sexta-feira, 20 de março de 2009

Folha Dominical, 2009.03.22

Passos para a Luz

Não há outro caminho para Deus senão o desejo sincero de O encontrar; desejo que se traduz numa atitude de abertura serena para a verdade

e numa vida pautada sempre pelo sentido da honestidade e da coerência. Foi este o caminho que levou Nicodemos a encontrar-se com JESUS e a segui-l`O:

- Ele foi capaz de ir contra a corrente que dominava no seu grupo social e religioso, o grupo dos Fariseus, e recusou-se a rejeitar e a condenar Jesus sem, primeiro, ter com Ele um encontro sério

e um diálogo franco.

- Nicodemos não está encerrado nas suas “certezas imutáveis”… Tem a humildade e coragem de se interrogar, de se pôr em questão e de procurar sempre a Verdade. Por isso sai ao encontro de Jesus…

- Nicodemos tem a sensatez de admitir que Deus não actua ao nosso mando nem segundo os nossos critérios ou preconceitos e que sempre nos pode surpreender…

Por isso, de espírito livre, abre-se ao Deus de Jesus Cristo e à sua Palavra. E tem a coragem de mudar de ideias, de dar novo conteúdo à sua Fé e novo rumo à sua vida. A coragem de nascer de novo… Nesta caminhada para a Páscoa sigamos os passos e as atitudes de Nicodemos: Procuremos um encontro pessoal e profundo com Jesus, com vontade sincera de que Ele nos ilumine e renove. A Luz é daqueles que a Ela se abrem…

A história “exemplar” do desterro e da libertação do Povo de DEUS, narrada no Livro das Crónicas, põe em evidências duas constantes na História da Aliança de DEUS com os Homens:

Podemos nós ser infiéis a essa Aliança, fechar os ouvidos aos seus apelos, desprezar os seus mensageiros trocá-lO por outros “deuses”…

DEUS, porém, apesar de todas as nossas infidelidades, continua fiel ao seu Amor e aos seus desígnios de Vida e de Salvação para com todos.

É esta Verdade luminosa e libertadora que S. Paulo e S. João hoje nos proclamam: “De tal modo DEUS amou o Mundo que entregou seu Filho para que todo o Homem que acredita n`Ele não se perca mas tenha a Vida Eterna”.

Uma boa semana nos dê Deus.

 

 

Segunda-feira, 23

08.00h………………Missa

Terça-feira, 24

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Quarta-feira, 25 – Anunciação do Senhor

19.00h………………Missa

Quinta-feira, 26

14.30-15.30h……Adoração ao SS Sacramento

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Sexta-feira, 27

08.00h………………Missa

Sábado, 28

15.00-16.00h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Catecismo

15.00h………………Reunião de Pais do 6º Catecismo

16.30-17.15h……Catequese do 1º e 2º Catecismo

17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Catecismo

17.30h………………Grupo de Jovens

18.20h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa vespertina

21.30h………………Conselho de Agrupamento

Domingo, 29 – V DOMINGO QUARESMA

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa



AVISOS

Não esqueçamos a Renúncia Quaresmal que, por indicação do Senhor D. Manuel Clemente, reverterá para o Fundo Diocesano de Socorro Social. No próximo fim-de-semana serão distribuídos os envelopes para se fazer a entrega da Renúncia nos dias 04 e 05 de Abril. 


Ano Paulino

Para Ler e Conhecer São Paulo

I. CONHECES SÃO PAULO?

O MAIOR MISSIONÁRIO DE SEMPRE


2ª Viagem (Act.15,36-18,22) e a entrada na Europa

E aqui novamente teve lugar um acontecimento importante: viu em sonhos um macedónio da outra parte do mar, ou seja, na Europa, que dizia: "Vem e ajuda-me!". Era a Europa futura que pedia a ajuda e a luz do Evangelho. Impelido por esta visão, entrou na Europa. Daqui, zarpou para a Macedónia, entrando assim na Europa. Tendo desembarcado em Nápoles, chegou a Filipos, onde fundou uma bonita comunidade, depois passou por Tessalónica e, partindo daí devido às dificuldades que lhe causaram os judeus, passou por Bereia e chegou a Atenas. Nesta capital da antiga cultura grega pregou, primeiro no Ágora e depois no Areópago, aos pagãos e aos gregos. E o discurso do Areópago, mencionado nos Actos dos Apóstolos, é modelo do modo como traduzir o Evangelho em cultura grega, de como fazer com que os gregos compreendam que este Deus dos cristãos, dos judeus, não é um Deus alheio à sua cultura, mas o Deus desconhecido por eles esperado, a verdadeira resposta às mais profundas interrogações da sua cultura.

Sem comentários: