sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Folha Dominical, 2009.11.29

O que salva é dar mais um passo

Com o tempo, todo o ímpeto perde força, todo o entusiasmo esmorece, toda a Boa Vontade se desgasta, e depois, com o tempo, chega o cansaço… Cansaço de tudo, cansaço de todos…

E, com o cansaço, vem a tentação: tentação do desânimo e do “já não vale a pena”, tentação do comodismo, da segurança e do conforto, tentação do “deixa correr” e do conformismo, tentação de olhar para trás e de parar…

Por isso, precisamos do ADVENTO: Tempo de sacudir cansaços e tentações paralisantes; Tempo de reacender a Fé e a Esperança e de renovar compromissos; Tempo de olhar em frente para além de quanto os olhos vêem, e de viver apontado para aquilo que se crê e que se espera para além do tempo…

Por isso, mais uma vez, aí estão para todos e para cada um de nós as Palavras de Alerta e de Alento que JESUS nos dirige:

“Erguei-vos e levantai a cabeça, a vossa Libertação está próxima”.

DEUS está ao alcance da nossa procura como presença amiga e libertadora. N`ELE e com ELE podemos libertar o nosso coração de tudo quanto o intoxica, escraviza e oprime e torná-lo capaz de novos impulsos e de novos passos no Caminho da Justiça e do Bem do Amor e da Paz: CAMINHO certo do ENCONTRO com ELE.

“Vivemos num tempo de meios perfeitos e metas confusas…”

Assim se exprimiu um dos maiores cientistas do séc XX: Einstein… Realmente nunca a Humanidade dispôs, como hoje, de meios tão aperfeiçoados para uma vida mais fácil, mais cómoda, mais agradável…

E no entanto… logo nos vai dizendo que tudo isso não basta para nos sentirmos realmente bem com a vida, nem mais seguros no Mundo onde vivemos. , de facto, um problema de “Metas”…

O ADVENTO que agora começa vem precisamente alertar-nos para esse problema e dizer-nos que é preciso vigilância sobre as metas que condicionam e comandam a nossa vida para que ela não se torne pesada de muitas coisas e vazia d`AQUELE que é a sua Origem e o seu verdadeiro sentido: DEUS…

Uma boa semana nos dê Deus.



Segunda-feira, 30

08.00h…………….…Missa

Terça-feira, 01 de Dezembro

13.00-14.00h……ROGAI. Cadeia Diocesana de Oração.

Quarta-feira, 02

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

19.00h…...…………Missa + Adoração ao SS Sacramento

21.30h………………Confissões

Quinta-feira, 03 – S. Francisco Xavier, presbítero e mártir

14.30h……………….Terço na Igreja

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Sexta-feira, 04

08.00h……………….Missa

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Sábado, 05 – SS. Martinho de Dume, Frutuoso e Geraldo, bispos

15.00h………………Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º catecismo

16.00h………………Missa com as crianças

16.00h………………Catequese do 1º e 2º catecismo

17.30h………………Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º catecismo

18.20h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa Vespertina

Domingo, 06 – II DOMINGO ADVENTO – Ano C

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa



AVISOS

1. Esta terça-feira, entre as 13.00 e as 14.00 horas, somos desafiados a estar em Oração pelas Vocações Sacerdotais.

2. Quarta-feira, no final da Eucaristia, ficará o Santíssimo Exposto para Adoração e às 21.30 horas, para todos os que desejem, há possibilidade de celebrar o Sacramento da Reconciliação. Em ADVENTO, preparemo-nos bem para acolher Jesus.

3. Continuamos a preparar o Encontro Ibérico de Jovens, de Fevereiro próximo. As famílias que possam acolher jovens em sua casa devem procurar a ficha para fazer a inscrição e entregar o mais rápido possível.

4. Durante os meses de Novembro e Dezembro está em pagamento a Côngrua Paroquial. Pede-se, também, o favor de preencher e entregar a ficha dos “Elementos Familiares”.





quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Leitura da Palavra - Domingo, 2009.11.29

I Domingo do Advento - Ano C


Leitura do Livro de Jeremias Jer 33. 14-16
Eis o que diz o Senhor: «Dias virão, em que cumprirei a promessa que fiz à casa de Israel e à casa de Judá: Naqueles dias, naquele tempo, farei germinar para David um rebento de justiça que exercerá o direito e a justiça na terra. Naqueles dias, o reino de Judá será salvo e Jerusalém viverá em segurança. Este é o nome que chamarão à cidade: 'O Senhor é a nossa justiça'».


Salmo Responsorial Salmo 24 (25)

Para Vós, Senhor, elevo a minha alma.

Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos,
ensinai-me as vossas veredas.
Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me,
porque Vós sois Deus, meu Salvador.

O Senhor é bom e recto,
ensina o caminho aos pecadores.
Orienta os humildes na justiça
e dá-lhes a conhecer os seus caminhos.

Os caminhos do Senhor são misericórdia e fidelidade
para os que guardam a sua aliança e os seus preceitos.
O Senhor trata com familiaridade os que 0 temem
e dá-lhes a conhecer a sua aliança.


Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses 1Tes 3, 12 – 4, 2
Irmãos: O Senhor vos faça crescer e abundar na caridade uns para com os outros e para com todos, tal como nós a temos tido para convosco. O Senhor confirme os vossos corações numa santidade irrepreensível, diante de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de Jesus, nosso Senhor, com todos os santos. Finalmente, irmãos, eis o que vos pedimos e recomendamos no Senhor Jesus: recebestes de nós instruções sobre o modo como deveis proceder para agradar a Deus e assim estais procedendo; mas deveis progredir ainda mais. Conheceis bem as normas que vos demos da parte do Senhor Jesus.


Aleluia.
Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia
e dai-nos a vossa salvação.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas Lc 21, 25-28.34-36
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas e, na terra, angústia entre as nações, aterradas com o rugido e a agitação do mar. Os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai suceder ao universo, pois as forças celestes serão abaladas. Então, hão-de ver o Filho do homem vir numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados pela devassidão, a embriaguês e as preocupações da vida, e esse dia não vos surpreenda subitamente como uma armadilha, pois ele sobrevirá sobre todos os que habitam a terra inteira. Portanto, vigiai e orai em todo o tempo, para terdes a força de vos livrar de tudo o que vai acontecer e poderdes estar firmes na presença do Filho do homem».

sábado, 21 de novembro de 2009

Folha Dominical, 2009.11.22

Um Reino diferente

Pronunciamos palavras iguais mas nem sempre com o mesmo significado. Por isso elas se tornam, muitas vezes, “fonte de mal-entendidos… Assim, quando JESUS falava em “Reino de DEUS”, muitos – inclusive os seus Apóstolos – imaginavam logo impérios e fronteiras, cenários de poder e de grandeza, acesso a honras e a privilégios, tempos de paz e de abundância grátis…

JESUS teve, então, de lhes explicar que o REINO que ELE anunciava e de que era Sinal e Fermento não se definia pelos dicionários deste mundo… É um Reino que se manifesta e se desenvolve no coração daqueles que acolhem, de boa vontade, as Sementes que o Espírito de DEUS vai semeando sem cessar: Sementes de “Verdade e de Vida, de Santidade e de Graça, de Justiça, de Amor e de Paz” e as fazem dar fruto pela perseverança… Quando, hoje, dizemos Rei sentimos que a palavra soa a ambiguidade e anacronismo…

O próprio Jesus, como nos diz o Evangelho, afastou-se deliberadamente daqueles que, um dia O queriam fazer Rei. Recusava-se a ser Rei segundo as perspectivas deste mundo…

O seu “REINO” nada tinha a ver com o Poder, Domínio ou Ambição, nada tinha a ver com a opressão ou arbitrariedades, nada tinha a ver com os jogos de interesses ou influências, nada tinha a ver com as vassalagens ou subordinações infantilizadas…

O seu REINO não é deste mundo. O seu reino aponta para um universo de respeito e de simplicidade, de dedicação e de serviço ao Bem comum onde a Paz resulta de um amor à Verdade e à Justiça. É neste REINO e para este REINO que Ele é o mestre e o Guia, o Caminho e o Rei.

