e celebramos Eucaristia com as crianças.


Ano Paulino

Para Ler e Conhecer São Paulo

I. CONHECES SÃO PAULO?

Em toda a sua missão apostólica Paulo é e não quer ser mais do que o humilde discípulo de Jesus, seu imitador (l Cor 11,1), seu servo e apóstolo (Rom. 1,1)! O conhecimento que temos de Paulo funda-se, sobretudo, no livro dos Actos dos Apóstolos, escrito por Lucas, no início dos anos 60 d.C. , quase todo dedicado à vocação e às viagens missionárias do Apóstolo. As epístolas também contêm importantes informações biográficas. São Paulo teria nascido no ano 8, depois de Cristo. A celebração do ano Paulino, nos dois mil anos do seu nascimento, segue precisamente esta cronologia.

Sem comentários: