sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Folha Dominical, 2010.10.10

Cultivar a Gratidão

“Como é que se diz?” E à custa desta pergunta que, em momentos oportunos, tantas vezes nos foi feita, lá fomos aprendendo a dizer: “Por favor”, “Desculpe”, “Obrigado”…

São Palavras que exprimem sentimentos importantes para uma justa e boa convivência e que não nascem por geração espontânea: é preciso cultivá-los com perseverança e esperança, certo dos seus bons frutos, como garante, na Bíblia, o Livro dos Provérbios: “Ensina bons hábitos ao jovem, em início de caminhada; não os deixará nem quando envelhecer”.

A Liturgia deste Domingo sublinha, de modo especial, um desses sentimentos: a gratidão – o saber agradecer… Já “naquele tempo” não estava muito em voga: de entre 10 beneficiados, só 1 reconheceu o dom recebido e o agradeceu expressivamente… E desde então para cá a percentagem não deve ter melhorado nada: a gratidão continua em crise…

Disse alguém que a gratidão é a memória do coração… Mas a nossa memória é, muitas vezes, caprichosa: Persiste em recordar as ofensas recebidas, mas esquece facilmente os gestos de amizade; persiste em recordar os bons serviços que prestou, mas esquece depressa os que recebeu… Precisamos, por isso, de cultivar uma memória positiva que nos leve a apreciar o amor de quem nos rodeia e a dar-nos conta de tudo o que de bom ou de útil fazem por nós…

Precisamos de aprender a ser gratos. “Não foram dez os curados?” Sim. Mas só um voltou para dar Glória a Deus e agradecer. E era estrangeiro…

Jesus realça, mais uma vez, atitudes exemplares de quem não pertencia às fileiras do seu Povo… E não o faz, com certeza, para desvalorizar os da casa e engrandecer os de fora, mas para proclamar, novamente, que DEUS não se deixa prender a nenhum credo ou povo.

O seu Espírito sopra onde quer. Por isso a Fé não tem fronteiras e ninguém tem o exclusivo das coisas bem feitas… É este olhar límpido, sem preconceitos nem complexos, sobre os que não são do nosso País, da nossa raça, da nossa cultura ou da nossa Religião que é preciso assumir e cultivar. É o caminho certo para uma convivência justa, pacífica, construtiva e benfazeja. É o olhar de JESUS e o Caminho que nos propõe.

Uma boa semana nos dê Deus!


Segunda-feira, 11

A Igreja estará fechada.

Terça-feira, 12

08h00……………

Missa

14h30……………

Terço na Igreja

17h00-19h30…

Cartório Paroquial

Quarta-feira, 13

14h30……………

Terço na Igreja

Quinta-feira, 14

14h30……………

Terço na Igreja

17h00-19h30…

Cartório Paroquial

Sexta-feira, 15 – S. Teresa de Jesus, virgem e doutora da Igreja

08h00……………

Missa

13h00-14h00…

ROGAI – Cadeia Diocesana de Oração

14h30……………

Terço na Igreja

17h00-19h30…

Cartório Paroquial

Sábado, 16

15h00-16h00…

Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16h30-17h20…

Catequese do 1º e 2ºAno

17h30-18h45…

Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano

18h20……………

Terço na Igreja

19h00……………

Missa vespertina

Domingo, 17 – DOMINGO XXIX TEMPO COMUM

09h00……………

Terço na Igreja

09h30……………

Missa

11h00……………

Missa

12h15……………

Baptismos


AVISOS

1. Esta semana não haverá Eucaristia na quarta-feira.

2. Sexta-feira, das 13h00 às 14h00 somos convidados a estar em Oração pelas Vocações Sacerdotais.

3. VI Festival de Teatro PETRA FICTA. Começa no dia 23 de Outubro. Bilhetes já disponíveis.

4. Durante o mês de Outubro – Mês do Rosário –, exceptuando as segundas-feiras, rezar-se-á o Terço todos os dias na Igreja.



OUTUBRO MISSIONÁRIO

A construção da comunhão eclesial é a chave da missão

«”Queremos ver Jesus” (Jo 12, 21) é o pedido que, no Evangelho de João, alguns Gregos, ao chegar a Jerusalém para a peregrinação pascal, apresentaram ao apóstolo Filipe. Ele ressoa também em nossos corações neste mês de Outubro, que nos recorda que o compromisso e o anúncio evangélico são deveres de toda a Igreja, “missionária por natureza” (Ad Gentes, 2), e nos convida a sermos promotores da novidade de vida, permeada de relações autênticas, em comunidades fundamentadas no Evangelho. Em uma sociedade multiétnica cada vez mais sujeita a novas formas de solidão e de indiferença preocupantes, os cristãos devem aprender a oferecer sinais de esperança e a tornar-se irmãos universais… »

Mensagem do Papa Bento XVI

Cristo na Cidade – Fórum Missionário Vicarial – Dia Mundial das Missões

Sem comentários: