quinta-feira, 30 de abril de 2009

Folha Dominical, 2009.05.03

O Bom Pastor

É indiscutível que a sorte e o destino das pessoas, das famílias, dos povos e do Mundo tem muito a ver com a qualidade e a actuação de quem os educa ou orienta, de quem exerce as várias formas de autoridade ou de governo, chamem-se Pais, Professores, Dirigentes, Governantes, Autarcas, “Leaders” ou Pastores…

Todos os anos, no 4º Domingo de Páscoa, somos convidados a contemplar Aquele que é, para sempre, modelo de vida ao serviço dos outros; Vida que se dá para dar vida e fazer viver; Mestre e Bom Pastor que é preciso escutar e fazer escutar, seguir e ajudar a seguir…

No Evangelho deste Domingo – DIA MUNDIAL DAS VOCAÇÕES – destacam-se 3 pontos fundamentais na apresentação de Jesus, o Bom Pastor:

1 – “O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas”. O Bom Pastor assume a sua missão como um serviço fraterno: não se serve dos outros mas põe-se ao seu serviço para que as suas vidas tenham sempre mais sentido, mais dignidade e valor.

2 – “Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me”. O Bom Pastor quer ter uma relação bem pessoal com cada membro do seu Redil. Conhece a cada um pelo seu nome, compartilha a sua situação, a sua necessidade, o seu problema, o seu anseio, tem presente a sua história e as suas condicionantes.

3 – “ Tenho ainda outras ovelhas que não são deste Redil e preciso de as reunir”. O Bom Pastor não censura nem condena os que ainda não ouviram nem seguem a sua voz… Mas não os esquece e tudo faz para que cheguem a escutá-la e se tornem também membros do seu Povo e peregrinos do Reino de Deus.

É este Bom Pastor que hoje mais uma vez contemplamos: Escutemos a sua voz com atenção, sigamos os seus passos e atitudes. A seu modo e a seu tempo somos todos chamados a ser ovelhas e pastores no seu Redil.

Uma boa semana nos dê Deus.


Segunda-feira, 04

08.00h………………Missa

14.30h………………Terço na Igreja

Terça-feira, 05

14.30h………………Terço na Igreja

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Quarta-feira, 06

14.30h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa

21.30h………………Reunião de Baptismos

Quinta-feira, 07

14.30h………………Terço na igreja

17.00-19.00h……Cartório Paroquial

21.30h………………Na Escola de Paulo

Sexta-feira, 08

08.00h………………Missa

14.30h………………Terço na Igreja

Sábado, 09

15.00-16.00h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16.30-17.15h……Catequese do 1º e 2º Ano

17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano

17.30h………………Grupo de Jovens

18.20h………………Terço na igreja

19.00h………………Missa Vespertina – Festa da Vida

Domingo, 10 – V DOMINGO DE PÁSCOA

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa

12.00h………………Baptismos

 

AVISOS

1. Durante o mês de Maio, junto dos respectivos catequistas, os pais têm de fazer a renovação da matrícula na catequese do próximo ano, para as crianças.

2. No próximo domingo, dia 10 de Maio, iniciamos as inscrições para a Peregrinação a Fátima, no primeiro fim-de-semana de Setembro.


Ano Paulino

Para Ler e Conhecer São Paulo

I. CONHECES SÃO PAULO?

O MAIOR MISSIONÁRIO DE SEMPRE

Tudo pelo Evangelho

Entretanto, neste breve elenco das viagens de Paulo, é suficiente saber como ele se dedicou ao anúncio do evangelho sem poupar energias, enfrentando uma série de provas gravosas, das quais nos deixou o elenco na segunda Carta aos Coríntios (cf. 11, 21-28). De resto, é ele quem escreve: "Faço tudo por causa do Evangelho" (1 Cor 9, 23), exercendo com absoluta generosidade aquela à qual ele chama "solicitude por todas as Igrejas" (2 Cor 11, 28). Vemos um compromisso que só se explica com uma alma realmente fascinada pela luz do Evangelho, apaixonada por Cristo, uma alma sustentada por uma profunda convicção: é necessário levar ao mundo a luz de Cristo, anunciar o Evangelho a todos. Desta breve resenha das viagens de São Paulo ressalta a sua paixão pelo Evangelho, a grandeza, a beleza e a profunda necessidade do Evangelho para todos nós.

Leitura da Palavra, 2009.05.03

IV DOMINGO DA PÁSCOA

Domingo do Bom Pastor /Dia da Mãe



Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 4, 8-12 
Naqueles dias, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: «Chefes do povo e anciãos, já que hoje somos interrogados sobre um benefício feito a um enfermo e o modo como ele foi curado, ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado na vossa presença. Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que veio a tornar-se pedra angular. E em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos». 


Salmo Responsorial Salmo 117 (118)

A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. 

Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, 
porque é eterna a sua misericórdia. 
Mais vale refugiar-se no Senhor, 
do que fiar-se nos homens. 
Mais vale refugiar-se no Senhor, 
do que fiar-se nos poderosos. 

Eu Vos darei graças porque me ouvistes 
e fostes o meu Salvador. 
A pedra que os construtores rejeitaram 
tornou-se pedra angular. 
Tudo isto veio do Senhor: 
é admirável aos nossos olhos. 

Bendito o que vem em nome do Senhor, 
da casa do Senhor nós vos bendizemos. 
Vós sois o meu Deus: eu vos darei graças. 
Vós sois o meu Deus: eu Vos exaltarei. 
Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, 
porque é eterna a sua misericórdia. 


Leitura da primeira Epístola de São João 1 Jo 3, 1-2 
Caríssimos: Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. E somo-lo de facto. Se o mundo não nos conhece, é porque não O conheceu a Ele. Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos tal como Ele é. 


Aleluia.

Eu sou o bom pastor, diz o Senhor:
conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Jo 10, 11-18 
Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o Lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem - Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai». O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas. 

sábado, 25 de abril de 2009

Folha Dominical, 2009.04.26

Fermento de Renovação

Cristo Ressuscitado é uma presença permanente no meio de nós como fermento de uma vida nova.

Crer na Ressurreição é também acreditar na nossa ressurreição interior, é crer que é possível dar novo rumo e novo impulso à nossa vida e querer dá-lo. Por isso, à proclamação da Ressurreição de Jesus anda sempre ligado o apelo à conversão.

Converter-se é, antes de mais e acima de tudo, decidir-se por Jesus Cristo: entrar n`ELE, incorporar-se n`ELE, acolhendo o seu Espírito e deixando-se moldar e guiar por ELE.

A Fé em Jesus Cristo abre-nos para uma Esperança que é uma exigência de transformação, quer da nossa vida, quer do nosso Mundo.

Converter-se não é, pois, fugir deste mundo: alhear-se das suas realidades ou dos seus problemas. É, antes, não se conformar com ele, não se deixar moldar pelo seu espírito, pelos seus critérios, pelos seus padrões ou valores e procurar viver na fidelidade ao Espírito e à Palavra de Cristo, certos de que ELE é o Caminho para uma Nova Humanidade, a Luz que carecemos para um olhar novo sobre a Vida, o Amor, a Família, a Politica, o Trabalho, as Relações sociais, o Progresso e a Paz.

Bem oportuna é a chamada que nos faz S. João na sua Carta hoje lida: Não basta dizer que conhecemos e acreditamos em Jesus Cristo: é preciso segui-l`O com coerência.

Crer na Ressurreição não é aderir a um Dogma mas a uma Pessoa: JESUS CRISTO – o Vivente que é Fonte de Luz e de Vida, de Sentido e de Esperança, o Fermento de uma nova Humanidade – como diz S. Paulo. Crer no Ressuscitado é, pois, abrir-se à presença e à acção deste Fermento e deixar-se transformar por Ele.

Por isso o convite à Fé anda sempre associado ao convite à conversão. A conversão é, precisamente, a vontade e o esforço de viver em coerência com a Fé que se acolhe e se proclama. É isto que o apóstolo João nos lembra hoje, ao pôr em destaque, mais uma vez, o vínculo indissolúvel entre crer e praticar entre Fé e obras, entre conhecimento e amor. É que não basta conhecer o Caminho …é preciso Caminhar…

Uma boa semana nos dê Deus.

 

Segunda-feira, 27

08.00h………………Missa

Terça-feira, 28

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Quarta-feira, 29 - S. Catarina de Sena, virgem e doutora

19.00h………………Missa

Quinta-feira, 30

14.30h………………Terço na igreja

17.00-19.00h……Cartório Paroquial

Sexta-feira, 01 de Maio – S. José, operário

08.00h………………Missa

14.30h………………Terço na Igreja

Sábado, 02 - S. Atanásio, bispo e doutor

NÃO HÁ CATEQUESE

18.20h………………Terço na igreja

19.00h………………Missa Vespertina

Domingo, 03 – IV DOMINGO DE PÁSCOA

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa

 

 

AVISOS

1. Durante o mês de Maio rezar-se-á o Terço todos os dias na igreja.

2. No próximo sábado não haverá Catequese. Retomamos no dia 09 de Maio.

3. As pessoas interessadas em participar na Viagem que a paróquia está a organizar para Itália devem entregar a inscrição até ao final do mês de Abril.



Ano Paulino

Para Ler e Conhecer São Paulo

I. CONHECES SÃO PAULO?

O MAIOR MISSIONÁRIO DE SEMPRE

Viagem para Roma


Tradições sucessivas falam de uma sua libertação, que teria favorecido tanto uma viagem missionária à Espanha, como uma sucessiva passagem pelo oriente e, especificamente, por Creta, Éfeso e Nicópoles em Épiro. Sempre com base hipotética, supõe-se uma nova detenção e um segundo aprisionamento em Roma (de onde teria escrito as três Cartas chamadas Pastorais, ou seja, duas a Timóteo e uma a Tito), com um segundo processo, que lhe seria desfavorável. Todavia, uma série de motivos induz muitos estudiosos de São Paulo a rematar a biografia do Apóstolo com a narração dos Actos.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Leitura da Palavra - Domingo, 2009.04.26

III Domingo da Páscoa


LEITURA I – Act 3,13-15.17-19

Naqueles dias, Pedro disse ao povo: «O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, o Deus de nossos pais, glorificou o seu Servo Jesus, que vós entregastes e negastes na presença de Pilatos, estando ele resolvido a soltá-l’O. Negastes o Santo e o Justo e pedistes a libertação dum assassino; matastes o autor da vida, mas Deus ressuscitou-O dos mortos, e nós somos testemunhas disso. Agora, irmãos, eu sei que agistes por ignorância, como também os vossos chefes. Foi assim que Deus cumpriu o que de antemão tinha anunciado pela boca de todos os Profetas: que o seu Messias havia de padecer. Portanto, arrependei-vos e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam perdoados».

 

 

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 4

 

Fazei brilhar sobre nós, Senhor,

A luz do vosso rosto.

 

Quando Vos invocar, ouvi-me, ó Deus de justiça.

Vós que na tribulação me tendes protegido,

compadecei-vos de mim e ouvi a minha súplica.

 

Sabei que o Senhor faz maravilhas pelos seus amigos,

o Senhor me atende quando O invoco.

 

Muitos dizem: «Quem nos fará felizes?»

Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz da vossa face.

 

Em paz me deito e adormeço tranquilo,

porque só Vós, Senhor, me fazeis repousar em segurança.

 

 

LEITURA II – 1 Jo 2,1-5a

Meus filhos, escrevo-vos isto, para que não pequeis. Mas se alguém pecar, nós temos Jesus Cristo, o Justo, como advogado junto do Pai. Ele é a vítima de propiciação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro. E nós sabemos que O conhecemos, se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz conhecê-l’O e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Mas se alguém guardar a sua palavra, nesse o amor de Deus é perfeito.

 

 

ALELUIA – Lc 24,32

Senhor Jesus, abri-nos as Escrituras,

falai-nos e inflamai o nosso coração.

 

 

EVANGELHO – Lc 24,35-48

Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir do pão. Enquanto diziam isto, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Espantados e cheios de medo, julgavam ver um espírito. Disse-lhes Jesus: «Porque estais perturbados e porque se levantam esses pensamentos nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo; tocai-Me e vede: um espírito não tem carne nem ossos, Como vedes que Eu tenho». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como eles, na sua alegria e admiração, não queriam ainda acreditar, perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa para comer?» Deram-Lhe uma posta de peixe assado, que Ele tomou e começou a comer diante deles. Depois disse-lhes: «Foram estas as palavras que vos dirigi, quando ainda estava convosco: ‘Tem de se cumprir tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’». Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de todas estas coisas».

