SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS
Primeira Leitura - Ap 7, 2-4.9-14
Leitura do Apocalipse de São João
Eu, João, vi um Anjo que subia do Nascente, trazendo o selo do Deus vivo. Ele clamou em alta voz aos quatro Anjos a quem foi dado o poder de causar dano à terra e ao mar: «Não causeis dano à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus». E ouvi o número dos que foram marcados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. Depois disto, vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé, diante do trono e na presença do Cordeiro, vestidos com túnicas brancas e de palmas na mão. E clamavam em alta voz: «A salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro». Todos os Anjos formavam círculo em volta do trono, dos Anciãos e dos quatro Seres Vivos. Prostraram-se diante do trono, de rosto por terra, e adoraram a Deus, dizendo: «Amen! A bênção e a glória, a sabedoria e a acção de graças, a honra, o poder e a força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amen!». Um dos Anciãos tomou a palavra e disse-me: «Esses que estão vestidos de túnicas brancas, quem são e de onde vieram?». Eu respondi-lhe: «Meu Senhor, vós é que o sabeis». Ele disse-me: «São os que vieram da grande tribulação, os que lavaram as túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro».
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL - Salmo 23 (24), 1-2.3-4ab.5-6
Refrão: Esta é a geração dos que procuram o Senhor.
Do Senhor é a terra e o que nela existe,
o mundo e quantos nele habitam.
Ele a fundou sobre os mares
e a consolidou sobre as águas.
Quem poderá subir à montanha do Senhor?
Quem habitará no seu santuário?
O que tem as mãos inocentes e o coração puro,
o que não invocou o seu nome em vão.
Este será abençoado pelo Senhor
e recompensado por Deus, seu Salvador.
Esta é a geração dos que O procuram,
que procuram a face de Deus.
Segunda Leitura - 1 Jo 3, 1-3
Leitura da Primeira Epístola de São João
Caríssimos: Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamar filhos de Deus. E somo-lo de facto. Se o mundo não nos conhece, é porque não O conheceu a Ele. Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos tal como Ele é. Todo aquele que tem n’Ele esta esperança purifica-se a si mesmo, para ser puro, como Ele é puro.
Palavra do Senhor.
ALELUIA
Vinde a Mim, vós todos os que andais cansados e oprimidos
e Eu vos aliviarei, diz o Senhor.
EVANGELHO - Mt 5, 1-12a
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-Se. Rodearam-n’O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo: «Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa».
Palavra da salvação.
Ser Santo
Ser santo não é fazer milagres
Não é ir à missa todos os dias
Não é rezar o rosário diariamente
Não é conhecer a Bíblia de cor
Não é ser um pregador famoso ou um mega-star religioso
Não é rezar três horas por dia
Não é jejuar a pão e água três vezes por semana
Não é ser beato, carola ou esquisito
Não é ser estranho, diferente ou triste
Não é ser puritano, reprimido e com coisas não resolvidas
Não é ser alienado, acrítico e neutro
Não é ser indiferente à dor, à fome e à miséria
SER SANTO...
É ser amigo de Deus
É ser amigo dos homens
É ser normal
É ser, em muitas coisas, igual a todo mundo
É saber se divertir, ouvir uma boa música, assistir a um bom filme, sair com amigos
É ser casto sem ser puritano
É ser alegre e divertido sem ser palhaço ou vulgar
É saber saborear as coisas boas da vida
É sentir saudades de Deus
É ter diariamente um tempo só para Deus
É conhecer a dor e o sofrimento
É lembrar de Deus durante o dia
É saber dizer um obrigado a Deus por um doce delicioso, por uma boa música,
por um lindo pôr do sol
É colocar Deus no lugar em que deve estar: no primeiro
É ser gentil, educado, cortês
É amar a Deus, amar a si mesmo, amar os homens, amar a vida
É ver em cada homem um amigo em potencial
É ter um caso de amor com Deus
É estar secretamente apaixonado por Deus
É ser gente, é ser humano, é ser amigo
É ser feliz
Sinais e Estímulos
Somos uma Família que se gloria dos seus melhores filhos: os Santos. Nós não adoramos os Santos… Sabemos que são de “carne e osso” como nós, que levaram uma existência como a nossa, com as mesmas dificuldades, as mesmas interrogações e angústias, os mesmos problemas e preocupações… E não resolviam “isso” com milagres nem com “anjos” a levá-los ao colo … mas lutando com humildade e perseverança, colaborando assim com a Graça de Deus…
Nós não adoramos os Santos: Veneramo-los. E esta veneração tem todo o sentido: é o reconhecimento e a gratidão por esses homens e mulheres
que nos mostraram com as suas vidas que o Ideal marcado por Jesus no Evangelho e nas suas Bem-aventuranças não é uma utopia absurda e irrealizável: é uma Luz e uma Meta dos quais nos podemos aproximar; e que cada passo nesse sentido abre-nos um pouco mais para Deus e para os outros. Tornando o Mundo mais humano e habitável para todos, e faz-nos experimentar uma liberdade, uma paz e uma alegria que nenhum outro caminho nos pode dar.
Os Santos são, pois, ilustrações vivas do Evangelho, vitrais por onde passa a Luz que veio para iluminar todo o homem, sinais da proximidade de Deus e da sua Bondade, companheiros que, com o seu testemunho, nos despertam e estimulam a ser mais crentes e confiantes, mais simples e méis humildes, mais verdadeiros e rectos, mais justos e solidários, mais abertos e compreensivos, mais empenhados na construção de um Mundo segundo os desígnios de Deus.
As Bem-aventuranças, hoje, mais uma vez, proclamadas são a contestação radical de uma Sociedade e de um Mundo cujos valores máximos se definem em termos de riqueza, poder, força, segurança, prestígio, conforto, prazer, liberdade sem limites, e a proclamação fundamental de um Mundo e de um Reino cujos valores são, acima de tudo, a Justiça, a Solidariedade, a transparência, a misericórdia, a busca sincera da Comunhão e da Paz. Mais do que um discurso ou um sermão, as Bem-aventuranças são um verdadeiro Retrato de Jesus. São também o perfil que ELE traçou de todo aquele que quer ser seu discípulo… Os Santos que hoje celebramos são, por isso todos aqueles que, de alguma forma, tentaram viver de acordo ou na direcção desse perfil. Um bom dia dos Santos nos dê Deus.
AVISOS
- Hoje não há Catequese. Retomamos no próximo sábado, já nos novos horários.
- Faz-se, neste fim-de-semana o Peditório para a Liga Portuguesa contra o Cancro.
- Em Comunidade, no final das Eucaristias deste fim-de-semana, fazemos, também, a Oferta para as Irmãzinhas dos Pobres, da casa do Pinheiro Manso.