CRISE ANTIGA MAS COM SAÍDA
É indiscutível que a sorte e o destino das pessoas e das famílias, dos povos e do Mundo têm muito a ver com a qualidade e a actuação de quem exerce as várias formas de autoridade, de chefia ou de governo, chamem-se Pais, Professores, Dirigentes, Governantes, “Leaders” ou Pastores… Trata-se, por isso, de uma missão fundamental mas nem sempre desempenhada convenientemente… Por isso se fala, hoje, com insistência, em crise de Autoridade… e na falta de verdadeiros líderes ou pastores…
Tudo isto tem a ver, naturalmente, com a falta de coerência que muitas vezes se verifica entre os princípios e valores que se apregoam e aquilo que, na prática, se faz… E o desencanto é maior quando se comprova que certos cargos assumidos para o Bem do Povo, são afinal exercidos com objectivos menos nobres e mais interesseiros. Mas já era assim no tempo de Jeremias…
O remédio para crise tão antiga é também antigo e chama-se: COMPAIXÃO. Não há outro. E JESUS bem o mostra no Evangelho de hoje: Ele não “desce ao Povo” por estratégia eleitoralista… Ele pertence ao Povo, compartilha a sua vida, sente as suas necessidades e as suas esperanças. Ele não fala ao Povo: fala com o Povo. Ele não se serve do Povo: serve o Povo. Ele é o bom Pastor que não abandona as ovelhas: caminha com elas. Conhece-as, chama-as, guia-as, reúne-as, defende-as até dar por elas a própria vida. É este o PASTOR que hoje nos requisita para continuar em nós e por nós a sua missão…
Depois de ter criticado duramente e amaldiçoado os dirigentes do seu Povo, por serem “pastores” que não olham nem trabalham para o Bem das “ovelhas” e se servem delas para os seus interesses e ambições pessoais, Jeremias anuncia o surgimento de um verdadeiro PASTOR, encarnação da Justiça misericordiosa de DEUS.
JESUS CRISTO é a realização plena e perfeita desse anúncio, modelo para sempre de quantos exercem cargos de chefia ou autoridade, seja qual for o âmbito ou o grau. ELE é o Pastor que derruba os muros que separam e abre caminhos novos que aproximam, para fazer de todos nós um só Povo – como nos diz S. Paulo. ELE é o Bom Pastor atento às situações concretas de cada um, e solícito para com todos, como nos mostra o Evangelho… ELE é a ilustração perfeita do Salmo que a Liturgia deste Domingo nos convida a cantar, a contemplar e a seguir…
Uma boa semana nos dê Deus.
Segunda-feira, 20
08.00h………………Missa
Terça-feira, 21
17.00-19.30h……Cartório Paroquial
Quarta-feira, 22 – S. Maria Madalena, discípula
19.00h………………Missa
Quinta-feira, 23 – S. Brígida, religiosa
14.30h………………Terço na Igreja
Não há Cartório Paroquial
Sexta-feira, 24
08.00h………………Missa
Sábado, 25 – S. Tiago, apóstolo
17.00h………………Terço na Igreja
18.00h………………Missa Nova do Pe Luís Filipe
19.30h………………Convívio
Domingo, 26 – XVII DOMINGO COMUM
09.00h………………Terço na Igreja
09.30h………………Missa
11.00h………………Missa
AVISOS
1. No próximo sábado, dia 25, às 18.00 horas, o Pe Luís Filipe celebra Eucaristia na nossa Comunidade. No final da Eucaristia haverá um convívio. As pessoas que quiserem vir ao convívio têm de trazer uma multa, a entregar no sábado de manhã, até às 11.00 horas.
2. De 27 de Julho e 03 de Agosto o Senhor Padre não estará em Perafita. Por isso, nessa semana, não haverá serviço de Cartório Paroquial.
Para nossa formação
ORAÇÃO PARA O ANO SACERDOTAL
Senhor Jesus,
Vós quisestes dar a Igreja,
Ajudai-nos a viver bem este Ano Sacerdotal, em sua companhia e com o seu exemplo.
Fazei que, a exemplo do Santo Cura D’Ars, possamos aprender como estar felizes e com dignidade diante do Santíssimo Sacramento, como seja simples e quotidiana a vossa Palavra que nos ensina, como seja terno o amor com o qual acolheu os pecadores arrependidos, como seja consolador o abandono confiante à vossa Santíssima Mãe Imaculada e como seja necessária a luta vigilante e fiel contra o Maligno.
Fazei, ó Senhor Jesus que, com o exemplo do Cura D’Ars, os nossos jovens possam sempre mais aprender o quanto seja necessário, humilde e glorioso, o ministério sacerdotal que quereis confiar àqueles que se abrem ao vosso chamado.
Fazei que também em nossas comunidades, tal como aconteceu em Ars, se realizem as mesmas maravilhas de graça que fazeis acontecer quando um sacerdote sabe “colocar amor na sua paróquia”.
Fazei que as nossas famílias cristãs saibam descobrir na Igreja a própria casa, na qual os vossos ministros possam ser sempre encontrados, e saibam fazê-la bela como uma igreja.
Sem comentários:
Enviar um comentário