As duas Sabedorias
Mais uma vez o Evangelho nos mostra JESUS a ensinar os seus discípulos, num esforço paciente de lhes transmitir a Sabedoria que vem de Deus – a Sabedoria que vem do Alto – aquela que é verdadeira semente de Paz, de compreensão, de generosidade, de Justiça, de Misericórdia e de boas obras, como nos lembra hoje S. Tiago. Mais uma vez também o evangelho não esconde as dificuldades que os discípulos sentiam em compreender a Mensagem do Mestre… E vê-se bem porquê:
É que afinal, os seus sentimentos e desejos, os seus pensamentos e projectos nada tinham a ver com os de JESUS: O que lhes interessava e os movia, verdadeiramente, era “subir na vida”, ser mais que os outros, mais poderosos, mais importantes… A sua “sabedoria” não era ainda “a que vem do Alto” mas a que vem de baixo, aquela que S. Tiago denuncia como geradora de invejas e ciúmes, de ambições desmedidas e insaciáveis, de competitividades doentias, de injustiças, violências e guerras de todos os géneros e dimensões…
Mas JESUS não desiste de ensinar a sua Mensagem fundamental e urgente: Servir por amor, em espírito de humildade e desinteresse, é o que dá à vida verdadeiro sentido e real grandeza. Uma Mensagem que A. Schweitzer tão bem captou, viveu e confirmou, dizendo:
“Eu não sei qual será o nosso destino, mas uma coisa eu sei: os únicos entre nós que serão realmente felizes são aqueles que procuraram e descobriram como servir.”
De facto, os critérios seguidos e propostos por JESUS para avaliação da importância de alguém, pouco ou nada têm a ver com os do nosso mundo…
No seu “Reino”, o valor de uma pessoa não está no seu poder ou na sua riqueza, no seu sucesso ou no seu prestígio social, mas nos serviços que presta: É maior quem serve mais… Por isso, na última Ceia, a imagem que d`Ele nos quis deixar, para sempre, não foi a do poder ou do sucesso, mas a do serviço aos outros, por mais simples e humilde que seja …
Assim, a esta Luz, fica bem claro que a Comunidade que Jesus nos propõe, é aquela onde o valor e a grandeza de seus membros se mede apenas pela vontade de servir e de ser útil na construção de Bem de todos e para todos. É a sua imagem de marca, aquela que temos de seguir…
Uma boa semana nos dê Deus.
Segunda-feira, 21 - S. Mateus, apóstolo e evangelista
08.00h…………….…Missa
21.30h……………….Conselho Pastoral Paroquial
Terça-feira, 22
17.00-19.30h……….Cartório Paroquial
Quarta-feira, 23
19.00h…...……….…Missa
Quinta-feira, 24
14.30-15.30h……….Adoração ao SS Sacramento
Não há Cartório Paroquial
Sexta-feira, 25
08.00h…………….…Missa
21.30h……………….Reunião dos Crismandos
Sábado, 26
18.20h………………Terço na Igreja
19.00h……………... Missa Vespertina
Domingo, 27 – XXVI DOMINGO COMUM
Início das Actividades dos Escuteiros
09.00h………………Terço na Igreja
09.30h…………….... Missa
11.00h…………..…. Missa
15.00h………………Festa Anual da Legião de Maria
AVISOS
1. Sexta-feira, às 21.30 horas, há encontros para os que vão receber o Sacramento da Confirmação em Outubro.
2. APRESENTAÇÕES DA CATEQUESE
Dia 03 de Outubro – crianças e adolescentes do 2º ao 10º catecismo
· Às 15.00 horas – 3º, 4º, 5º e 6º catecismo, no salão paroquial
· Às 16.00horas – 2º catecismo, no salão paroquial
· Às 17.30 horas – 7º, 8º, 9º e 10º catecismo, no salão paroquial
Para nossa formação
Um Ano Sacerdotal
Referência incontornável deste Ano Sacerdotal será sem dúvida o Santo Cura d'Ars, de quem se celebra século e meio sobre a sua morte. Por si só, pastor sem igual -como o definiu João Paulo II- cumprimento pleno do ministério sacerdotal e da santidade do ministro, poderia constituir todo um programa para este ano. João Maria Vianney morreu em Ars a 4 de Agosto de 1859, depois de quarenta anos de entrega abnegada, quando contava setenta e três anos. Quando chegou a Ars encontrou um povo esquecido da arquidiocese de Lyon, que é actualmente de Belley. No final da sua vida, ali acorriam pessoas de toda França, e a sua fama de santidade, após a sua morte, cedo chamou a atenção da Igreja Universal.
(continua)
Pe. Jorge Madureira,
Secretário Comissão Episcopal Vocações e Ministérios
Sem comentários:
Enviar um comentário