sexta-feira, 27 de março de 2009

ALIANÇA no CORAÇÃO

Aliança é uma palavra fundamental na BIBLIA, é a chave para a sua leitura e interpretação. Na verdade, mais do que propor um Credo ou uma Moral, um culto, uma religião, a Bíblia proclama uma Boa Nova: Deus ama-te! Deus é Amor! Tu és importante para ELE!

Por isso, como nos diz o Profeta Jeremias, o Projecto e a vontade de Deus a nosso respeito exprimem-se em termos de Aliança: Chama-nos a ser seu Povo, sua Família, chama-nos a uma Comunhão de Vida que a Morte não pode destruir. O sim que damos a esta proposta chama-se . De facto “Só o Amor é digno de Fé”. O sinal da nossa adesão e da nossa fidelidade ao chamamento de DEUS e à sua ALIANÇA é a nossa obediência a JESUS CRISTO.

E obedecer-Lhe significa escutá-Lo e segui-Lo em todos os seus ensinamentos mesmo quando nos ensina, como no Evangelho deste Domingo, que a Felicidade não está na posse mas do dom, não está no domínio mas no serviço e que a vida esteriliza-se e perde-se quando a fechamos no nosso egoísmo, tal como o trigo que não se dá à terra. Na verdade, só vive e cresce quem ama e se dá sem reservas…

Que adianta uma aliança no dedo se ela não evocar, no coração, uma presença, uma palavra, um amor e um compromisso a que se quer ser fiel?

O Profeta Jeremias lembra-nos hoje que Deus não se contenta com a aliança só no dedo… Não se contenta que a nossa relação com ELE seja apenas uma relação jurídica, uma relação formal e exterior decorativa, ritualista…

Chama-nos antes a uma relação pessoal, íntima, afectiva, filial, a uma relação de fidelidade interior, fruto de uma confiança total e a toda a prova. Uma Fidelidade como a de JESUS que foi até ao Dom supremo de si mesmo e O tornou para todos os que O seguem causa de Salvação.

Uma boa semana nos dê Deus.

 

 

Segunda-feira, 30

08.00h………………Missa

Terça-feira, 31

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Quarta-feira, 01 de Abril

19.00h………………Missa

Quinta-feira, 02

14.30h………………Terço na Igreja

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

21.30h………………Escola de Paulo

Sexta-feira, 03

08.00h………………Missa

Sábado, 04

15.00h………………Bênção dos Ramos e Missa

17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Catecismo

17.30h………………Grupo de Jovens

18.20h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa vespertina

Domingo, 05 – DOMINGO DE RAMOS

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Bênção dos Ramos e Missa

 

 

AVISOS

1. Este fim-de-semana são distribuídos os envelopes para se fazer a entrega da Renúncia nos dias 04 e 05 de Abril.

2. Faremos a Bênção dos Ramos no Sábado às 15.00 horas e no Domingo às 11.00 horas.


Ano Paulino

Para Ler e Conhecer São Paulo

I. CONHECES SÃO PAULO?

O MAIOR MISSIONÁRIO DE SEMPRE


2ª Viagem (Act.15,36-18,22) e a entrada na Europa

Estadia em Corinto

Depois, de Atenas chegou a Corinto, onde se deteve por um ano e meio. E ali temos um acontecimento cronologicamente muito seguro, o mais seguro de toda a sua biografia, porque durante esta primeira estadia em Corinto ele teve que comparecer diante do Governador da província senatorial de Acaia, o Procônsul Galião, acusado de um culto ilegítimo. Sobre este Galião e sobre o seu período em Corinto existe uma antiga inscrição encontrada em Delfos, onde se diz que era Procônsul em Corinto, entre os anos 51 e 53. Por conseguinte, aqui temos uma data absolutamente certa. A estadia de Paulo em Corinto teve lugar naqueles anos. Portanto, podemos supor que chegou mais ou menos no ano 50 e permaneceu ali até 52. Depois, de Corinto, passando por Cêncreas, porto oriental da cidade, dirigiu-se para a Palestina, chegando a Cesareia Marítima, de onde subiu a Jerusalém e então voltou para Antioquia sobre o Oronte.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Leitura da Palavra - Domingo, 2009.03.29

V Domingo Quaresma Ano B


Leitura do Livro de Jeremias Jer 31, 31-34
Dias virão, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma aliança nova. Não será como a aliança que firmei com os seus pais, no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egipto, aliança que eles violaram, embora Eu exercesse o meu domínio sobre eles, diz o Senhor. Esta é a aliança que estabelecerei com a casa de Israel, naqueles dias, diz o Senhor: Hei-de imprimir a minha lei no íntimo da sua alma e gravá-la-ei no seu coração. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Não terão já de se instruir uns aos outros, nem de dizer cada um a seu irmão: «Aprendei a conhecer o Senhor». Todos eles Me conhecerão, desde o maior ao mais pequeno, diz o Senhor. Porque vou perdoar os seus pecados e não mais recordarei as suas faltas.


Salmo Responsorial Salmo 50 (51)

Dai me, Senhor, um coração puro.

Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,
pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade
e purificai-me de todas as faltas.

Criai em mim, ó Deus, um coração puro
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Não queirais repelir-me da vossa presença
e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.

Dai-me de novo a alegria da vossa salvação
e sustentai-me com espírito generoso.
Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos
e os transviados hão-de voltar para Vós.


Leitura da Epístola aos Hebreus Hebr 5, 7-9
Nos dias da sua vida mortal, Cristo dirigiu preces e súplicas, com grandes clamores e lágrimas, Àquele que O podia livrar da morte e foi atendido por causa da sua piedade. Apesar de ser Filho, aprendeu a obediência no sofrimento e, tendo atingido a sua plenitude, tornou - Se para todos os que Lhe obedecem causa de salvação eterna.
Palavra do Senhor


Louvor a Vós, Jesus Cristo, Rei da eterna glória.
Se alguém Me quiser servir, que Me siga, diz o Senhor e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. Louvor a Vós, Jesus Cristo, Rei da eterna glória. (Ver leccionário pág.429)


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Jo 12, 20-33
Naquele tempo, alguns gregos que tinham vindo a Jerusalém para adorar nos dias da festa, foram ter com Filipe, de Betsaida da Galileia, e fizeram-lhe este pedido: «Senhor nós queríamos ver Jesus». Filipe foi dizê-lo a André; e então André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de dizer? Pai, salva - Me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora. Pai, glorifica o teu nome». Veio então do Céu uma voz que dizia: «Já O glorifiquei e tomarei a glorificá-l’O». A multidão que estava presente e ouvira dizia ter sido um trovão. Outros afirmavam: «Foi um Anjo que Lhe falou». Disse Jesus: «Não foi por minha causa que esta voz se fez ouvir; foi por vossa causa. Chegou a hora em que este mundo vai ser julgado. Chegou a hora em que vai ser expulso o príncipe deste mundo. E quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim». Falava deste modo, para indicar de que morte ia morrer.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Folha Dominical, 2009.03.22

Passos para a Luz

Não há outro caminho para Deus senão o desejo sincero de O encontrar; desejo que se traduz numa atitude de abertura serena para a verdade

e numa vida pautada sempre pelo sentido da honestidade e da coerência. Foi este o caminho que levou Nicodemos a encontrar-se com JESUS e a segui-l`O:

- Ele foi capaz de ir contra a corrente que dominava no seu grupo social e religioso, o grupo dos Fariseus, e recusou-se a rejeitar e a condenar Jesus sem, primeiro, ter com Ele um encontro sério

e um diálogo franco.

- Nicodemos não está encerrado nas suas “certezas imutáveis”… Tem a humildade e coragem de se interrogar, de se pôr em questão e de procurar sempre a Verdade. Por isso sai ao encontro de Jesus…

- Nicodemos tem a sensatez de admitir que Deus não actua ao nosso mando nem segundo os nossos critérios ou preconceitos e que sempre nos pode surpreender…

Por isso, de espírito livre, abre-se ao Deus de Jesus Cristo e à sua Palavra. E tem a coragem de mudar de ideias, de dar novo conteúdo à sua Fé e novo rumo à sua vida. A coragem de nascer de novo… Nesta caminhada para a Páscoa sigamos os passos e as atitudes de Nicodemos: Procuremos um encontro pessoal e profundo com Jesus, com vontade sincera de que Ele nos ilumine e renove. A Luz é daqueles que a Ela se abrem…

A história “exemplar” do desterro e da libertação do Povo de DEUS, narrada no Livro das Crónicas, põe em evidências duas constantes na História da Aliança de DEUS com os Homens:

Podemos nós ser infiéis a essa Aliança, fechar os ouvidos aos seus apelos, desprezar os seus mensageiros trocá-lO por outros “deuses”…

DEUS, porém, apesar de todas as nossas infidelidades, continua fiel ao seu Amor e aos seus desígnios de Vida e de Salvação para com todos.

É esta Verdade luminosa e libertadora que S. Paulo e S. João hoje nos proclamam: “De tal modo DEUS amou o Mundo que entregou seu Filho para que todo o Homem que acredita n`Ele não se perca mas tenha a Vida Eterna”.

Uma boa semana nos dê Deus.

 

 

Segunda-feira, 23

08.00h………………Missa

Terça-feira, 24

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Quarta-feira, 25 – Anunciação do Senhor

19.00h………………Missa

Quinta-feira, 26

14.30-15.30h……Adoração ao SS Sacramento

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Sexta-feira, 27

08.00h………………Missa

Sábado, 28

15.00-16.00h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Catecismo

15.00h………………Reunião de Pais do 6º Catecismo

16.30-17.15h……Catequese do 1º e 2º Catecismo

17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Catecismo

17.30h………………Grupo de Jovens

18.20h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa vespertina

21.30h………………Conselho de Agrupamento

Domingo, 29 – V DOMINGO QUARESMA

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa



AVISOS

Não esqueçamos a Renúncia Quaresmal que, por indicação do Senhor D. Manuel Clemente, reverterá para o Fundo Diocesano de Socorro Social. No próximo fim-de-semana serão distribuídos os envelopes para se fazer a entrega da Renúncia nos dias 04 e 05 de Abril. 


Ano Paulino

Para Ler e Conhecer São Paulo

I. CONHECES SÃO PAULO?

O MAIOR MISSIONÁRIO DE SEMPRE


2ª Viagem (Act.15,36-18,22) e a entrada na Europa

E aqui novamente teve lugar um acontecimento importante: viu em sonhos um macedónio da outra parte do mar, ou seja, na Europa, que dizia: "Vem e ajuda-me!". Era a Europa futura que pedia a ajuda e a luz do Evangelho. Impelido por esta visão, entrou na Europa. Daqui, zarpou para a Macedónia, entrando assim na Europa. Tendo desembarcado em Nápoles, chegou a Filipos, onde fundou uma bonita comunidade, depois passou por Tessalónica e, partindo daí devido às dificuldades que lhe causaram os judeus, passou por Bereia e chegou a Atenas. Nesta capital da antiga cultura grega pregou, primeiro no Ágora e depois no Areópago, aos pagãos e aos gregos. E o discurso do Areópago, mencionado nos Actos dos Apóstolos, é modelo do modo como traduzir o Evangelho em cultura grega, de como fazer com que os gregos compreendam que este Deus dos cristãos, dos judeus, não é um Deus alheio à sua cultura, mas o Deus desconhecido por eles esperado, a verdadeira resposta às mais profundas interrogações da sua cultura.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Leitura da Palavra - Domingo, 2009.03.22

