sábado, 11 de abril de 2009

Folha Dominical, 2009.04.12

CRISTO RESSUSCITOU

Será a morte a última e definitiva palavra sobre tudo e sobre todos, ou será apenas a noite que antecede a aurora de um Dia Novo? A Luz que Cristo ressuscitado irradia é a Luz desse Dia Novo sem ocaso, o 1º Dia da Nova Criação, aquela em que DEUS, na fidelidade ao seu Amor e à sua Aliança, será para sempre TUDO em todos. Por isso, na Fé e na Esperança, proclamamos e cantamos mais uma vez:

“Eis o Dia que o Senhor fez, nele exulte e nos alegremos!”

Mas celebrar este Dia é, acima de tudo, como nos recorda e exorta S. Paulo, abrir a nossa vida a Cristo Ressuscitado, o FERMENTO da nova Humanidade, e deixar que Ele actue em nós, nos guie e nos transforme segundo o seu ESPIRITO. ELE é, na verdade o FERMENTO de uma VIDA que a Morte não destrói.

1- Crer no Ressuscitado é crer que Jesus está vivo, presente e activo no meio de nós, pela força do seu Espírito, conduzindo o Mundo e a História para o Destino querido por Deus.

2 – Crer no Ressuscitado é descobrir que a nossa oração não é monólogo sem interlocutor que nos escute mas diálogo com Alguém vivo que está junto de nós, na própria raiz da Vida.

3 – Crer no Ressuscitado é deixar-nos interpelar pela sua Palavra viva recolhida nos Evangelhos e ir descobrindo, por experiência, que Ela é, de facto, ESPIRITO E VIDA para aqueles que A põem em prática.

4 – Crer no Ressuscitado é ter a experiência pessoal de que Jesus tem a Força para mudar as nossas vidas, para ressuscitar todo o bom que há em nós, para libertar de tudo quanto nos impede de viver na Liberdade dos Filhos de Deus.

5 – Crer no Ressuscitado é saber vê-Lo no último e mais pequeno dos homens,  chamando-nos à fraternidade e a uma solidariedade activa e concreta com os mais necessitados.

6 – Crer no Ressuscitado é participar vivamente nos encontros e tarefas da comunidade cristã, na certeza de que, quando 2 ou 3 nos reunimos em seu nome, aí está ELE dando força e sentido às nossas vidas”.

Boa Páscoa! A alegria de Cristo Ressuscita encha os vossos corações.

Uma boa semana nos dê Deus.

 

 

Segunda-feira, 13

NÃO HÁ MISSA

Terça-feira, 14

08.00h……………Missa

NÃO HÁ CARTÓRIO

Quarta-feira, 15

19.00h……………Missa

Quinta-feira, 16

14.30h……………Terço na igreja

17.00-19.30h…..Cartório Paroquial

Sexta-feira, 17

08.00h……………Missa

21.30h……………7ª Conferência Paulina

Sábado, 18

15.00-16.00h…..Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16.00h……………Missa com as crianças (Festa do Credo)

16.30-17.15h…..Catequese do 1º e 2º Ano

17.30-18.45h…..Catequese do 6º, 7º, 8º, 9º e 10º Ano

17.30h……………Grupo de Jovens

18.20h……………Terço na igreja

19.00h……………Missa Vespertina

Domingo, 19 – II DOMINGO DE PÁSCOA

DIA DIOCESANO DA JUVENTUDE

09.00h……………Terço na Igreja

09.30h……………Missa

11.00h……………Missa


AVISOS

1. Sexta-feira, às 21.30 horas, na Paróquia de Leça do Balio tem lugar a 7ª Conferência sobre São Paulo. Não esqueçam!

2. No próximo sábado retomamos a Catequese paroquial e celebraremos Eucaristia com as crianças, às 16.00 horas.



Ano Paulino

Para Ler e Conhecer São Paulo

I. CONHECES SÃO PAULO?

O MAIOR MISSIONÁRIO DE SEMPRE

A terceira Viagem (cf. Act 18, 23-21, 6)


Daí partiu novamente, içando as velas rumo a Tiro, de onde depois chegou a Cesareia Marítima para subir mais uma vez a Jerusalém. Ali foi preso por causa de um mal-entendido: alguns judeus julgaram que fossem pagãos outros judeus de origem grega, introduzidos por Paulo na área do templo reservada exclusivamente aos israelitas. A prevista condenação à morte foi-lhe poupada graças à intervenção do tribuno romano de guarda na área do Templo (cf. Act 21, 27-36); isto verificou-se quando o Procônsul na Judeia era António Felice. depois de ter passado um período de prisão (cuja duração é discutível), e tendo Paulo, como cidadão romano, feito apelo a César (que então era Nero), o sucessivo Procurador Pórcio Festo convidou-o para ir a Roma sob a guarda militar.

Sem comentários: