sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Folha Dominical, 2010.10.03

E como vai a nossa Fé?

Disse alguém que, de vez em quando, para rever a qualidade de nossa Fé, devemos confrontar-nos com estas 4 Perguntas:

1 – EM QUEM CREIO EU? Isto é: Em quem ponho a minha confiança? Quem é o Fundamento da minha vida? Para um cristão, a resposta coerente só pode ser: Creio em Jesus Cristo, o revelador da Bondade de Deus e do Seu Projecto de Vida e de Salvação para todos.

2 – COMO VIVO O QUE CREIO? A Fé em Jesus Cristo, como Ele Próprio disse, tem de se manifestar no Amor ao Próximo e no trabalho por uma Sociedade mais justa e fraterna.

3 – COMO CELEBRO COM OS OUTROS A MINHA FÉ? Hoje mais do que nunca precisamos de compreender a importância decisiva de se ter uma Comunidade cristã de referência onde partilhar e celebrar a mesma Fé. É aí, sobretudo à roda da Mesa Eucarística que Jesus quer fazer sentir a sua presença, fonte de Luz, de comunhão e de… responsabilidades a assumir.

4 – COMO COMUNICO AOS OUTROS O QUE CREIO? A Fé é como o Fogo: quando não se apega, apaga-se… E não se transmite como um conjunto de regras ou lição de História: Transmite-se por contágio…

De facto, a forma mais convincente de se transmitir a Fé é o Testemunho de vida, um testemunho capaz de despertar interrogações nas pessoas que vivem e trabalham à nossa volta. Como disse alguém: Bom cristão é aquele que desperta nos outros a vontade de o ser também…

Se “Boas Notícias reanimam as nossas forças” – como diz o Livro dos Provérbios – más notícias enfraquecem os ânimos, roubam energias e abalam a confiança, como se vê no Profeta Abacuc: Perante as imagens de violência e opressões, de injustiças e iniquidades que lhe era dado ver, sentia-se abatido e confuso, e escandalizado com o silêncio e a passividade de Deus… E compreendemos todos muito bem os seus “porquê?” e “Até quando?”…

É o sempre difícil problema do sofrimento e do mal a pôr à prova a nossa Fé. que não pode ser princípio de resignação e de indolência, mas de indignação e de luta, capacidade de enfrentar dúvidas e perguntas sem respostas satisfatórias, e de continuar o caminho, abertos sempre para a Luz que se deseja, se procura e também se pede, como os Apóstolos pediram: “Senhor, aumenta a nossa Fé!”

Uma boa semana nos dê Deus!


Segunda-feira, 04 – S. Francisco de Assis


A Igreja estará fechada

Terça-feira, 05

08h00……………

Missa

14h30……………

Terço na Igreja

Não há Cartório Paroquial

Quarta-feira, 06

14h30……………

Terço na Igreja

19h00-21h00…

Missa e Exposição do Santíssimo Sacramento

Quinta-feira, 07 – Nossa Senhora do Rosário

14h30……………

Terço na Igreja

17h00-19h30…

Cartório Paroquial

Sexta-feira, 08

08h00……………

Missa

14h30……………

Terço na Igreja

17h00-19h30…

Cartório Paroquial

Sábado, 09

15h00……………

Apresentação: 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16h00……………

Apresentação: 1º, 2º, 7º, 8º, 9º e 10º Ano

18h20……………

Terço na Igreja

19h00……………

Missa vespertina

Domingo, 10 – DOMINGO XXVIII TEMPO COMUM

09h00……………

Terço na Igreja

09h30……………

Missa

11h00……………

Missa



AVISOS

1. O início da Catequese Paroquial para todos os catecismos, está agendado para o próximo sábado, dia 09 de Outubro, no Salão Paroquial.

2. Esta quarta-feira, há Adoração ao Santíssimo Sacramento.

3. VI Festival de Teatro PETRA FICTA. Começa no dia 23 de Outubro. Bilhetes já disponíveis.

Durante o mês de Outubro – Mês do Rosário –, exceptuando as segundas-feiras, rezar-se-á o Terço todos os dias na Igreja.



OUTUBRO MISSIONÁRIO

A construção da comunhão eclesial é a chave da missão

«Com a celebração do Dia Missionário Mundial, o mês d Outubro oferece às Comunidades diocesanas e paroquiais, aos Institutos de Vida Consagrada, aos Movimentos Eclesiais, a todo o Povo de Deus, a ocasião para renovar o compromisso de anunciar o Evangelho e dar às actividades pastorais um ímpeto missionário mais amplo. Este encontro anual convida-nos a viver intensamente os percursos litúrgicos e catequéticos, caritativos e culturais, mediante os quais Jesus Cristo nos convoca à mesa da sua Palavra e da Eucaristia, para saborear o dom da sua Presença, formar-nos na sua escola e viver cada vez mais conscientemente unidos a Ele, Mestre e Senhor.

Mensagem do Papa Bento XVI

Cristo na Cidade – Fórum Missionário Vicarial – Dia Mundial das Missões

Sem comentários: