sábado, 19 de julho de 2008

Folha Dominical, 2008.07.20

As várias sementes coexistem

As leituras deste domingo, e sobretudo o Evangelho, apresentam-nos uma evidência palpável: o bem nunca se encontra em estado puro, nem em nós, nem à nossa volta; por sua vez o mal está presente na vida de todas as pessoas, das instituições e da própria Igreja. As duas realidades misturam-se e coexistem quotidianamente. Enganam-se os iludidos que pretendem ignorar o mal, e os derrotistas e pessimistas que não percebem o bem.

A grande lição da parábola do trigo e do joio é que, perante as impaciências de querer arrancar o mal o quanto antes, existe a serenidade de saber esperar e de saber respeitar os tempos e os ritmos das pessoas; frente à arrogância da intolerância está a atitude de saber compreender; e frente ao caminho fácil de recorrer à violência física ou moral, está a força do diálogo e a razoabilidade. E assim tem de ser o estilo dos filhos e filhas de Deus.

Nós sabemos que tem de ser assim. Mas, pensamos muitas vezes que, com o “deixar passar o tempo” e com o diálogo não se consegue quase nada, não se chega a lado nenhum, porque a força do mal é tão grande e obstinada, que a boa vontade ou as boas acções de alguns não podem contrariá-la.

Pois bem, as duas breves parábolas que escutamos, também no Evangelho de hoje, procuram dar-nos a entender que as realidades que nos fazem continuar a lutar e sonhar, são sempre realidades muito simples e pequenas. Por exemplo: uma palavra de ânimo, um sorriso, um carinho, um trabalho bem acabado… Estas pequenas coisas, mantidas em constância, conseguem grandes resultados. Um grão e mostarda é uma semente pequena e humilde, mas muito fecunda.

Não podemos esquecer a urgência da construção do Reino de Deus e o modelo a imitar é a paciência de Deus. Ele sempre dá tempo.

Uma boa semana nos dê Deus.



Segunda-feira, 21
Não há Missa

Terça-feira, 22 – S. Maria Madalena, discípula
Não há Missa

Quarta-feira, 23 – S. Brígida, religiosa
19.00h………………Missa

Quinta-feira, 24
14.30-15.30h…….Adoração ao SS Sacramento
17.00-19.00h……Cartório
19.00h………………Missa

Sexta-feira, 25 – S. Tiago, apóstolo
08.00h………………Missa

Sábado, 26 – S. Joaquim e S. Ana, pais de Nossa Senhora
18.30h………………Terço na Igreja
19.00h………………Missa vespertina

Domingo, 27 – XVII DOMINGO COMUM
08.30h………………Terço na Igreja
09.00h………………Missa
11.00h………………Missa


AVISO

Na quinta-feira, às 14.30 horas, faz-se a Adoração ao Santíssimo Sacramento.




Ano Paulino

S. Paulo foi o Apóstolo que mais influenciou a Igreja nascente e é, realmente, um modelo de várias dimensões constitutivas da Igreja de todos os tempos:

3. Modelo evangelizador.

É essa relação forte com Cristo vivo que o leva a evangelizar com paixão, com ousadia, com método, com dedicação total da vida.

Sem comentários: