A Sabedoria fonte de Vida
A liturgia da Palavra deste Domingo, na 1ª leitura, apresenta o rei Salomão em oração. Este rei jovem e inexperiente não pede a Deus para ter uma vida longa, nem riquezas, nem vitórias sobre os inimigos, mas pede discernimento e prudência para governar o seu Povo. Salomão pede «um coração inteligente para governar o seu povo, para saber distinguir o bem do mal.» É importante viver, mas é muito mais importante saber viver! O sentido e o modo como se fazem as coisas são muito importantes. E é aqui que se faz toda a diferença. Claro que a vida de hoje está moldada e preenchida por muitos valores, numa confusão visível, e não facilita a escolha que é preciso fazer. Somos cada vez mais (in)dependentes.
Há que saber, pois, o que é principal e o que é secundário. Há que saber o que é valor e o que é contra-valor. Há que saber… Para mim, que sou cristão, que lugar ocupa Deus na minha vida? Para o cristão, o que diz respeito a Deus ocupa – ou deveria ocupar – o primeiro lugar, e muitas coisas, que são também importantes, passam para segundo lugar. No nosso mundo, cada vez mais materialista, há muitas pessoas que põem o seu interesse em valores e bens superficiais e caducos. Ao contrário, a Fé propõe valores mais profundos, mais espirituais, que, à primeira vista, não são apelativos. Para os conseguir é fundamental discernir, como fez Salomão, e transformá-los em tesouro precioso. Há que saber escolher e priorizar, como aqueles homens da parábola que vendem tudo o que têm para comprar aquilo que descobriram e vale mais do que tudo.
Em “tempo de descanso” cada um invoque o Dom da Sabedoria para encontrar o verdadeiro Tesouro. Optemos por Jesus Cristo e comprometamo-nos cada vez mais na Comunidade Cristã.
Uma boa semana nos dê Deus.
Segunda-feira, 28
19.00h………………Missa
Terça-feira, 29 – S. Marta
08.00h………………Missa
17.00-19.30h………Cartório
Quarta-feira, 30
08.00h………………Missa
Quinta-feira, 31 – S. Inácio de Loiola, presbítero
08.00h………………Missa
14.30h……………...Terço na Igreja
Não há Cartório
Sexta-feira, 01 de Agosto – S. Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor
08.00h………………Missa
Sábado, 02
18.30h………………Terço na Igreja
19.00h………………Missa vespertina
Domingo, 03 – XVIII DOMINGO COMUM
08.30h………………Terço na Igreja
09.00h………………Missa
11.00h………………Missa
4. Paulo e a nova fronteira da evangelização
Paulo protagonizou, na sua experiência de Apóstolo, o alargamento do horizonte dos destinatários do Evangelho, problema actual na relação da Igreja com a sociedade. A Igreja primitiva viveu dramaticamente este problema: o Evangelho era destinado aos judeus e os novos discípulos de Jesus deviam sujeitar-se à circuncisão e obedecer às normas legais do povo judaico, ou era também para os pagãos que, uma vez convertidos a Cristo, ficavam a pertencer ao Povo de Deus, obedecendo apenas às exigências do Espírito e não a leis especificamente judaicas? Paulo, nascido judeu, formado na escola do Mestre Gamaliel, que nunca renegou o seu amor e a sua pertença ao Povo de Israel, ao verdadeiro Israel de Deus (cf. Rom 9,1ss), é o grande protagonista deste alargamento do horizonte da evangelização.
Sem comentários:
Enviar um comentário