E para além da morte?
Eis uma questão que nos acompanha e inquieta desde o principio: Que nos espera para além da morte? Para onde caminhamos nesta passagem tão rápida pela Vida e pelo Mundo?
Será que a Vida tem algum Sentido, ou terá a Morte a última palavra e a vida não passa então de “uma paixão inútil”, ou de uma ponte entre dois nadas”?
A Palavra de Deus vem hoje ao encontro destas interrogações e confirma a Fé e a Esperança que proclamamos no nosso Credo: “Creio na Vida Eterna”. “Espero a Ressurreição dos mortos e a Vida do Mundo que há-de vir.”
Fé e Esperança de que o homem, como a semente, não nasce para morrer: Morre para viver. Por isso, com razão, os primeiros cristãos chamavam ao dia da morte: dia de Natal. Dia do Nascimento para uma Vida Nova em Deus e para uma comunhão nova com os outros, em Deus também.
Deus é, na verdade, o Futuro do Homem, Habitação Eterna que a todos Se oferece como Meta do nosso caminhar e para a qual nós cremos que JESUS é o verdadeiro Caminho.
O fundamento desta Fé e desta Esperança é, justamente, o mistério do Amor de Deus que se manifestou em Jesus Cristo. Ele é, na verdade, a Ressurreição e a Vida para os que n`ELE crêem. Neste dia tão especial que bem poderia ser proposto para
“Dia Mundial do Silêncio”,
recordamos com saudade, amor e gratidão aqueles que já partiram, e celebramos com Fé e Esperança a garantia que JESUS nos deixou:
“Onde Eu estiver, vós estareis também… Na Casa de meu Pai há muitas Moradas… Se assim não fosse, Eu vos teria dito…”
É para DEUS que caminhamos. Não é da Morte a última palavra.
Uma boa semana nos dê Deus.
Segunda-feira, 03
08.00h………………Missa
Terça-feira, 04 – S. Carlos Borromeu, bispo
Não há Cartório
Quarta-feira, 05
19.00h………………Missa
Quinta-feira, 06 – B. Nuno de Santa Maria, religioso
14.30h………………Terço na Igreja
Não há Cartório
21.30h………………Reunião de Baptismos
Sexta-feira, 07
08.00h………………Missa
Sábado, 08
15.00h………………Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano
16.30h………………Catequese do 1º e 2º Ano
17.30h………………Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano
18.20h………………Terço na Igreja
19.00h………………Missa vespertina
21.30h………………Teatro
Domingo, 09 – XXXII DOMINGO COMUM
Festa da DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE LATRÃO
09.00h………………Terço na Igreja
09.30h………………Missa
11.00h………………Missa
12.00h………………Baptismos
AVISOS
1. Retomamos a catequese paroquial no próximo sábado, dia 08 de Novembro, já nos novos horários. A vossa atenção!
Ano Paulino
O evangelizador possuído por Cristo
(continuação da Folha Dominical anterior)
A exigência do percurso catequético
A fé é o grande acontecimento da vida do cristão. É que, no Evangelho, “é revelada a justiça de Deus, que vem da fé e conduz à fé, conforme está escrito: «o justo viverá da fé» (Rom 1,17). A fé reaviva-se com a escuta permanente da Palavra de Deus, o Evangelho de Jesus Cristo. Ela é “Palavra de vida” (Fil 2,16), o crescimento da Igreja identifica-se com a vitalidade da Palavra (cf. Act 19,20).
O caminho catequético leva, sobretudo, à identificação com Cristo. O baptismo, sacramento pelo qual os que acreditaram em Jesus Cristo, através da Palavra, entram na comunidade dos discípulos, para caminharem em Igreja, consiste em morrer com Cristo, para com Ele ressuscitar (cf. Rom 6,3-11). Este morrer com Cristo, o sepultar o homem velho, mostra bem a convicção de Paulo de que o cristão é chamado a uma vida nova, em que se manifesta a epifania da graça, na força do Espírito (cf. Rom 8,5-17; Col 3,5-17).
Ano Paulino, uma proposta pastoral
Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa
Sem comentários:
Enviar um comentário