sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Folha Dominical, 2007.12.02

Esperança vigilante e activa

O Advento é um tempo espiritual que nos chama a reanimar a Esperança que dá sentido à nossa vida e ao nosso Mundo. A Esperança que brota da Fé no Projecto de Salvação que DEUS nos mostra em Jesus Cristo e que requer também a nossa colaboração. Uma esperança activa a exigir de nós duas atitudes fundamentais bem expressas na Liturgia de hoje: Vigilância e Fidelidade ao Evangelho.

VIGILÂNCIA é despertar do sono, da apatia e do conformismo, é sacudir rotinas, é não se deixar arrastar ou moldar, passivamente, pelo clima social que nos envolve; é viver com lucidez e espírito crítico, atentos aos sinais dos Tempos para, através deles, escutar o que DEUS nos quer dizer, hoje. FIDELIDADE ao Espírito do Evangelho é caminhar pela vida, tendo como Luz orientadora os Actos e Palavras de JESUS. Só deste modo nos revestiremos d`ELE, como nos recomenda S. Paulo, e faremos brilhar no nosso Mundo a sua Luz, como é nossa Missão.

Do cultivo destas duas atitudes resultará a nossa capacidade de abandonar as obras das trevas e de pôr as nossas faculdades a produzir algo de mais construtivo em ordem ao Bem comum e à Paz. Seremos então capazes de transformar as espadas em relhas de arado e as lanças em foices, como sonhou Isaías. Um sonho que corresponde por inteiro ao que DEUS quer. Por isso a Obra poderá sempre nascer. E o Advento chama-nos, mais uma vez, a contribuir para esse Nascimento, ou seja, para esse Natal de Paz e de Amor.

O Tempo de Advento que hoje principia é muito mais do que a preparação do Natal… É como que a síntese dessa procura de Luz e de resposta para a questão fundamental do “para quê” da vida e do mundo. Uma procura que caracteriza o ser humano desde os seus princípios. É o tempo em que nos interrogamos se a História da Humanidade é uma sucessão de meros acasos ou se há alguém que lhe dê razão de ser e Destino a alcançar. Alguém que seja bússola, referência e estímulo em ordem a um Mundo mais digno e habitável para todos. As Leituras dos Domingos de Advento vêm ao encontro destas interrogações com a Luz necessária para as respostas.

Uma boa semana nos dê Deus. E já agora… Bom Ano Litúrgico!

Segunda-feira, 03 – S. Francisco Xavier, presbítero e mártir

19.00h………………………Missa

Terça-feira, 04

08.00h………………………Missa

17.00-19.30h…….…………Cartório

Quarta-feira, 05 – S. Martinho de Dume, Frutuoso e Geraldo, bispos

08.00h………………………Missa

16.00h………………………Sacramento da Reconciliação

21.30h………………………Sacramento da Reconciliação

Quinta-feira, 06

14.30h………………………Terço na Igreja

17.00-19.00h…….…………Cartório

19.00h………………………Missa

Sexta-feira, 07 – S. Ambrósio, bispo e doutor

08.00h………………………Missa

Sábado, 08 – SOLENIDADE IMACULADA CONCEIÇÃO

08.00h……………………….Missa

09.00h………………………Terço na Igreja

09.30h………………………Missa

11.00h................................Missa (Compromisso dos Acólitos)

Domingo, 09 – II DOMINGO ADVENTO – Ano A

08.00h……………………….Missa

09.00h………………………Terço na Igreja

09.30h………………………Missa

11.00h................................Missa


AVISOS

1. Continua em pagamento a CÔNGRUA PAROQUIAL.

2. Esta quarta-feira, em Comunidade, podemos celebrar o Sacramento da Reconciliação. Entre as 16.00 e as 17.00 e, depois, às 21.30 horas.

3. Estamos a viver o Tempo do Advento. Prepara a tua COROA de ADVENTO, e semana a semana vive com esperança este Tempo de preparação para o Natal. É tempo de maior partilha e somos desafiados a participar na angariação de géneros alimentares. Dia 16 celebraremos o Dia da Caridade.

4. Sábado, dia 8, não haverá Catequese.

5. Sábado, dia 08, a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição. Iniciamos a comemoração dos 150 anos das aparições de Nossa Senhora em Lurdes.

Sem comentários: