domingo, 9 de dezembro de 2007

Folha Dominical, 2007.12.09

Caminhos sempre a Preparar

Temos a inexplicável tendência de só falar na Vontade de Deus perante sofrimentos ou desgraças…, quando, na verdade, a Vontade e os Desígnios de Deus, vão noutra direcção, como proclamam, luminosamente, os seus Profetas: Deus quer uma Humanidade sem fronteiras, sem máquinas de guerra ou de opressão, sem “lobos” nem “serpentes”… Uma Humanidade onde o homem viva em respeito e harmonia com a Natureza, com os outros homens e consigo mesmo. Uma Humanidade regida pela equidade e pela justiça, sem exploração dos humildes nem juízes corruptos. Uma Humanidade animada pelo Espírito da Verdade, do Discernimento, da Tolerância e da Solidariedade activa. Uma Humanidade onde os credos não criem fossos nem discriminações, onde as diferenças não criem muros intransponíveis. O Advento proclama esta VONTADE de Deus. Por isso, a aproximação progressiva de todos os Povos e sua unidade não são uma Utopia: são a Meta para onde o Espírito de Deus, manifestado em Jesus Cristo, empurra a História; é também a TAREFA que esse mesmo Espírito incessantemente nos aponta. E é para essa tarefa que João Baptista nos convoca hoje, ao gritar lá no Deserto: Convertei-vos. Preparai os caminhos do Senhor. Produzi frutos que se ajustem à Fé que dizeis professar. O Mundo renova-se e melhora realmente quando descobrimos que o caminho, por onde lhe vem a Justiça e a Paz, passa por dentro de cada um de nós; e que nos compete por isso preparar e endireitar a parte que nos toca abrindo-nos ao Espírito de Deus e deixando que seja Ele o nosso orientador fundamental.

Como diz um nosso poeta: “Com as mãos se faz a paz, se faz a guerra. Com as mãos tudo se faz e desfaz.” Trata-se de uma verdade indiscutível, bem verificável ao longo da História, independentemente das tecnologias em vigor. Por isso, a Esperança num mundo diferente e melhor não se pode fundar apenas no progresso tecnológico, por mais espectacular e poderoso que seja ou possa ainda ser… O decisivo são as mãos que o utilizam e, mais ainda, o espírito que as anima e governa… Isaías fala-nos hoje de um Espírito capaz de gerar uma relação nova e construtiva entre os Povos, uma relação de justiça e de paz, entre tudo e entre todos: É o Espírito que JESUS testemunhou e nos quer transmitir. Abrir-nos a Ele e deixar-nos conduzir por Ele é dizer Sim à conversão a que João Baptista hoje nos chama.

Uma boa semana nos dê Deus.

Segunda-feira, 10

19.00h………………………Missa

Terça-feira, 11

08.00h………………………Missa

17.00-19.30h……………Cartório

21.30h………………………Momento de Oração Comunitário

Quarta-feira, 12

08.00h………………………Missa

17.00h………………………Terço na Igreja

21.30h………………………Reunião de Catequistas

Quinta-feira, 13 – S. Luzia, virgem e mártir

14.30h………………………Terço na Igreja

17.00-19.00h……………Cartório

19.00h………………………Missa

Sexta-feira, 14 – S. João da Cruz, presbítero e doutor

08.00h………………………Missa

Sábado, 15

15.00-15.45h……………Catequese do 1º e 2º ano

16.15-17.10h……………Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º ano

17.30h………………………Missa com as crianças

17.30-18.45h……………Catequese do 7º, 8º, 9º, 10º e 11º ano

19.00h………………………Missa Vespertina

Domingo, 16 III DOMINGO ADVENTO – Ano A

08.00h………………………Missa

09.00h………………………Terço na Igreja

09.30h………………………Missa

12.30h………………………Missa (Encontro de Coros Vicariais)

AVISOS

1. Esta terça-feira, às 21.30 horas, há Momento de Oração Comunitário. Não faltes!

2. Quarta-feira há reunião de Catequistas.

3. Estamos a viver o Tempo do Advento. Prepara a tua COROA de ADVENTO, e semana a semana vive com esperança este Tempo de preparação para o Natal. É tempo de maior partilha e somos desafiados a participar na angariação de géneros alimentares. No dia 16 celebraremos o Dia da Caridade.

VISITE A VENDA DE NATAL!

Sem comentários: