A seu modo, silencioso e discreto, S. José é também uma figura importante do Advento e um modelo para a sua vivência. Homem justo, homem de fé – como salienta o Evangelho – também ele esperava a realização do Projecto salvador de DEUS, anunciado pelos Profetas. O que não teria imaginado, certamente, é que DEUS contasse com a sua colaboração, como de facto contava… E ele deu-a sem reservas nem condições, com toda a dedicação, perseverança e valentia.
Como não ver e louvar nele todas aquelas pessoas que, nas nossas Família ou nos diversos grupos da nossa Sociedade, são presenças discretas, humildes, quase despercebidas, mas sempre tão disponíveis, tão generosas, tão úteis, tão indispensáveis, e através das quais a Vontade de DEUS e a construção do seu Reino se vão realizando?
A Fé cristã enraíza-se e fundamenta-se numa afirmação simples e surpreendente: “O Verbo de Deus encarnou e habita no meio de nós”. Isto é: Deus quis ser um de nós, quis partilhar connosco a aventura da vida e caminhar connosco para a Salvação.
Por isso, ser cristão não é, simplesmente, crer que Deus existe ou que há “Algo” que nos transcende e que, de um lugar remoto e misterioso, dá origem e sustém a criação inteira… Ser cristão é descobrir, com júbilo, que Deus está connosco; que está no coração da nossa existência e no fundo da nossa História humana, compartilhando os nossos problemas e aspirações, convivendo a vida de cada homem…
Deus quis ser um de nós … Por isso não pode ser indiferente a esta nossa história na qual encarnou e á qual Ele mesmo pertence. É este Mistério, é esta Fé e é esta Esperança que o Natal, mais uma vez, nos convida a celebrar. Celebrar o Natal, a partir da Fé, é celebrar que Deus é “Deus connosco” e que é um Deus Salvador; que se solidariza com toda a Humanidade e se identifica com cada ser humano, e que é em cada ser humano que Ele quer ser reconhecido, respeitado e amado.
· Não deixemos, pois, esvaziar o Natal do seu Sentido e do seu Espírito. Abramo-nos à sua Luz e aos seus apelos para que não passe em vão, à nossa porta.
Uma boa semana nos dê Deus. Um Santo e Feliz Natal!
Segunda-feira, 24
Não há Missa
Terça-feira, 25 – NATAL DO SENHOR
00.00h………………………Missa do Galo
09.00h………………………Terço na Igreja
10.00h………………………Missa Solene
12.30h………………………Baptismos
Quarta-feira, 26 – S. Estêvão, primeiro mártir
17.00h………………………Terço na Igreja
Não há Missa
Quinta-feira, 27 – S. João, apóstolo e evangelista
14.30-15.30h………………..Adoração ao SS. Sacramento
19.00h………………………Missa
Sexta-feira, 28 – Santos Inocentes, mártires
19.00h………………………Missa
Sábado, 29
Não há Catequese
18.30h……………………....Terço na Igreja
19.00h………………………Missa Vespertina
Domingo, 30 – SOLENIDADE SAGRADA FAMÍLIA
08.00h………………………Missa
09.00h………………………Terço na Igreja
09.30h………………………Missa
11.00h………………………Missa
AVISOS
1. Ainda estamos a viver o Tempo do Advento. Com a tua COROA de ADVENTO vive com esperança este Tempo de preparação para o Nascimento de Jesus.
2. No dia de Natal celebramos a Missa do Galo, às 00.00 horas e a Missa Solene às 10.00 horas.
3. Quinta-feira, às 14.30 horas, há Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Sem comentários:
Enviar um comentário