sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Folha Dominical, 2009.11.15

Entre a Cinza e o Verde

Era bem simples mas expressivo esse cartaz espalhado por aí, há tempos, numa campanha de prevenção contra incêndios… Nele se viam, lado a lado, o cenário verdejante de uma Floresta viva e o cenário cinzento de uma Floresta toda queimada… E em destaque, esta frase interpelante:

“Entre a cinza e o verde você decide”…

A Liturgia deste Domingo apresenta-nos também palavras e imagens de tonalidades bem diferentes e opostas: Umas são de angústia e de aflição, de trevas e de morte; outras são de luz resplandecente, de vida triunfante e de nova Primavera…

Qual então a tonalidade que deve prevalecer e servir de chave para uma interpretação mais profunda e verdadeira da mensagem que nos quer ser transmitida? A cinza ou o verde? O medo paralisante ou a Esperança activa? Sem dúvida o verde da Esperança.

Por isso a Liturgia deste Domingo escolheu como antífona de entrada estas palavras do Profeta Jeremias: “Os meus pensamentos são de Paz e não de desgraça – diz o Senhor”. E o Salmo que nos convida a cantar é uma proclamação exultante de Fé e de confiança no Amor de DEUS e nos seus desígnios de Salvação.

Por isso, em Jesus Cristo, ELE nos propõe e oferece os “caminhos da vida” e para a VIDA. Caminhos que nos basta conhecer: é preciso segui-los… pois não basta optar pelo verde: é preciso assumir as tarefas e a vigilância que tal opção implica.

“Mas o que significa “efémero”? Significa que está ameaçado de próxima desaparição, respondeu o Geógrafo”.

Uma resposta que muito surpreendeu e perturbou o Principezinho, pois nunca tinha pensado que a sua tão querida Flor fosse efémera…

Ele não sabia ainda que “as coisas visíveis são passageiras”… e que, com o tempo, tudo passa, mesmo o céu e a terra, como diz JESUS no Evangelho. As suas palavras, porém, não passarão. E são Elas que nos dizem e garantem que o FIM para que tudo tende não é o caos, a escuridão e o nada, mas “um novo céu e uma nova Terra” onde a transparência de DEUS será total e ELE será tudo em todos. Esta é a Esperança que ilumina e estimula o nosso viver e o nosso caminhar, apesar de todas as penas e angústias, trevas e “apagões” que a vida e o Mundo nos possam trazer, e trazem, às vezes…

Uma boa semana nos dê Deus.


Segunda-feira, 16

08.00h…………….…Missa

Terça-feira, 17 – S. Isabel da Hungria, religiosa

17.00-19.30h………..Cartório Paroquial

Quarta-feira, 18

17.00-19.30h………..Cartório Paroquial

19.00h…...……….….Missa

Quinta-feira, 19

14.30h………………Terço na Igreja

17.00-19.30h………..Cartório Paroquial

Sexta-feira, 20

08.00h…………….…Missa

17.00-19.30h………..Cartório Paroquial

Sábado, 21 – Apresentação da Virgem Santa Maria

15.00h………………Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º catecismo

16.00h………………Missa com as crianças

16.00h………………Catequese do 1º e 2º catecismo

17.30h………………Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º catecismo

18.20h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa Vespertina

21.30h………………Conselho de Agrupamento

21.30h………………Festival de Teatro

Domingo, 22 – CRISTO REI DO UNIVERSO

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa


AVISOS

1. Não esqueçam que o Festival de Teatro PETRA FICTA continua.

2. Continuamos a preparar o Encontro Ibérico de Jovens, de Fevereiro próximo. As famílias que possam acolher jovens em sua casa devem procurar a ficha para fazer a inscrição.

3. Durante os meses de Novembro e Dezembro está em pagamento a Côngrua Paroquial. Pede-se, também, o favor de preencher e entregar a ficha dos “Elementos Familiares”.



“Seminário, palavra que chama e envia”

Este Domingo, dia 15 de Novembro celebra-se o Dia dos Seminários. Neste Ano Sacerdotal a todos se pede uma oração mais intensa, nesta semana, pelas vocações sacerdotais. Unamo-nos em Oração!



Sem comentários: