O Evangelho não é uma história passada… É uma revelação viva e actual que nos manifesta o verdadeiro sentido do que se está a passar diante de nós. E tudo decorre desta verdade central: assumindo a natureza humana, Jesus Cristo solidarizou-se definitivamente com todos os homens, fazendo de cada um – um Membro do seu Corpo. O Evangelho fala-nos pois de Jesus Cristo presente no meio de nós, em cada dia, nosso contemporâneo, nosso próximo e explica-nos como Ele nos trata e como é que nós o tratamos. Cada um de nós está previsto e descrito no Evangelho: basta abri-lo e meditá-lo para aí nos reconhecermos… E é isso que a Liturgia deste Domingo nos convida a fazer, mais uma vez.
Na verdade, a Paixão de Jesus Cristo que hoje começamos a celebrar não é uma história passada: é uma história sempre actual onde estamos metidos, tenhamos ou não consciência disso… Face a Cristo atraiçoado, abandonado, preso, caluniado, maltratado, condenado e crucificado; face a Cristo pobre, doente, emigrante clandestino, explorado e marginalizado, faminto e nu - que é como ELE se apresenta e se descreve sobretudo na incontornável Parábola do Juízo Final – que temos feito d`ELE? Que papel temos desempenhado? Eis a pergunta fundamental que nos vem da Liturgia deste Domingo de Ramos. Nesta Paixão que continua cabe-nos escolher um papel… E não escolher seria a pior das escolhas.
A Liturgia deste Domingo apresenta-nos 2 cenas da vida de Jesus aparentemente contraditórias:
- A sua entrada triunfal em Jerusalém
- e a sua paixão e morte na cruz.
Mas só aparentemente é que o são… A Luz da Páscoa associa-as e une-as como 2 aspectos da mesma verdade: Há um modo de viver e de morrer que não se perderá jamais no vazio. Há algo que é mais forte do que a própria Morte: o Amor. A Fidelidade à Verdade e à Justiça, a Fidelidade
à causa de DEUS e à causa do Homem é um caminho estreito e doloroso que exige renuncias e sacrifícios mas que vale a pena seguir: É o único que tem o selo de DEUS e a garantia de nos levar à VIDA na sua plenitude. Uma boa Semana Santa nos dê Deus.
19.00h………………Missa
Terça-feira Santa, 18
08.00h………………Missa
17.00-19.00h……Cartório
Quarta-feira Santa, 19
08.00h………………Missa
Quinta-feira Santa, 20
21.30h………………Última Ceia
Adoração ao SS Sacramento – toda a noite
Sexta-feira Santa, 21
09.00h………………Oração de Laudes
15.00h………………Paixão do Senhor
Sábado Santo, 22
21.30h………………Vigília Pascal
Domingo, 23 – DOMINGO DE PÁSCOA
09.30h………………Terço na Igreja
10.30h………………Missa Solene
AVISOS
1. Entramos na Semana Maior para os Cristãos. Organiza a tua vida nesta semana e participa nas celebrações do Tríduo Pascal.
2. No próximo Domingo, Dia de Páscoa, só haverá Eucaristia às 10.30. Vem viver a Festa da Ressurreição.
3. Fazemos paragem de dois sábados na Catequese paroquial. Retomamos no sábado, dia 05 de Abril.
Sem comentários:
Enviar um comentário