IV Domingo Quaresma


Leitura do Segundo Livro das Crónicas 2 Cr 36, 14-16.19-23 
Naqueles dias, todos os príncipes dos sacerdotes e o povo multiplicaram as suas infidelidades, imitando os costumes abomináveis das nações pagãs, e profanaram o templo que o Senhor tinha consagrado para Si em Jerusalém. O Senhor, Deus de seus pais, desde o princípio e sem cessar, enviou-lhes mensageiros, pois queria poupar o povo e a sua própria morada. Mas eles escarneciam dos mensageiros de Deus, desprezavam as suas palavras e riam-se dos profetas, a tal ponto que deixou de haver remédio, perante a indignação do Senhor contra o seu povo. Os caldeus incendiaram o templo de Deus, demoliram as muralhas de Jerusalém, lançaram fogo aos seus palácios e destruíram todos os objectos preciosos. O rei dos caldeus deportou para Babilónia todos os que tinham escapado ao fio da espada; e foram escravos deles e de seus filhos, até que se estabeleceu o reino dos persas. Assim se cumpriu o que o Senhor anunciara pela boca de Jeremias: «Enquanto o país não descontou os seus sábados, esteve num sábado contínuo, durante todo o tempo da sua desolação, até que se completaram setenta anos». No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para se cumprir a palavra do Senhor, pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor inspirou Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar, em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação: «Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, deu-me todos os reinos da terra e Ele próprio me confiou o encargo de Lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. Quem de entre vós fizer parte do seu povo ponha-se a caminho e que Deus esteja com ele».
 


Salmo Responsorial Salmo 136 (137)

Se eu me não lembrar de ti, Jerusalém, fique presa a minha língua. 

Sobre os rios de Babilónia
 
nos sentámos a chorar, com saudades de Sião.
 
Nos salgueiros das suas margens,
 
dependurámos nossas harpas.
 

Aqueles que nos levaram cativos
 
queriam ouvir os nossos cânticos
 
e os nossos opressores uma canção de alegria:
 
«Cantai-nos um cântico de Sião».
 

Como poderíamos nós cantar
 
um cântico do Senhor em terra estrangeira?
 
Se eu me esquecer de ti, Jerusalém,
 
esquecida fique a minha mão direita.
 

Apegue-se-me a língua ao paladar,
 
se não me lembrar de ti,
 
se não fizer de Jerusalém
 
a maior das minhas alegrias.
 


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios Ef 2, 4-10 
Irmãos: Deus, que é rico em misericórdia, pela grande caridade com que nos amou, a nós, que estávamos mortos por causa dos nossos pecados, restituiu-nos à vida com Cristo - é pela graça que fostes salvos - e com Ele nos ressuscitou e nos fez sentar nos Céus com Cristo Jesus, para mostrar aos séculos futuros a abundante riqueza da sua graça e da sua bondade para connosco, em Cristo Jesus. De facto, é pela graça que fostes salvos, por meio da fé. A salvação não vem de vós: é dom de Deus. Não se deve às obras: ninguém se pode gloriar. Na verdade, nós somos obra sua, criados em Cristo Jesus, em vista das boas obras que Deus de antemão preparou, como caminho que devemos seguir.
 


Glória a Vós, Jesus Cristo, Senhor.
Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho Unigénito: quem acredita n’Ele tem a vida eterna.
Glória a Vós, Jesus Cristo, Senhor. (Cf. Lec. p. 429)


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Jo 3, 14-21 
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna. Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus. E a causa da condenação é esta: a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras. Todo aquele que pratica más acções odeia a luz e não se aproxima dela, para que as suas obras não sejam denunciadas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois são feitas em Deus.
 
Palavra da salvação.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Folha Dominical, 2009.03.15

O Templo

Em todas as religiões, o Templo – chama-se Templo ou Igreja, Mesquita ou Sinagoga, Capela ou Santuário, tem sido valorizado como um lugar de encontro com DEUS. Para os Judeus também o era e de uma forma muito especial: O Templo de Jerusalém era a expressão mais clara da presença de DEUS no meio do Povo. Era o centro da vida religiosa de Israel, lugar de encontro e lugar de culto. Por isso falar contra o Templo era falar contra DEUS.

