domingo, 13 de julho de 2008

Folha Dominical, 2008.07.13

Deus continua a lançar sementes

Este domingo, e nos dois próximos, escutamos no Evangelho o capítulo 13 de São Mateus, que nos apresenta as chamadas Parábolas do Reino.

Um olhar atento às leituras deste Domingo, nas palavras do Profeta Isaías “assim como a chuva e a neve que descem do céu, não voltam para lá sem terem regado a terra, sem a terem fecundado e feito produzir”, leva-nos a reflectir sobre a necessidade de não nos limitarmos a escutar e receber a Palavra, mas traduzi-la em obras na vida.

Olhemos um pouco mais de perto para a Parábola do Semeador. À primeira vista, aparece a constatação de um grande fracasso, tanto por parte da recepção e disponibilidades do terreno, como por parte do trabalho dos semeadores, já que é muito pouca a semente que dá fruto. Mas a Parábola é, também, um grande canto de esperança, porque nos diz que continuam a existir terrenos onde a semente enraíza e dá frutos.

Quais são os elementos destrutores que anulam e impedem hoje a fecundidade da Palavra de Deus nas pessoas? Os interesses pessoais, a vida atarefada, as cobardias, os medos, os desânimos… No que diz respeito aos semeadores: o desconhecimento dos terrenos, as impaciências, as imposições…

Cuidado, contudo, com essa necessidade de dar fruto, porque esta expressão bíblica não é necessariamente, nem unicamente, sinónimo de eficácia, mas significa responder de maneira positiva ao projecto de Deus. Não nos são pedidos triunfos, mas sim seguir lutando e trabalhando para ser fiéis a este projecto.

Uma comunhão oferecida é como uma semente espalhada: leva em si mesma a vida que nascerá. Que grande Dom de Deus aos homens! Tenhamos o nosso terreno preparado e pronto para acolher.

Uma boa semana nos dê Deus.



Segunda-feira, 14
08.00h………………Missa

Terça-feira, 15 – S. Boaventura, bispo e doutor da Igreja
19.00h………………Missa

Quarta-feira, 16 – Nossa Senhora do Carmo
19.00h………………Missa

Quinta-feira, 17 – S. Inácio Azevedo, presbítero
e Companheiros, mártires
14.30h………………Terço na Igreja
19.00h………………Missa

Sexta-feira, 18 – S. Bartolomeu dos Mártires, bispo
19.00h………………Missa

Sábado, 19
18.30h………………Terço na Igreja
19.00h………………Missa vespertina

Domingo, 20 – XVI DOMINGO COMUM
08.30h………………Terço na Igreja
09.00h………………Missa
11.00h………………Missa



AVISO
Nas três primeiras semanas de Julho não haverá serviço de Cartório Paroquial. Quaisquer assuntos devem ser tratados a partir do dia 24 de Julho.



Ano Paulino

S. Paulo foi o Apóstolo que mais influenciou a Igreja nascente e é, realmente, um modelo de várias dimensões constitutivas da Igreja de todos os tempos:

2. Modelo de aprofundamento da Fé.

Judeu culto, formado nas escolas rabínicas, Jesus Cristo abre-lhe um novo horizonte de compreensão da Fé. A Fé cristã gera uma nova sabedoria, onde enraízam todas as expressões: a participação na missão, a moral cristã, o sentido da Igreja, a escatologia.
Diz claramente que foi de Jesus Cristo que aprendeu o Evangelho que prega.

Sem comentários: