sábado, 25 de abril de 2009

Folha Dominical, 2009.04.26

Fermento de Renovação

Cristo Ressuscitado é uma presença permanente no meio de nós como fermento de uma vida nova.

Crer na Ressurreição é também acreditar na nossa ressurreição interior, é crer que é possível dar novo rumo e novo impulso à nossa vida e querer dá-lo. Por isso, à proclamação da Ressurreição de Jesus anda sempre ligado o apelo à conversão.

Converter-se é, antes de mais e acima de tudo, decidir-se por Jesus Cristo: entrar n`ELE, incorporar-se n`ELE, acolhendo o seu Espírito e deixando-se moldar e guiar por ELE.

A Fé em Jesus Cristo abre-nos para uma Esperança que é uma exigência de transformação, quer da nossa vida, quer do nosso Mundo.

Converter-se não é, pois, fugir deste mundo: alhear-se das suas realidades ou dos seus problemas. É, antes, não se conformar com ele, não se deixar moldar pelo seu espírito, pelos seus critérios, pelos seus padrões ou valores e procurar viver na fidelidade ao Espírito e à Palavra de Cristo, certos de que ELE é o Caminho para uma Nova Humanidade, a Luz que carecemos para um olhar novo sobre a Vida, o Amor, a Família, a Politica, o Trabalho, as Relações sociais, o Progresso e a Paz.

Bem oportuna é a chamada que nos faz S. João na sua Carta hoje lida: Não basta dizer que conhecemos e acreditamos em Jesus Cristo: é preciso segui-l`O com coerência.

Crer na Ressurreição não é aderir a um Dogma mas a uma Pessoa: JESUS CRISTO – o Vivente que é Fonte de Luz e de Vida, de Sentido e de Esperança, o Fermento de uma nova Humanidade – como diz S. Paulo. Crer no Ressuscitado é, pois, abrir-se à presença e à acção deste Fermento e deixar-se transformar por Ele.

Por isso o convite à Fé anda sempre associado ao convite à conversão. A conversão é, precisamente, a vontade e o esforço de viver em coerência com a Fé que se acolhe e se proclama. É isto que o apóstolo João nos lembra hoje, ao pôr em destaque, mais uma vez, o vínculo indissolúvel entre crer e praticar entre Fé e obras, entre conhecimento e amor. É que não basta conhecer o Caminho …é preciso Caminhar…

Uma boa semana nos dê Deus.

 

Segunda-feira, 27

08.00h………………Missa

Terça-feira, 28

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Quarta-feira, 29 - S. Catarina de Sena, virgem e doutora

19.00h………………Missa

Quinta-feira, 30

14.30h………………Terço na igreja

17.00-19.00h……Cartório Paroquial

Sexta-feira, 01 de Maio – S. José, operário

08.00h………………Missa

14.30h………………Terço na Igreja

Sábado, 02 - S. Atanásio, bispo e doutor

NÃO HÁ CATEQUESE

18.20h………………Terço na igreja

19.00h………………Missa Vespertina

Domingo, 03 – IV DOMINGO DE PÁSCOA

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa

 

 

AVISOS

1. Durante o mês de Maio rezar-se-á o Terço todos os dias na igreja.

2. No próximo sábado não haverá Catequese. Retomamos no dia 09 de Maio.

3. As pessoas interessadas em participar na Viagem que a paróquia está a organizar para Itália devem entregar a inscrição até ao final do mês de Abril.



Ano Paulino

Para Ler e Conhecer São Paulo

I. CONHECES SÃO PAULO?

O MAIOR MISSIONÁRIO DE SEMPRE

Viagem para Roma


Tradições sucessivas falam de uma sua libertação, que teria favorecido tanto uma viagem missionária à Espanha, como uma sucessiva passagem pelo oriente e, especificamente, por Creta, Éfeso e Nicópoles em Épiro. Sempre com base hipotética, supõe-se uma nova detenção e um segundo aprisionamento em Roma (de onde teria escrito as três Cartas chamadas Pastorais, ou seja, duas a Timóteo e uma a Tito), com um segundo processo, que lhe seria desfavorável. Todavia, uma série de motivos induz muitos estudiosos de São Paulo a rematar a biografia do Apóstolo com a narração dos Actos.

Sem comentários: