quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Folha Dominical, 2007.12.30

Família, sempre em construção

A Festa que hoje celebramos convida-nos a uma oportuna reflexão sobre a importância fundamental da Família: uma instituição sempre em crise mas, realmente, insubstituível. Ela constrói-se como comunidade de respeito e de serviços a partir de um amor mútuo; como espaço primeiro e essencial onde adquirimos a consciência de que não estamos sós, de que dependemos uns dos outros e de que os nossos actos e omissões, as nossas palavras e atitudes têm importância e ressonância na vida dos outros.

A Família é, por isso, a 1ª e insubstituível Escola de relações humanas, a 1ª e insubstituível Escola da Vida e para a Vida. Do bom desempenho da sua missão depende e muito o bom estado de uma Sociedade.

Uma verdadeira Família é aquela onde se pressentem os sentimentos e as atitudes que a Palavra de DEUS põe, hoje, em destaque:

* aquela onde se cultiva e se vive a compreensão, a ternura, a bondade, a humildade, a paciência, o perdão, a gratuidade…

* aquela onde os mais idosos e debilitados merecem um especial respeito, atenção, amor e serviço…

* aquela onde Deus é escutado e louvado e onde Jesus Cristo é o inspirador dos sentimentos, das atitudes e das palavras com que nos exortamos, corrigimos e animamos mutuamente…

* aquela onde nos sentimos membros de um mesmo corpo, chamados a colaborar no bem de todos, partilhando alegrias e penas, sonhos e projectos…

* aquela que, sendo assim, se torna escola de abertura e diálogo, de acolhimento e de solidariedade, de corresponsabilidade e de participação, constituindo, por isso, “o lugar e o instrumento mais eficaz de humanização e de personalização da sociedade”

É evidente que uma FAMÍLIA assim não existe nem nunca existiu: é ideal! e o Ideal, como o Horizonte, nunca se alcança, mas faz-nos caminhar… Por isso BOA FAMILIA é aquela que o deseja ser e não desiste nunca de procurar ser…

Um Feliz Ano de 2008 na certeza de que ELE está sempre connosco!

Uma boa semana nos dê Deus!

Segunda-feira, 31

19.00h……………………Missa Vespertina

Terça-feira, 01 de Janeiro de 2008 – SANTA MARIA, MÃE DE DEUS

09.00h……………………Terço na Igreja

09.30h……………………Missa

11.00h……………………Missa

Quarta-feira, 02 – S. Basílio Magno e S. Gregório, bispos e doutores da Igreja

08.00h……………………Missa

17.00h……………………Terço na Igreja

Quinta-feira, 03

14.30-15.30h…………….Adoração ao SS. Sacramento

17.00-19.00h…………….Cartório

19.00h……………………Missa

Sexta-feira, 04

19.00h……………………Missa

Sábado, 05

15.00-15.45h……………Catequese do 1º e 2º Ano

16.15-17.10h……………Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

17.30h……………………Missa com as Crianças

17.30-18.45h……………Catequese dos 7º, 8º, 9º, 10º e 11º Ano

18.30h……………………Terço na Igreja

19.00h……………………Missa Vespertina

Domingo, 06 – SOLENIDADE DA EPIFANIA

08.00h……………………Missa

09.00h……………………Terço na Igreja

09.30h……………………Missa

11.00h.............................Missa

AVISOS

1. Terça-feira, a Igreja celebra a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. É Dia Mundial da Paz e a mensagem de Bento XVI para este dia intitula-se:

FAMÍLIA HUMANA, COMUNIDADE DE PAZ

2. No sábado há Catequese para todos os Anos.

3. Também no sábado, à noite no Salão Paroquial, há um espectáculo, com o Orfeão de Matosinhos.

4. Domingo, de tarde no Salão, há Cantares das Janeiras.

Leitura da Palavra - Domingo, 2007.12.30

Festa da Sagrada Família

Leitura do Livro de Ben-Sirá Sir 3, 3-7.14-17a (gr. 2-6.12-14)
Deus quis honrar os pais nos filhos e firmou sobre eles a autoridade da mãe. Quem honra seu pai obtém o perdão dos pecadose acumula um tesouro quem honra sua mãe. Quem honra o pai encontrará alegria nos seus filhos e será atendido na sua oração. Quem honra seu pai terá longa vida, e quem lhe obedece será o conforto de sua mãe. Filho, ampara a velhice do teu pai e não o desgostes durante a sua vida. Se a sua mente enfraquece, sê indulgente para com ele e não o desprezes, tu que estás no vigor da vida, porque a tua caridade para com teu pai nunca será esquecida e converter-se-á em desconto dos teus pecados.


Salmo Responsorial Salmo 127 (128)

Felizes os que esperam no Senhor e seguem os seus caminhos.

Feliz de ti, que temes o Senhor
e andas nos seus caminhos.
Comerás do trabalho das tuas mãos,
serás feliz e tudo te correrá bem.

Tua esposa será como videira fecunda
no íntimo do teu lar;
teus filhos serão como ramos de oliveira
ao redor da tua mesa.

Assim será abençoado o homem que teme o Senhor.
De Sião te abençoe o Senhor:
vejas a prosperidade de Jerusalém
todos os dias da tua vida.


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Colossenses Col 3, 12-21
Irmãos: Como eleitos de Deus, santos e predilectos, revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, se algum tiver razão de queixa contra outro. Tal como o Senhor vos perdoou, assim deveis fazer vós também. Acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados para formar um só corpo. E vivei em acção de graças. Habite em vós com abundância a palavra de Cristo, para vos instruirdes e aconselhardes uns aos outros com toda a sabedoria; e com salmos, hinos e cânticos inspirados, cantai de todo o coração a Deus a vossa gratidão. E tudo o que fizerdes, por palavras ou por obras, seja tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças, por Ele, a Deus Pai. Esposas, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor. Maridos, amai as vossas esposas e não as trateis com aspereza. Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto agrada ao Senhor. Pais, não exaspereis os vossos filhos, para que não caiam em desânimo.


Aleluia. Reine em vossos corações a paz de Cristo, habite em vós a sua palavra. Aleluia.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus Mt 2, 13-15.19-23
Depois de os Magos partirem, o Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe:
«Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe e foge para o Egipto e fica lá até que eu te diga,
pois Herodes vai procurar o Menino para 0 matar». José levantou-se de noite, tomou o Menino e sua Mãe e partiu para o Egipto e ficou lá até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor anunciara pelo profeta: «Do Egipto chamei o meu filho». Quando Herodes morreu, o Anjo apareceu em sonhos a José no Egipto e disse-lhe: «Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe
e vai para a terra de Israel, pois aqueles que atentavam contra a vida do Menino já morreram».
José levantou-se, tomou o Menino e sua Mãe, e voltou para a terra de Israel. Mas, quando ouviu dizer que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de seu pai, Herodes, teve receio de ir para lá.
E, avisado em sonhos, retirou-se para a região da Galileia e foi morar numa cidade chamada Nazaré, para se cumprir o que fora anunciado pelos Profetas: «Há-de chamar-Se Nazareno».
Palavra da salvação.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Leitura da Palavra - Natal do Senhor - 2007.12.25

LEITURA I – Is 52,7-10

Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que proclama a salvação e diz a Sião: «O teu Deus é Rei». Eis o grito das tuas sentinelas que levantam a voz. Todas juntas soltam brados de alegria, porque vêem com os próprios olhos o Senhor que volta para Sião. Rompei todas em brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor consola o seu povo, resgata Jerusalém. O Senhor descobre o seu santo braço à vista de todas as nações e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.


SALMO RESPONSORIAL – Salmo 97 (98)

Refrão: Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus.

Cantai ao Senhor um cântico novo
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória.

O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel.

Os confins da terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai.

Cantai ao Senhor ao som da cítara,
ao som da cítara e da lira;
ao som da tuba e da trombeta,
aclamai o Senhor, nosso Rei.


LEITURA II – Hebr 1,1-6

Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais, pelos Profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho, a quem fez herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo. Sendo o Filho esplendor da sua glória e imagem da sua substância, tudo sustenta com a sua palavra poderosa. Depois de Ter realizado a purificação dos pecados, sentou-Se à direita da Majestade no alto dos Céus e ficou tanto acima dos Anjos

quanto mais sublime que o deles é o nome que recebeu em herança. A qual dos Anjos, com efeito, disse Deus alguma vez: «Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei?» E ainda: «Eu serei para Ele um Pai e Ele será para Mim um Filho?» E de novo, quando introduziu no mundo o seu Primogénito, disse: «Adorem-n’O todos os Anjos de Deus».


ALELUIA

Aleluia. Aleluia.
Santo é o dia que nos trouxe a luz.
Vinde adorar o Senhor.
Hoje, uma grande luz desceu sobre a terra.


EVANGELHO – Jo 1,1-18

No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princípio, Ele estava com Deus. Tudo se fez por meio d’Ele e sem Ele nada foi feito. N’Ele estava a vida e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas e as trevas não a receberam. Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz. O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem. Estava no mundo e o mundo, que foi feito por Ele, não O conheceu. Veio para o que era seu e os seus não O receberam. Mas, àqueles que O receberam e acreditaram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho d’Ele, exclamando: «Era deste que eu dizia: ‘O que vem depois de mim passou à minha frente, porque existia antes de mim’». Na verdade, foi da sua plenitude que todos nós recebemos graça sobre graça. Porque, se a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. A Deus, nunca ninguém O viu. O Filho Unigénito, que está no seio do Pai, é que O deu a conhecer.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Folha Dominical, 2007.12.23

Ele está no meio de nós

A seu modo, silencioso e discreto, S. José é também uma figura importante do Advento e um modelo para a sua vivência. Homem justo, homem de fé – como salienta o Evangelho – também ele esperava a realização do Projecto salvador de DEUS, anunciado pelos Profetas. O que não teria imaginado, certamente, é que DEUS contasse com a sua colaboração, como de facto contava… E ele deu-a sem reservas nem condições, com toda a dedicação, perseverança e valentia.

Como não ver e louvar nele todas aquelas pessoas que, nas nossas Família ou nos diversos grupos da nossa Sociedade, são presenças discretas, humildes, quase despercebidas, mas sempre tão disponíveis, tão generosas, tão úteis, tão indispensáveis, e através das quais a Vontade de DEUS e a construção do seu Reino se vão realizando?

A Fé cristã enraíza-se e fundamenta-se numa afirmação simples e surpreendente: “O Verbo de Deus encarnou e habita no meio de nós”. Isto é: Deus quis ser um de nós, quis partilhar connosco a aventura da vida e caminhar connosco para a Salvação.

Por isso, ser cristão não é, simplesmente, crer que Deus existe ou que há “Algo” que nos transcende e que, de um lugar remoto e misterioso, dá origem e sustém a criação inteira… Ser cristão é descobrir, com júbilo, que Deus está connosco; que está no coração da nossa existência e no fundo da nossa História humana, compartilhando os nossos problemas e aspirações, convivendo a vida de cada homem…

Deus quis ser um de nós … Por isso não pode ser indiferente a esta nossa história na qual encarnou e á qual Ele mesmo pertence. É este Mistério, é esta Fé e é esta Esperança que o Natal, mais uma vez, nos convida a celebrar. Celebrar o Natal, a partir da Fé, é celebrar que Deus é “Deus connosco” e que é um Deus Salvador; que se solidariza com toda a Humanidade e se identifica com cada ser humano, e que é em cada ser humano que Ele quer ser reconhecido, respeitado e amado.

· Não deixemos, pois, esvaziar o Natal do seu Sentido e do seu Espírito. Abramo-nos à sua Luz e aos seus apelos para que não passe em vão, à nossa porta.

Uma boa semana nos dê Deus. Um Santo e Feliz Natal!


Segunda-feira, 24

Não há Missa

Terça-feira, 25 NATAL DO SENHOR

00.00h………………………Missa do Galo

09.00h………………………Terço na Igreja

10.00h………………………Missa Solene

12.30h………………………Baptismos

Quarta-feira, 26 – S. Estêvão, primeiro mártir

17.00h………………………Terço na Igreja

Não há Missa

Quinta-feira, 27 – S. João, apóstolo e evangelista

14.30-15.30h………………..Adoração ao SS. Sacramento

19.00h………………………Missa

Sexta-feira, 28 – Santos Inocentes, mártires

19.00h………………………Missa

Sábado, 29

Não há Catequese

18.30h……………………....Terço na Igreja

19.00h………………………Missa Vespertina

Domingo, 30 – SOLENIDADE SAGRADA FAMÍLIA

08.00h………………………Missa

09.00h………………………Terço na Igreja

09.30h………………………Missa

11.00h………………………Missa


AVISOS
1. Ainda estamos a viver o Tempo do Advento. Com a tua COROA de ADVENTO vive com esperança este Tempo de preparação para o Nascimento de Jesus.
2. No dia de Natal celebramos a Missa do Galo, às 00.00 horas e a Missa Solene às 10.00 horas.
3. Quinta-feira, às 14.30 horas, há Adoração ao Santíssimo Sacramento.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Leitura da Palavra - Domingo, 2007.12.23

Domingo IV do Advento - Ano A - 23 de Dezembro de 2004


Leitura do Livro de Isaías Is 7, 10-14
Naqueles dias, o Senhor mandou ao rei Acaz a seguinte mensagem: "Pede um sinal ao Senhor teu Deus, quer nas profundezas do abismo, quer lá em cima nas alturas". Acaz respondeu: "Não pedirei, não porei o Senhor à prova". Então Isaías disse: "Escutai, casa de David: Não vos basta que andeis a molestar os homens para quererdes também molestar o meu Deus? Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel".


Salmo Responsorial 23 (24)

Venha o Senhor: é Ele o rei glorioso

Do Senhor é a terra e o que nela existe,
o mundo e quantos nele habitam.
Ele a fundou sobre os mares
e a consolidou sobre as águas.

Quem poderá subir à montanha do Senhor?
Quem habitará no seu santuário?
O que tem as mãos inocentes e o coração puro,
que não invocou o seu nome em vão nem jurou falso.

Este será abençoado pelo Senhor
e recompensado por Deus, seu Salvador.
Esta é a geração dos que O procuram,
que procuram a face do Deus de Jacob.


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos Rom 1, 1-7
Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por chamamento divino, escolhido para o Evangelho que Deus tinha de antemão prometido pelos profetas nas Sagradas Escrituras, acerca de seu Filho, nascido da descendência de David, segundo a carne, mas, pelo Espírito que santifica, constituído Filho de Deus em todo o seu poder pela sua ressurreição de entre os mortos: Ele é Jesus Cristo, Nosso Senhor. Por Ele recebemos a graça e a missão de apóstolo, a fim de levarmos todos os gentios a obedecerem à fé, para honra do seu nome, os quais fazeis parte também vós, chamados por Jesus Cristo. A todos os que habitam em Roma, amados por Deus e chamados a serem santos, a graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.


Aleluia. A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado Emanuel, Deus connosco. Aleluia.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus Mt 1, 18-24
O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: "José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu por-lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados". Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: "A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado 'Emanuel', que quer dizer 'Deus connosco'". Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu-a como sua esposa.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Folha Dominical, 2007.12.16

Aí está o vosso Deus

São muitos os que pensam que Deus é um estorvo à nossa Liberdade e à nossa realização e que, prescindindo d`Ele, construiremos melhor a nossa vida e o nosso Mundo… Este modo de pensar anda ligado a certas “caricaturas” de Deus que nada têm a ver com a sua verdadeira Imagem: aquela que se manifestou a nós em e por Cristo. Imagem que a Liturgia deste Domingo nos mostra com tanta beleza:

Deus vem a nós não para oprimir mas para libertar; não para sobrecarregar mas para aliviar; não para condenar mas para salvar; não como rival ou Juiz mas como companheiro e amigo, atento aos nossos problemas, sofrimentos e solidão com eles. Em Cristo e por Cristo Deus revela-se como uma Presença que é Luz e Orientação, Força interior e Estímulo, Conforto e Esperança, Perdão e Paz. É este Deus que o Advento nos anuncia e nos convida a descobrir, a acolher e a testemunhar. E testemunhamo-Lo de facto quando tentamos reproduzir, na nossa vida, os sinais de Misericórdia que Jesus fez e ensinou a fazer:

· Ver e ouvir os outros de modo fraternal.

· Combater tudo o que degrada a vida Humana.

· Praticar os gestos fecundos da partilha e da reconciliação.

· Dar as mãos para restaurar a Esperança no meio dos que sofrem.

Nisto conhecerão que somos seus discípulos…

É indesmentível que em nome de Deus e por seu Amor se tem feito, ao longo dos tempos, o que há de melhor e de mais belo na História da Humanidade. É indesmentível também que em nome de DEUS se tem feito, ao longo dos mesmos tempos coisas terríveis e feias na História da mesma Humanidade.

Como explicar então procedimentos tão contrários? Eles têm a ver, indiscutivelmente, com a “imagem” de DEUS que há em nós e com a “vontade” que Lhe atribuímos. Daí a importância fundamental do apelo que nos vem da Liturgia de hoje: Contemplar através de JESUS CRISTO, o mistério de DEUS e n`ele ver e ouvir o que, de facto, DEUS quer de nós e para nós.

Uma boa semana nos dê Deus.

Segunda-feira, 17

19.00h………………………Missa

Terça-feira, 18

08.00h………………………Missa

17.00-19.30h…….…………Cartório

Quarta-feira, 19

17.00h………………………Terço na Igreja

19.00h………………………Missa

Quinta-feira, 20

14.30h………………………Terço na Igreja

17.00-19.00h…….…………Cartório

19.00h………………………Missa

Sexta-feira, 21

08.00h………………………Missa

Sábado, 22

15.00-18.15h………………Celebrações de Natal da Catequese

18.30h………….…………..Terço na Igreja

19.00h………………………Missa Vespertina

20.00h……………………...Ceia dos Catequistas

Domingo, 23 – IV DOMINGO ADVENTO – Ano A

08.00h……………………….Missa

09.00h………………………Terço na Igreja

09.30h………………………Missa

11.00h………………………Missa

15.00h………………………Festa de Natal dos Idosos (salão paroquial)

AVISOS

1. Ainda estamos a viver o Tempo do Advento. Com a tua COROA de ADVENTO vive com esperança este Tempo de preparação para o Nascimento de Jesus. É tempo de maior partilha!

2. No próximo sábado, os vários catecismos têm as Celebrações de Natal! Não há a Missa com as crianças.

Leitura da Palavra - Domingo, 2007.12.16

Domingo III do Advento - Ano A - 16 de Dezembro de 2007

Leitura do Livro de Isaías Is 35, 1-6a.10
Alegrem-se o deserto e o descampado, rejubile e floresça a terra árida, cubra-se de flores como o narciso, exulte com brados de alegria. Ser-lhe-á dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e do Sáron. Verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos fatigadas e robustecei os joelhos vacilantes. Dizei aos corações perturbados: "Tende coragem, não temais: Aí está o vosso Deus, vem para fazer justiça e dar a recompensa. Ele próprio vem salvar-vos". Então se abrirão os olhos dos cegos e se desimpedirão os ouvidos dos surdos. Então o coxo saltará como um veado e a língua do mudo cantará de alegria. Voltarão os que o Senhor libertar, hão-de chegar a Sião com brados de alegria, com eterna felicidade a iluminar-lhes o rosto. Reinarão o prazer e o contentamento e acabarão a dor e os gemidos.


Salmo Responsorial Sal 145 (146)

Vinde, Senhor, e salvai-nos.

O Senhor faz justiça aos oprimidos,
dá pão aos que têm fome
e a liberdade aos cativos.

O Senhor ilumina os olhos dos cegos,
o Senhor levanta os abatidos,
o Senhor ama os justos.

O Senhor protege os peregrinos
ampara o órfão e a viúva
e entrava o caminho aos pecadores.

O Senhor reina eternamente.
o teu Deus, ó Sião,
é rei por todas as gerações.


Leitura da Epístola de São Tiago Tg 5, 7-10

Irmãos: Esperai com paciência a vinda do Senhor. Vede como o agricultor espera pacientemente o precioso fruto da terra, aguardando a chuva temporã e a tardia. Sede pacientes, vós também, e fortalecei os vossos corações porque avinda do Senhor está próxima. Não vos queixeis uns dos outros, a fim de não serdes julgados. Eis que o Juiz está à porta. Irmãos, tomai como modelos de sofrimento e de paciência os profetas, que falaram em nome do Senhor.


Aleluia. O Espírito do Senhor está sobre mim: enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres Aleluia.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus Mt 11, 2-11
Naquele tempo, João Baptista ouviu falar, na prisão, das obras de Cristo e mandou-Lhe dizer pelos discípulos: "És Tu Aquele que há-de vir ou devemos esperar outro? Jesus respondeu-lhes: "Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a boa nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo". Quando os mensageiros partiram, Jesus começou a falar de João às multidões: "Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido com roupas delicadas? Mas aqueles que usam roupas delicadas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Eu vo-lo digo - e mais que profeta. É dele que está escrito: 'Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, para te preparar o caminho'. Em verdade vos digo: Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o menor no reino dos Céus é maior do que ele".

domingo, 9 de dezembro de 2007

Folha Dominical, 2007.12.09

Caminhos sempre a Preparar

Temos a inexplicável tendência de só falar na Vontade de Deus perante sofrimentos ou desgraças…, quando, na verdade, a Vontade e os Desígnios de Deus, vão noutra direcção, como proclamam, luminosamente, os seus Profetas: Deus quer uma Humanidade sem fronteiras, sem máquinas de guerra ou de opressão, sem “lobos” nem “serpentes”… Uma Humanidade onde o homem viva em respeito e harmonia com a Natureza, com os outros homens e consigo mesmo. Uma Humanidade regida pela equidade e pela justiça, sem exploração dos humildes nem juízes corruptos. Uma Humanidade animada pelo Espírito da Verdade, do Discernimento, da Tolerância e da Solidariedade activa. Uma Humanidade onde os credos não criem fossos nem discriminações, onde as diferenças não criem muros intransponíveis. O Advento proclama esta VONTADE de Deus. Por isso, a aproximação progressiva de todos os Povos e sua unidade não são uma Utopia: são a Meta para onde o Espírito de Deus, manifestado em Jesus Cristo, empurra a História; é também a TAREFA que esse mesmo Espírito incessantemente nos aponta. E é para essa tarefa que João Baptista nos convoca hoje, ao gritar lá no Deserto: Convertei-vos. Preparai os caminhos do Senhor. Produzi frutos que se ajustem à Fé que dizeis professar. O Mundo renova-se e melhora realmente quando descobrimos que o caminho, por onde lhe vem a Justiça e a Paz, passa por dentro de cada um de nós; e que nos compete por isso preparar e endireitar a parte que nos toca abrindo-nos ao Espírito de Deus e deixando que seja Ele o nosso orientador fundamental.