Rei que reina, assumindo-se como Servo de todos, esquecido de si, numa entrega total ao serviço da reconciliação do Homem com Deus, com os outros e consigo mesmo; ao serviço da promoção e dignificação da vida em todas as suas dimensões e da construção do mundo segundo os desígnios de Deus.

A PARÒQUIA é um espaço onde o REINO DE CRISTO se vive e se testemunha, e celebra, se anuncia e se comunica. A FESTA DE CRISTO REI interroga-nos sobre a qualidade da nossa “cidadania” e da nossa participação… Bom ANO LITÚRGICO.

Uma boa semana nos dê Deus.


Segunda-feira, 23

08.00h…………………Missa

Terça-feira, 24 – S. André Dung-Lac, presbítero, e companheiros, mártires

17.00-19.30h………Cartório Paroquial

Quarta-feira, 25

17.00-19.30h………Cartório Paroquial

19.00h…...……………Missa

Quinta-feira, 26

14.30-15.30h………Adoração ao SS. Sacramento

17.00-19.30h………Cartório Paroquial

Sexta-feira, 27

08.00h…………………Missa

17.00-19.30h………Cartório Paroquial

Sábado, 28

15.00h…………………Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º catecismo

16.00h…………………Missa com as crianças – Entrega das Bíblias

16.00h…………………Catequese do 1º e 2º catecismo

17.30h…………………Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º catecismo

18.20h…………………Terço na Igreja

19.00h…………………Missa Vespertina

21.30h…………………Encerramento do Festival de Teatro

Domingo, 29 – I DOMINGO ADVENTO – Ano C

09.00h…………………Terço na Igreja

09.30h…………………Missa

11.00h…………………Missa


AVISOS

1. O Festival de Teatro PETRA FICTA termina no próximo sábado. Venham ao teatro!

2. Continuamos a preparar o Encontro Ibérico de Jovens, de Fevereiro próximo. As famílias que possam acolher jovens em sua casa devem procurar a ficha para fazer a inscrição.

3. Durante os meses de Novembro e Dezembro está em pagamento a Côngrua Paroquial. Pede-se, também, o favor de preencher e entregar a ficha dos “Elementos Familiares”.


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Leitura da Palavra - Domingo, 2009.11.22

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo


Leitura da Profecia de Daniel Dan 7,13-14
Contemplava eu as visões da noite, quando, sobre as nuvens do céu, veio alguém semelhante a um filho do homem. Dirigiu-Se para o Ancião venerável e conduziram-no à sua presença. Foi-lhe entregue o poder, a honra e a realeza, e todos os povos e nações O serviram. O seu poder é eterno, não passará jamais, e o seu reino não será destruído.


Salmo Responsorial Salmo 92 (93)

O Senhor é rei num trono de luz.

O Senhor é rei,
revestiu-Se de majestade,
revestiu-Se e cingiu-Se de poder.

Firmou o universo, que não vacilará.
É firme o vosso trono desde sempre,
Vós existis desde toda a eternidade.

Os vossos testemunhos são dignos de toda a fé,
a santidade habita na vossa casa
por todo o sempre.


Leitura do Apocalipse Ap 1, 5-8
Jesus Cristo é a Testemunha fiel, o Primogénito dos mortos, o Príncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama e pelo seu sangue nos libertou do pecado e fez de nós um reino de sacerdotes para Deus seu Pai, a Ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amen. Ei-l’O que vem entre as nuvens, e todos os olhos O verão, mesmo aqueles que 0 trespassaram; e por sua causa hão-de lamentar-se todas as tribos da terra. Sim. Amen. «Eu sou o Alfa e o Omega», diz o Senhor Deus, «Aquele que é, que era e que há-de vir, o Senhor do Universo».



Aleluia.
Bendito o que vem em nome do Senhor,
bendito o reino do nosso pai David.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Jo Is, 33b-37
Naquele tempo, disse Pilatos a Jesus: «Tu és o Rei dos judeus?» Jesus respondeu-lhe: «É por ti que o dizes, ou foram outros que to disseram de Mim?» Disse-Lhe Pilatos: «Porventura eu sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes é que Te entregaram a mim. Que fizeste?» Jesus respondeu: «O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui». Disse-Lhe Pilatos:«Então, Tu és Rei?» Jesus respondeu-lhe: «É como dizes: sou Rei. Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz».

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Folha Dominical, 2009.11.15

Entre a Cinza e o Verde

Era bem simples mas expressivo esse cartaz espalhado por aí, há tempos, numa campanha de prevenção contra incêndios… Nele se viam, lado a lado, o cenário verdejante de uma Floresta viva e o cenário cinzento de uma Floresta toda queimada… E em destaque, esta frase interpelante:

“Entre a cinza e o verde você decide”…

A Liturgia deste Domingo apresenta-nos também palavras e imagens de tonalidades bem diferentes e opostas: Umas são de angústia e de aflição, de trevas e de morte; outras são de luz resplandecente, de vida triunfante e de nova Primavera…

Qual então a tonalidade que deve prevalecer e servir de chave para uma interpretação mais profunda e verdadeira da mensagem que nos quer ser transmitida? A cinza ou o verde? O medo paralisante ou a Esperança activa? Sem dúvida o verde da Esperança.

Por isso a Liturgia deste Domingo escolheu como antífona de entrada estas palavras do Profeta Jeremias: “Os meus pensamentos são de Paz e não de desgraça – diz o Senhor”. E o Salmo que nos convida a cantar é uma proclamação exultante de Fé e de confiança no Amor de DEUS e nos seus desígnios de Salvação.

Por isso, em Jesus Cristo, ELE nos propõe e oferece os “caminhos da vida” e para a VIDA. Caminhos que nos basta conhecer: é preciso segui-los… pois não basta optar pelo verde: é preciso assumir as tarefas e a vigilância que tal opção implica.

“Mas o que significa “efémero”? Significa que está ameaçado de próxima desaparição, respondeu o Geógrafo”.

Uma resposta que muito surpreendeu e perturbou o Principezinho, pois nunca tinha pensado que a sua tão querida Flor fosse efémera…

Ele não sabia ainda que “as coisas visíveis são passageiras”… e que, com o tempo, tudo passa, mesmo o céu e a terra, como diz JESUS no Evangelho. As suas palavras, porém, não passarão. E são Elas que nos dizem e garantem que o FIM para que tudo tende não é o caos, a escuridão e o nada, mas “um novo céu e uma nova Terra” onde a transparência de DEUS será total e ELE será tudo em todos. Esta é a Esperança que ilumina e estimula o nosso viver e o nosso caminhar, apesar de todas as penas e angústias, trevas e “apagões” que a vida e o Mundo nos possam trazer, e trazem, às vezes…

Uma boa semana nos dê Deus.


Segunda-feira, 16

08.00h…………….…Missa

Terça-feira, 17 – S. Isabel da Hungria, religiosa

17.00-19.30h………..Cartório Paroquial

Quarta-feira, 18

17.00-19.30h………..Cartório Paroquial

19.00h…...……….….Missa

Quinta-feira, 19

14.30h………………Terço na Igreja

17.00-19.30h………..Cartório Paroquial

Sexta-feira, 20

08.00h…………….…Missa

17.00-19.30h………..Cartório Paroquial

Sábado, 21 – Apresentação da Virgem Santa Maria

15.00h………………Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º catecismo

16.00h………………Missa com as crianças

16.00h………………Catequese do 1º e 2º catecismo

17.30h………………Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º catecismo

18.20h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa Vespertina

21.30h………………Conselho de Agrupamento

21.30h………………Festival de Teatro

Domingo, 22 – CRISTO REI DO UNIVERSO

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa


AVISOS

1. Não esqueçam que o Festival de Teatro PETRA FICTA continua.

2. Continuamos a preparar o Encontro Ibérico de Jovens, de Fevereiro próximo. As famílias que possam acolher jovens em sua casa devem procurar a ficha para fazer a inscrição.

3. Durante os meses de Novembro e Dezembro está em pagamento a Côngrua Paroquial. Pede-se, também, o favor de preencher e entregar a ficha dos “Elementos Familiares”.



“Seminário, palavra que chama e envia”

Este Domingo, dia 15 de Novembro celebra-se o Dia dos Seminários. Neste Ano Sacerdotal a todos se pede uma oração mais intensa, nesta semana, pelas vocações sacerdotais. Unamo-nos em Oração!