sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Folha Dominical, 2009.11.08

Ver para além do que se olha

Jesus é um observador atento da sociedade que o envolve… E os comentários surpreendentes que produz revelam uma maneira de ver e uma escala de valores que nada têm a ver com as nossas.

Por isso Ele aproveita todas as ocasiões e circunstancias para nos ensinar a saltar das aparências, tantas vezes enganosas, para uma visão mais profunda e verdadeira das coisas, das pessoas e das suas atitudes.

É o que faz, mais uma vez, no Evangelho de hoje:

Não se ilude com a postura nem com a religiosidade dos letrados e dos ricos à volta do Templo: Soa-lhe a falso, pois o que buscam é a sua afirmação, o seu prestígio e os seus interesses…

Mas comove-se com a atitude daquela viúva em quem ninguém repara e que Ele observa com infinito respeito; uma pobre viúva que oferece generosamente tudo o que dispõe para viver…

E a pergunta é inevitável: COMO VAMOS NÓS PASSANDO PELA VIDA? Buscando os primeiros lugares e vantagens ou tratando de fazer o bem sem chamar a atenção? Dando apenas do que nos sobra ou dando-nos a nós mesmos e sem factura, pondo o nosso tempo, os nossos talentos, as nossas capacidades ao serviço da Família, da Paróquia e Comunidade em que estamos inseridos…?

Vamos passando como quem serve ou apenas como quem quer ser servido? Como os “escribas” ou como a “viúva”?

Não tem sido nada fácil nem pacífica entre nós a questão da avaliação dos professores, dadas as dificuldades no acordo quanto aos critérios a seguir. E alguns dos propostos são, de facto, muito discutíveis, pois números, estatísticas e outras “aparências” não “dizem” tudo… Se assim fosse, a viúva de que nos fala o Evangelho não teria a classificação máxima que JESUS lhe atribui…

Na verdade, para JESUS, o valor de qualquer prestação ou oferta não está na sua quantidade mas na sua qualidade. E essa qualidade tem a ver, sobretudo, com a intenção que lhe está subjacente; com a generosidade que pode significar e a renúncia que implica; com a discrição que a acompanha; com o amor e a alegria que a envolvem; com o desinteresse ou a gratuidade com que se faz…

Uma boa semana nos dê Deus.



Segunda-feira, 09 – Dedicação da Basílica de Latrão

08.00h………………Missa

Terça-feira, 10 – S. Leão Magno, papa e doutor

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

21.30h………………Reunião Geral de Catequistas

Quarta-feira, 11 – S. Martinho de Tours, bispo

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

19.00h………………Missa

21.30h………………Oração de Taizé

21.30h………………Reunião de Baptismos (em Perafita)

Quinta-feira, 12 – S. Josafat, bispo e mártir

14.30h………………Terço na Igreja

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Sexta-feira, 13

08.00h………………Missa

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Sábado, 14

15.00h………………Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º catecismo

16.00h………………Missa com as crianças

16.00h………………Catequese do 1º e 2º catecismo

17.30h………………Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º catecismo

18.20h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa Vespertina

21.30h………………Festival de Teatro

Domingo, 15 – DOMINGO XXXIII DO TEMPO COMUM

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa

12.00h………………Baptismos

15.00h………………Encontro Vicarial de Animadores da Juventude

20.00h………………Magusto Vicarial para os Jovens



AVISOS

1. Não esqueçam que o Festival de Teatro PETRA FICTA continua.

2. Continuamos a preparar o Encontro Ibérico de Jovens, de Fevereiro próximo. As famílias que possam acolher jovens em sua casa devem procurar a ficha para fazer a inscrição. Convidamos toda a Comunidade para um Momento de Oração de Taizé. Esta quarta-feira, às 21.30 horas, na igreja.

3. Estão a ser entregues os envelopes para a Côngrua Paroquial. Durante os meses de Novembro e Dezembro pode ser efectuado o pagamento e a entrega da ficha dos “Elementos Familiares”.



“Seminário, palavra que chama e envia”

De 08 a 15 de Novembro celebra-se a Semana dos Seminários. Neste Ano Sacerdotal a todos se pede uma oração mais intensa, nesta semana, pelas vocações sacerdotais. Unamo-nos em Oração!





Sem comentários: