CREDIBILIDADE
Ouvimos hoje, com frequência, acusar pessoas e instituições de falta de credibilidade…, querendo dizer com isso que não são dignas de crédito nem de confiança. E porquê?
Porque o seu “discurso” nada tem a ver com a sua prática ou conduta; porque as ideias e valores que defendem não correspondem àquilo que fazem nem às opções que vão tomando. “Olha para o que eu digo e não para o que eu faço”….
Não era isso que acontecia com Jesus: Diz-nos o Evangelho de hoje que o Povo reconhecia n`Ele uma autoridade especial… E porquê?
Porque n`Ele, as obras antecediam e acompanhavam sempre as suas palavras. A sua mensagem era a sua própria Vida. Ele ensinava, sobretudo, com o seu testemunho.
Eis pois, o que Jesus espera de nós, seus discípulos e testemunhas: - que escutemos e entendamos bem a sua Mensagem; - que saibamos transmitir fielmente, sem a reduzir, ampliar ou deturpar; - que saibamos pô-la em prática, inspirando nela o nosso pensar e agir, pois arrasta e converte mais uma verdade realizada que cem proclamadas.
É o que dizia Ghandi: “Melhor do que recorrer a palavras, deixemos que a nossa vida fale por nós”.
O ponto culminante e decisivo da nossa Fé não é, propriamente, a existência de Deus, mas a sua Palavra, a comunicação a que, de muitos modos, nos chama e nos propõe.
É desta PALAVRA que nos fala hoje a Liturgia: Da Palavra que DEUS é e não cessa de nos dirigir. Palavra que deve ser transmitida com fidelidade e coerência pelos seus Profetas. Palavra que deve ser acolhida no silêncio do nosso coração, calando nele as vozes dos “ espíritos” que se lhe opõem e a querem rejeitar.
PALAVRA que irrompe nova, cheia de Luz e de Vida, e com Autoridade surpreendente na Pessoa de JESUS de Nazaré.
Por isso canta o Salmista: “Quem dera ouvísseis hoje a sua Voz”
Hoje e sempre… Uma boa semana nos dê Deus.
Segunda-feira, 02 – Festa da Apresentação do Senhor
19.00h………………Missa
Terça-feira, 03
17.00-19.30h……Cartório Paroquial
Quarta-feira, 04 – S. João de Brito, presbítero e mártir
19.00h………………Missa
21.30h………………Reunião de Baptismos (em Perafita)
Quinta-feira, 05
14.30h………..……Terço na Igreja
17.00-19.30h……Cartório Paroquial
21.30h………………Na Escola de Paulo
Sexta-feira, 06 – S. Paulo Miki e companheiros, mártires
08.00h………………Missa
Sábado, 07 – Cinco chagas do Senhor
15.00-16.00h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano
16.00h………………Missa com as Crianças
16.30-17.15h……Catequese do 1º e 2º Ano
17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano
18.20h………………Terço na Igreja
19.00h………………Missa vespertina
Domingo, 08 – V DOMINGO COMUM
09.00h………………Terço na Igreja
09.30h………………Missa
11.00h………………Missa
12.00h………………Baptismos
AVISOS
1. Quinta-feira, às 21.30 horas, temos mais um encontro da Escola de Paulo. Não esquecer de ler a Carta aos Filipenses.
2. No próximo domingo, na Eucaristia das 09.30, assinalaremos o 25º Aniversário do Núcleo Litoral dos Escuteiros.
Ano Paulino
Para Ler e Conhecer São Paulo
I. CONHECES SÃO PAULO?
UMA LUZ NO CAMINHO DE DAMASCO
Lendo o que os Actos dizem de Paulo e o que Paulo diz de si mesmo, a respeito do acontecimento no caminho de Damasco, fica claro que o Ressuscitado falou a Paulo, chamou-o ao apostolado, fez dele um verdadeiro apóstolo, testemunha da ressurreição, com o encargo específico de anunciar o Evangelho aos pagãos, ao mundo greco-romano. E ao mesmo tempo Paulo aprendeu que, apesar da sua relação imediata com o Ressuscitado, deve entrar na comunhão da Igreja, deve fazer-se baptizar, deve viver em sintonia com os outros apóstolos. Só nesta comunhão com todos ele poderá ser um verdadeiro apóstolo. É certo que, daquele momento em diante, a sua vida mudou e ele tornou-se um incansável apóstolo do Evangelho. Com efeito, Paulo passou para a história mais por aquilo que fez como cristão, aliás como apóstolo, do que como fariseu.
Sem comentários:
Enviar um comentário