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Folha Dominical, 2009.04.19

Um Encontro determinante

“Oito dias depois…”

E foi assim, desde há 2000 anos: No 1º Dia de cada Semana, os cristãos se reúnem para celebrar O DIA DO SENHOR. O dia do Senhor ou DOMINGO foi, desde as origens, um espaço gozoso em que a Igreja se evangeliza a si mesma, escutando a Palavra do seu Mestre, e se converte em Comunidade: de Fé, de Amor e de Esperança no meio do Mundo.

Assumi-lo e participar na sua Celebração é um sinal da fidelidade ao Senhor e da pertença à Igreja, que é o seu Povo e instrumento da sua acção no Mundo. Foi este ENCONTRO SEMANAL, nunca interrompido, que manteve aceso e irradiante no Mundo o Espírito de Jesus e a sua Mensagem de Vida e de Salvação. Por isso, participar neste ENCONTRO não é tudo mas é fundamental…

A experiência da Ressurreição de Jesus operou nos seus discípulos uma transformação radical: Ganharam um novo Horizonte, uma perspectiva inteiramente nova sobre a realidade humana do passado, do presente e do futuro. Ganharam, sobretudo, a consciência de que Jesus Cristo  – “ a pedra que os construtores rejeitaram” – tornou-se a Pedra Angular da nova Humanidade. Ganharam a consciência de que Jesus continua sendo uma PRESENÇA, uma presença viva, actuante e redentora, pela força do seu Espírito. Espírito que, a partir de então, actua através, de um outro Corpo: o seu Corpo Místico que é a Igreja, ou a Comunidade dos cristãos.

Eles tomam a consciência fundamental de que são o prolongamento vivo de Cristo e de que a sua missão e função é anunciar e ir realizando, aos poucos, o Reino de Deus no meio dos homens, sob os véus da Fé, do amor, da esperança e do mistério. Missão que nasce da convicção de que o Ressuscitado é agora o Senhor de todas as coisas, Fonte de Paz

e de Reconciliação do homem consigo mesmo, dos homens entre si e com o Mundo.

Missão que Jesus lhes transmite logo após a sua Ressurreição, como nos lembra hoje o Evangelho: “ Como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós”. E os enviados, hoje, somos nós… Eu e tu…

Uma boa semana nos dê Deus.

 

 

Segunda-feira, 20

08.00h………………Missa

Terça-feira, 21

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

21.30h………………Reunião Secretariado Paroquial da Catequese

Quarta-feira, 22

19.00h………………Missa

Quinta-feira, 23

10.00-11.00h……Cadeia Diocesana de Oração

14.30h………………Terço na igreja

17.00-19.00h……Cartório Paroquial

Sexta-feira, 24

08.00h………………Missa

21.30h………………VIA-LUCIS

Sábado, 25

15.00-16.00h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16.30-17.15h……Catequese do 1º e 2º Ano

17.30-18.45h……Catequese do 6º, 7º, 8º, 9º e 10º Ano

17.30h………………Grupo de Jovens

18.20h………………Terço na igreja

19.00h………………Missa Vespertina

Domingo, 26 – III DOMINGO DE PÁSCOA

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa

 

 

AVISOS

1. Quinta-feira, entre as 10.00 e as 11.00 horas podemos estar na Igreja na Cadeia de Oração Diocesana pelas Vocações Sacerdotais.

2. Sexta-feira, às 21.30 horas, na Zona Social da Paróquia, há Momento de Oração com uma VIA-LUCIS. O parque estará fechado aos carros.

3. As pessoas interessadas em participar na Viagem que a paróquia está a organizar para Itália devem entregar a inscrição até ao final do mês de Abril.



Ano Paulino

Para Ler e Conhecer São Paulo

I. CONHECES SÃO PAULO?

O MAIOR MISSIONÁRIO DE SEMPRE

Viagem para Roma


Na viagem para Roma passou pelas ilhas mediterrâneas de Creta e Malta, e depois pelas cidades de Siracusa, Régio da Calábria e Pozuóli. Os cristãos de Roma foram ao seu encontro na Via Ápia, até ao Foro de Ápio (aprox. 70 km a sul da capital) e outros até às Três Tavernas (aprox. 40 km). Em Roma encontrou-se com os delegados da comunidade judaica, à qual confiou que era "a esperança de Israel" que trazia as suas cadeias (cf. Act 28, 20). No entanto, a narração de Lucas termina com a menção de dois anos passados em Roma sob uma branda guarda militar, sem se referir a uma sentença de César (Nero) e muito menos à morte do acusado.