Como explicar, então, a atitude tão crítica e tão dura de JESUS em relação a esse Templo e ao que nele se passava? É que ele se tinha convertido, a pretexto do culto num centro comercial, num espaço de negócios, de intercâmbios monetários e de tráfego de influências sociais e políticas. A indignação de JESUS tem a ver com a “imagem” de DEUS que um tal ambiente e um tal culto iam criando e manifestando. O gesto simbólico e profético de JESUS é uma chamada à autenticidade e à seriedade na relação com DEUS de modo a não O converter num ídolo à volta do qual se montam negócios, uma chamada à passagem de umas práticas externas, supersticiosas e interesseiras a um culto em espírito e verdade, um culto vivo nascido da Fé e do coração.

Uma chamada que também é para nós pois nem sempre honramos o nome de DEUS com as expressões da nossa Fé e do nosso culto.

Aquela atitude tão surpreendente de JESUS, no Templo de Jerusalém, e que o Evangelho nos recorda hoje põe-nos de sobreaviso quanto aos desvios e ambiguidades que podem envolver todo o culto, inclusive o nosso…

Por isso temos também de estar atentos àquilo em que podemos converter a “Casa do Pai” e à “Imagem” que d`ELE podemos dar com a nossa presença, as nossas celebrações e o modo de nelas participarmos…

Por exemplo: O que é a nossa Missa Dominical? Procuramos que seja um verdadeiro encontro com DEUS em Jesus CRISTO – seu Templo vivo – numa comunhão de Fé que nos compromete a viver como irmãos? Ou é, simplesmente, um piedoso acto em que participamos, por costume ou descargo de consciência, mas sem consequências no nosso modo de viver? Uma boa semana nos dê Deus.


Segunda-feira, 16

08.00h………………Missa

Terça-feira, 17

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Quarta-feira, 18

16.00h………………Confissões

19.00h………………Missa

21.30h………………Confissões

Quinta-feira, 19 – S. José, Esposo da Virgem Maria

08.00h………………Missa

14.30h………………Terço na Igreja

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Sexta-feira, 20

08.00h………………Missa

21.30h………………6ª Conferência (Leça da Palmeira)

Sábado, 21

15.00-16.00h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Catecismo

16.30-17.15h……Catequese do 1º e 2º Catecismo

17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Catecismo

17.30h………………Grupo de Jovens

18.20h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa vespertina

21.30h………………Via-Sacra

Domingo, 22 – IV DOMINGO QUARESMA

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa

14.00-15.00h……Cadeia de Oração Diocesana

AVISOS

1.    Esta quarta-feira, às 16.00 e 21.30 horas, celebramos o Sacramento da Reconciliação.

2.    Sexta-feira, às 21.30 horas, em Leça da Palmeira, tem lugar a 6ª Conferência do Ano Paulino.

3.    Sábado, à noite, fazemos a Oração da Via-Sacra

4.    Domingo, ao início da tarde, temos mais um Momento da Cadeia Diocesana de Oração pelas Vocações Sacerdotais.



Ano Paulino

Para Ler e Conhecer São Paulo

I. CONHECES SÃO PAULO?

O MAIOR MISSIONÁRIO DE SEMPRE


2ª Viagem (Act.15,36-18,22) e a entrada na Europa

Depois deste acontecimento decisivo, Paulo separou-se de Barnabé, escolheu Silas e começou a segunda viagem missionária (cf. Act 15, 36-18, 22). Tendo ultrapassado a Síria e a Cilícia, reviu a cidade de Listra, onde tomou consigo Timóteo (figura muito importante da Igreja nascente, filho de uma judia e de um pagão) e fê-lo circuncidar, atravessou a Anatólia central e chegou à cidade de Tróade, na costa setentrional do Mar Egeu.