Como diz um nosso poeta: “Com as mãos se faz a paz, se faz a guerra. Com as mãos tudo se faz e desfaz.” Trata-se de uma verdade indiscutível, bem verificável ao longo da História, independentemente das tecnologias em vigor. Por isso, a Esperança num mundo diferente e melhor não se pode fundar apenas no progresso tecnológico, por mais espectacular e poderoso que seja ou possa ainda ser… O decisivo são as mãos que o utilizam e, mais ainda, o espírito que as anima e governa… Isaías fala-nos hoje de um Espírito capaz de gerar uma relação nova e construtiva entre os Povos, uma relação de justiça e de paz, entre tudo e entre todos: É o Espírito que JESUS testemunhou e nos quer transmitir. Abrir-nos a Ele e deixar-nos conduzir por Ele é dizer Sim à conversão a que João Baptista hoje nos chama.

Uma boa semana nos dê Deus.

Segunda-feira, 10

19.00h………………………Missa

Terça-feira, 11

08.00h………………………Missa

17.00-19.30h……………Cartório

21.30h………………………Momento de Oração Comunitário

Quarta-feira, 12

08.00h………………………Missa

17.00h………………………Terço na Igreja

21.30h………………………Reunião de Catequistas

Quinta-feira, 13 – S. Luzia, virgem e mártir

14.30h………………………Terço na Igreja

17.00-19.00h……………Cartório

19.00h………………………Missa

Sexta-feira, 14 – S. João da Cruz, presbítero e doutor

08.00h………………………Missa

Sábado, 15

15.00-15.45h……………Catequese do 1º e 2º ano

16.15-17.10h……………Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º ano

17.30h………………………Missa com as crianças

17.30-18.45h……………Catequese do 7º, 8º, 9º, 10º e 11º ano

19.00h………………………Missa Vespertina

Domingo, 16 III DOMINGO ADVENTO – Ano A

08.00h………………………Missa

09.00h………………………Terço na Igreja

09.30h………………………Missa

12.30h………………………Missa (Encontro de Coros Vicariais)

AVISOS

1. Esta terça-feira, às 21.30 horas, há Momento de Oração Comunitário. Não faltes!

2. Quarta-feira há reunião de Catequistas.

3. Estamos a viver o Tempo do Advento. Prepara a tua COROA de ADVENTO, e semana a semana vive com esperança este Tempo de preparação para o Natal. É tempo de maior partilha e somos desafiados a participar na angariação de géneros alimentares. No dia 16 celebraremos o Dia da Caridade.

VISITE A VENDA DE NATAL!

Leitura da Palavra - Domingo, 2007.12.09

Domingo II do Advento - Ano A - 9 de Dezembro de 2007


Leitura do Livro de Isaías Is 11, 1-10
Naquele dia, sairá um ramo do tronco de Jessé e um rebento brotará das suas raízes. Sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Deus. Animado assim do temor de Deus, não julgará segundo as aparências, nem decidirá pelo que ouvir dizer. Julgará os infelizes com justiça e com sentenças rectas os humildes do povo. Com o chicote da sua palavra atingirá o violento e com o sopro dos seus lábios exterminará o ímpio. A justiça será a faixa dos seus rins e a lealdade a cintura dos seus flancos. O lobo viverá com o cordeiro e a pantera dormirá com o cabrito; o bezerro e o leãozinho andarão juntos e um menino os poderá conduzir. A vitela e a ursa pastarão juntamente, suas crias andarão lado a lado; e o leão comerá feno como o boi. A criança de leite brincará junto ao ninho da cobra e o menino meterá a mão na toca da víbora. Não mais praticarão o mal nem a destruição em todo o meu santo monte: o conhecimento do Senhor encherá o país, como as águas enchem o leito do mar. Nesse dia, a raiz de Jessé surgirá como bandeira dos povos; as nações virão procurá-la e a sua morada será gloriosa.


Salmo Responsorial 71 (72)

Nos dias do Senhor nascerá a justiça e a paz para sempre

Ó Deus, dai ao rei o poder de julgar
e a vossa justiça ao filho do rei.
Ele governará o vosso povo com justiça
e os vossos pobres com equidade.

Florescerá a justiça nos seus dias
e uma grande paz até ao fim dos tempos.
Ele dominará de um ao outro mar,
do grande rio até aos confins da terra.

Socorrerá o pobre que pede auxilio
e o miserável que não tem amparo.
Terá compaixão dos fracos e dos pobres
e defenderá a vida dos oprimidos.

O seu nome será eternamente bendito
e durará tanto como a luz do sol;
nele serão abençoadas todas as nações,
todos os povos da terra o hão-de bendizer.


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos Rom 15, 4-9
Irmãos: Tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nossa instrução a fim de que, pela paciência e consolação que vêm das Escrituras, tenhamos esperança. O Deus da paciência e da consolação vos conceda que alimenteis os mesmos sentimentos uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que, numa só alma e com uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Acolhei-vos, portanto, uns aos outros, como Cristo vos acolheu, para glória de Deus. Pois Eu vos digo que Cristo Se fez servidor dos judeus, para mostrar a fidelidade de Deus e confirmar as promessas feitas aos nossos antepassados. Por sua vez, os gentios dão glória a Deus pela sua misericórdia como está escrito: "Por isso eu Vos bendirei entre as nações e cantarei a glória do vosso nome"


Aleluia. Preparai a caminho do Senhor endireitai as suas vereda e toda a criatura verá a salvação de Deus. Aleluia.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus Mt 3, 1-12
Naqueles dias, apareceu João Baptista a pregar no deserto da Judeia, dizendo: "Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus". Foi dele que o profeta Isaías falou, ao dizer: "Uma voz clama no deserto: 'Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas'". João tinha uma veste tecida com pêlos de camelo e uma cintura de cabedal à volta dos rins. 0 seu alimento eram gafanhotos e mel silvestre. Acorria a ele gente de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região do Jordão; e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. Ao ver muitos fariseus e saduceus que vinham ao seu baptismo, disse-lhes: "Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Praticai acções que se conformem ao arrependimento que manifestais. Não penseis que basta dizer: 'Abraão é o nosso pai', porque eu vos digo: Deus pode suscitar, destas pedras, filhos de Abraão. 0 machado já está posto à raiz das árvores. Por isso, toda a árvore que não dá fruto será cortada e lançada ao fogo. Eu baptizo-vos com água, para vos levar ao arrependimento. Mas Aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu e não sou digno de levar as suas sandálias. Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo. Tem a pá na sua mão: há-de limpar a eira e recolher o trigo no celeiro. Mas a palha, queimá-la-á num fogo que não se apaga".

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Leitura da Palavra - Solenidade da Imaculada Conceição


Solenidade da Imaculada Conceição - 08 de Dezembro de 2007

Leitura do Livro do Génesis Gen 3,9-15.20

Depois de Adão ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o e disse-lhe: «Onde estás?» Ele respondeu: «Ouvi o rumor dos vossos passos no jardim e, como estava nu, tive medo e escondi-me». Disse Deus: «Quem te deu a conhecer que estavas nu? Terias tu comido dessa árvore, da qual te proibira comer?» Adão respondeu: «A mulher que me destes por companheira deu-me do fruto da árvore e eu comi». O Senhor Deus perguntou à mulher: «Que fizeste?» E a mulher respondeu: «A serpente enganou-me e eu comi». Disse então o Senhor à serpente: «Por teres feito semelhante coisa, maldita sejas entre todos os animais domésticos e entre todos os animais selvagens. Hás-de rastejar e comer do pó da terra todos os dias da tua vida. Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Esta te esmagará a cabeça e tu a atingirás no calcanhar». O homem deu à mulher o nome de 'Eva', porque ela foi a mãe de todos os viventes.


Salmo Responsorial Sal 97 (98)

Cantai ao Senhor um cântico novo:
o Senhor fez maravilhas

Cantai ao Senhor um cântico novo,
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória.

O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel.

Os confins da terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai.


Leitura da Epístola do apostolo São Paulo aos Efésios Ef 1,3-6.11-12

Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto dos Céus nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. N’Ele nos escolheu, antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, em caridade, na sua presença. Ele nos predestinou, conforme a benevolência da sua vontade, a fim de sermos seus filhos adoptivos, por Jesus Cristo, para louvor da sua glória e da graça que derramou sobre nós, por seu amado Filho. Em Cristo fomos constituídos herdeiros, por termos sido predestinados, segundo os desígnios d’Aquele que tudo realiza conforme a decisão da sua vontade, para sermos um hino de louvor da sua glória, nós que desde o começo esperámos em Cristo.


Aleluia. Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco,

bendita sois Vós entre as mulheres.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas Lc 1,26-38

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?» O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Folha Dominical, 2007.12.02

Esperança vigilante e activa

O Advento é um tempo espiritual que nos chama a reanimar a Esperança que dá sentido à nossa vida e ao nosso Mundo. A Esperança que brota da Fé no Projecto de Salvação que DEUS nos mostra em Jesus Cristo e que requer também a nossa colaboração. Uma esperança activa a exigir de nós duas atitudes fundamentais bem expressas na Liturgia de hoje: Vigilância e Fidelidade ao Evangelho.

VIGILÂNCIA é despertar do sono, da apatia e do conformismo, é sacudir rotinas, é não se deixar arrastar ou moldar, passivamente, pelo clima social que nos envolve; é viver com lucidez e espírito crítico, atentos aos sinais dos Tempos para, através deles, escutar o que DEUS nos quer dizer, hoje. FIDELIDADE ao Espírito do Evangelho é caminhar pela vida, tendo como Luz orientadora os Actos e Palavras de JESUS. Só deste modo nos revestiremos d`ELE, como nos recomenda S. Paulo, e faremos brilhar no nosso Mundo a sua Luz, como é nossa Missão.

Do cultivo destas duas atitudes resultará a nossa capacidade de abandonar as obras das trevas e de pôr as nossas faculdades a produzir algo de mais construtivo em ordem ao Bem comum e à Paz. Seremos então capazes de transformar as espadas em relhas de arado e as lanças em foices, como sonhou Isaías. Um sonho que corresponde por inteiro ao que DEUS quer. Por isso a Obra poderá sempre nascer. E o Advento chama-nos, mais uma vez, a contribuir para esse Nascimento, ou seja, para esse Natal de Paz e de Amor.

O Tempo de Advento que hoje principia é muito mais do que a preparação do Natal… É como que a síntese dessa procura de Luz e de resposta para a questão fundamental do “para quê” da vida e do mundo. Uma procura que caracteriza o ser humano desde os seus princípios. É o tempo em que nos interrogamos se a História da Humanidade é uma sucessão de meros acasos ou se há alguém que lhe dê razão de ser e Destino a alcançar. Alguém que seja bússola, referência e estímulo em ordem a um Mundo mais digno e habitável para todos. As Leituras dos Domingos de Advento vêm ao encontro destas interrogações com a Luz necessária para as respostas.

Uma boa semana nos dê Deus. E já agora… Bom Ano Litúrgico!

Segunda-feira, 03 – S. Francisco Xavier, presbítero e mártir

19.00h………………………Missa

Terça-feira, 04

08.00h………………………Missa

17.00-19.30h…….…………Cartório

Quarta-feira, 05 – S. Martinho de Dume, Frutuoso e Geraldo, bispos

08.00h………………………Missa

16.00h………………………Sacramento da Reconciliação

21.30h………………………Sacramento da Reconciliação

Quinta-feira, 06

14.30h………………………Terço na Igreja

17.00-19.00h…….…………Cartório

19.00h………………………Missa

Sexta-feira, 07 – S. Ambrósio, bispo e doutor

08.00h………………………Missa

Sábado, 08 – SOLENIDADE IMACULADA CONCEIÇÃO

08.00h……………………….Missa

09.00h………………………Terço na Igreja

09.30h………………………Missa

11.00h................................Missa (Compromisso dos Acólitos)

Domingo, 09 – II DOMINGO ADVENTO – Ano A

08.00h……………………….Missa

09.00h………………………Terço na Igreja

09.30h………………………Missa

11.00h................................Missa


AVISOS

1. Continua em pagamento a CÔNGRUA PAROQUIAL.

2. Esta quarta-feira, em Comunidade, podemos celebrar o Sacramento da Reconciliação. Entre as 16.00 e as 17.00 e, depois, às 21.30 horas.

3. Estamos a viver o Tempo do Advento. Prepara a tua COROA de ADVENTO, e semana a semana vive com esperança este Tempo de preparação para o Natal. É tempo de maior partilha e somos desafiados a participar na angariação de géneros alimentares. Dia 16 celebraremos o Dia da Caridade.

4. Sábado, dia 8, não haverá Catequese.

5. Sábado, dia 08, a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição. Iniciamos a comemoração dos 150 anos das aparições de Nossa Senhora em Lurdes.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Leitura da Palavra - Domingo, 2007.12.02

I Domingo do Advento - Ano A – 2 de Dezembro de 2007

Leitura do Livro de Isaías Is 2, 1-5
Visão de Isaías, filho de Amós, acerca de Judá e de Jerusalém: Sucederá, nos dias que hão-de vir, que o monte do templo do Senhor se há-de erguer no cimo das montanhas e se elevará no alto das colinas. Ali afluirão todas as nações e muitos povos acorrerão, dizendo: "Vinde, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacob. Ele nos ensinará os seus caminhos e nós andaremos pelas suas veredas. De Sião há-de vir a lei e de Jerusalém a palavra do Senhor". Ele será juiz no meio das nações e árbitro de povos sem número. Converterão as espadas em relhas de arado e as lanças em foices. Não levantará a espada nação contra nação nem mais se hão-de preparar para a guerra. Vinde, ó casa de Jacob, caminhemos à luz do Senhor.


Salmo Responsorial Salmo 121(122)

Vamos com alegria para a casa do Senhor

Alegrei-me quando me disseram:
"Vamos para a casa do Senhor".
Detiveram-se os nossos passos
às tuas portas, Jerusalém.

Para lá sobem as tribos, as tribos do Senhor,
segundo o costume de Israel,
para celebrar o nome do Senhor;
ali estão os tribunais da justiça
os tribunais da casa de David.

Pedi a paz para Jerusalém:
"Vivam seguros quantos te amam.
Haja paz dentro dos teus muros,
tranquilidade em teus palácios".

Por amor de meus irmãos e amigos,
pedirei a paz para ti.
Por amor da casa do Senhor,
pedirei para ti todos os bens.


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos Rom 13, 11-14
Irmãos: Vós sabeis em que tempo estamos: Chegou a hora de nos levantarmos do sono, porque a salvação está agora mais perto de nós do que quando abraçámos a fé. A noite vai adiantada e o dia está próximo. Abandonemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, evitando comezainas e excessos de bebida, as devassidões e libertinagens, as discórdias e os ciúmes; não vos preocupeis com a natureza carnal, para satisfazer os seus apetites, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.


Aleluia. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia e dai-nos a vossa salvação. Aleluia.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus Mt 24, 37-44
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Como aconteceu nos dias de Noé, assim sucederá na vinda do Filho do homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; e não deram por nada, até que veio o dilúvio, que a todos levou. Assim será também na vinda do Filho do homem. Então, de dois que estiverem no campo, um será tomado e outro deixado; de duas mulheres que estiverem a moer com a mó, uma será tomada e outra deixada. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem.

Folha Dominical, 2007.11.25

A Cruz como trono

É num trono bem estranho que S. Lucas nos apresenta JESUS: Um trono que é uma cruz. Aí, em agonia, destroçado e humilhado, é que ELE começa a ouvir, abundantemente, a palavra “rei” referida à sua pessoa: -“Salve-se a si mesmo se é o Messias de Deus” – diziam os chefes judeus. - “Salva-te a ti mesmo se és o rei dos Judeus” – diziam os soldados. - “Este é o rei dos Judeus” – dizia um letreiro sobre a sua cabeça. O tom é, obviamente, de escárnio. Mas, no fundo, há como que o reconhecimento de uma estranha “realeza” que aquela gente não entende. O único que entende é um pobre condenado, pendente também de uma cruz e que Lhe grita: -“Jesus, lembra-te de mim quando vieres com a tua realeza”. E JESUS que não responde às provocações dos outros, toma muito a sério o grito do seu companheiro de suplício e diz-lhe: -“Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no Paraíso”.

Estranho Rei que morre numa cruz; estranho Reino onde se entra através dela. Reino que não é deste Mundo mas está no meio de nós e a todos se propõe sem condições e é de todos aqueles que desejam procuram, acolhem e cultivam a Verdade e a Justiça, o Amor e a Paz. É neste Reino e para este Reino que JESUS é a Luz e o Caminho, o Mestre e o Pastor: O Rei que reina como Servo de todos ao serviço da reconciliação do Homem com DEUS, com os outros e consigo mesmo, ao serviço da construção do Mundo segundo os desígnios de DEUS.

A celebração do Ano Litúrgico é a proposta de uma caminhada no sentido do aprofundamento da Fé, da sua vivência e do seu testemunho. Uma caminhada que segue os passos de JESUS, a sua Vida e a sua Mensagem, centrando-se no acontecimento fundamental e decisivo da sua Morte e Ressurreição. Não admira pois que termine numa festiva proclamação de Fé em Jesus Cristo, Rei do Universo. Como S. Paulo nós acreditamos que ELE é “a imagem de DEUS invisível”; que ELE é “o Primogénito de toda a criatura; que ELE é “a cabeça da Igreja, que é o seu Corpo”. Este “Corpo” ao qual nos quer associar como seus membros e nos fazer participantes da sua Vida, da sua Missão e do seu Destino na Glória do seu Reino para sempre.

Uma boa semana nos dê Deus. E já agora… Bom Ano Litúrgico!



Segunda-feira, 26

19.00h………………………Missa

Terça-feira, 27

17.00-19.00h…….…………Cartório

19.00h………………………Missa

Quarta-feira, 28

08.00h………………………Missa

17.00h………………………Terço na Igreja

21.30h………………………Formação Bíblica

Quinta-feira, 29

14.30-15.30h………………Adoração ao Santíssimo Sacramento

17.00-19.00h…….…………Cartório

19.00h………………………Missa

Sexta-feira, 30 – S. André, apóstolo

08.00h………………………Missa

21.30h………………………Conselho de Agrupamento

Sábado, 01 de Dezembro

09.30-11.00h……………….Confissões do 5º Ano

15.00-15.45h……………….Catequese do 1º e 2º Ano

16.15-17.10h……………….Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

17.30h……………………….Missa com crianças

17.30-18.45h……………….Catequese do 7º, 8º, 9º, 10º e 11º Ano

18.30h………………………Terço na Igreja

19.00h……………………….Missa vespertina (solenizada)

Domingo, 02 I DOMINGO ADVENTO – Ano A

08.00h……………………….Missa

09.00h………………………Terço na Igreja

09.30h………………………Missa

11.00h................................Missa



AVISOS
1. Continua em pagamento a CÔNGRUA PAROQUIAL.
2. Terça-feira, às 21.30, não esqueças o primeiro encontro de Formação Bíblica.
3. Esta quinta-feira há Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. No próximo domingo iniciamos o Ano Litúrgico com o Tempo do Advento. Prepara a tua COROA de ADVENTO, e semana a semana vive com esperança este Tempo de preparação para o Natal. É tempo de maior partilha e somos desafiados a participar na angariação de géneros alimentares.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Leitura da Palavra - Domingo, 2007.11.25

Domingo XXXIV do Tempo Comum Ano C - 25 de Novembro de 2007 - Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo

Leitura do Segundo Livro de Samuel 2 Sam 5, 1-3
Naqueles dias, todas as tribos de Israel foram ter com David a Hebron e disseram-lhe: "Nós somos dos teus ossos e da tua carne. Já antes, quando Saul era o nosso rei, eras tu quem dirigia as entradas e saídas de Israel. E o Senhor disse-te: 'Tu apascentarás o meu povo de Israel, tu serás rei de Israel'". Todos os anciãos de Israel foram à presença do rei, a Hebron. O rei David concluiu com eles uma aliança diante do Senhor e eles ungiram David como rei de Israel.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 121 (122)

Vamos com alegria para a casa do Senhor

Alegrei-me quando me disseram:
"Vamos para a casa do Senhor".
Detiveram-se os nossos passos
às tuas portas, Jerusalém.

Jerusalém, cidade bem edificada,
que forma tão belo conjunto!
Para lá sobem as tribos,
as tribos do Senhor.

Para celebrar o nome do Senhor,
segundo o costume de Israel;
ali estão os tribunais da justiça,
os tribunais da casa de David.


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Colossenses Col 1, 12-20
Irmãos: Damos graças a Deus Pai, que nos fez dignos de tomar parte na herança dos santos, na luz divina. Ele nos libertou do poder das trevas e nos transferiu para o reino do seu Filho muito amado, no qual temos a redenção, o perdão dos pecados. Cristo é a imagem de Deus invisível, o Primogénito de toda a criatura; Porque n'Ele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, Tronos e Dominações, Principados e Potestades: por Ele e para Ele tudo foi criado. Ele é anterior a todas as coisas e n'Ele tudo subsiste. Ele é a cabeça da Igreja, que é o seu corpo. Ele é o Princípio, o Primogénito de entre os mortos; em tudo Ele tem o primeiro lugar. Aprouve a Deus que n'Ele residisse toda a plenitude e por Ele fossem reconciliadas consigo todas as coisas, estabelecendo a paz, pelo sangue da sua cruz, com todas as criaturas na terra e nos céus.


Aleluia. Bendito O que vem em nome do Senhor! Bendito o reino do nosso pai David! Aleluia.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas Lc 23. 35-33
Naquele tempo, os chefes dos judeus zombavam de Jesus, dizendo: "Salvou os outros: salve-Se a Si mesmo, se é o Messias de Deus, o Eleito". Também os soldados troçavam d' Ele; aproximando-se para Lhe oferecerem vinagre, diziam: "Se és o Rei dos judeus, salva-Te a Ti mesmo". Por cima d'Ele havia um letreiro: "Este é o Rei dos judeus". Entretanto, um dos malfeitores que tinham sido crucificados insultava-O, dizendo: "Não és Tu o Messias? Salva-Te a Ti mesmo e a nós também". Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: "Não temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício? Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo das nossas más acções. Mas Ele nada praticou de condenável". E acrescentou: "Jesus, lembra-Te de Mim, quando vieres com a tua realeza". Jesus respondeu-lhe: "Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no Paraíso".