Domingo de Ramos na Paixão do Senhor
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus Mt. 21, 1-11 (Bênção dos Ramos)
Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, junto ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, dizendo-Ihes: “Ide à povoação que está em frente e encontrareis uma jumenta presa e, com ela, um jumentinho. Soltai-os e trazei-mos. E se alguém vos disser alguma coisa, respondei que o Senhor precisa deles, mas não tardará em devolvê-los”. Isto sucedeu para se cumprir o que o Profeta tinha anunciado: “Dizei à filha de Sião: 'Eis o teu Rei, que vem ao teu encontro humildemente montado num jumentinho, filho de uma jumenta'”. Os discípulos partiram e fizeram como Jesus lhes ordenara: trouxeram a jumenta e o jumentinho, puseram-lhes em cima as capas e Jesus sentou-Se sobre elas. Numerosa multidão estendia as capas no caminho; outros cortavam ramos de árvores e espalhavam-nos pelo chão. E, tanto as multidões que vinham à frente de Jesus como as que O seguiam, diziam em altos brados: “Hossana ao Filho de David! Bendito O que vem nome do Senhor! Hossana nas alturas!”. Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou alvoroço. “Quem é Ele?” - perguntavam. E a multidão respondia: “É Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia”.
Leitura do Livro de Isaías Is 50, 4-7
O Senhor deu-me a graça de falar como um discípulo, para que eu saiba dizer uma palavra de alento aos que andam abatidos. Todas as manhãs Ele desperta os meus ouvidos, para eu escutar, como escutam os discípulos. O Senhor Deus abriu-me os ouvidos e eu não resisti nem recuei um passo. Apresentei as costas àqueles que me batiam, e a face aos que me arrancavam a barba; não desviei o meu rosto dos que me insultavam e cuspiam. Mas o Senhor Deus veio em meu auxílio, e, por isso, não fiquei envergonhado; tornei o meu rosto duro como pedra, e sei que não ficarei desiludido.
Salmo Responsorial Salmo 21 (22)
Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?
Todos os que me vêem escarnecem de mim,
estendem os lábios e meneiam a cabeça:
"Confiou no Senhor, Ele que o livre,
Ele que o salve, se é seu amigo".
Matilhas de cães me rodearam,
cercou-me um bando de malfeitores.
Trespassaram as minhas mãos e os meus pés,
posso contar todos os meus ossos.
Repartiram entre si as minhas vestes
e deitaram sortes sobre a minha túnica.
Mas Vós, Senhor, não Vos afasteis de mim,
sois a minha força, apressai-Vos a socorrer-me.
Hei-de falar do Vosso nome aos meus irmãos,
hei-de louvar-Vos no meio da assembleia.
Vós, que temeis o Senhor, louvai-O,
glorificai-O, vós todos os filhos de Jacob,
reverenciai-O, vós todos os filhos de Israel.
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipenses Filip 2, 6-11
Cristo Jesus, que era de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio. Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem no céu, na terra e nos abismos, e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Cristo obedeceu até à morte e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes.
NOTA - A Leitura da Paixão do Senhor faz-se sem círios e sem incenso, sem saudação e sem signação do livro. Na falta de diáconos ou de presbíteros, a Paixão do Senhor pode ser lida por leitores, reservando-se a parte de Cristo ao sacerdote ou diácono. Dada a extensão do texto não é possível transcrevê-la neste espaço. A forma longa é Mt 26, 14-27, 66. A forma breve é Mt 27, 11-54. Não se omita a homilia, ainda que muito breve.
Senhor D. Julio Tavares Rebimbas
-
Faleceu o Senhor D. Júlio Tavares Rebimbas, Arcebispo-Bispo emérito do
Porto. Oriundo do Presbitério de Aveiro, foi sucessivamente Bispo do
Algarve, Auxili...
Há 14 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário