sexta-feira, 26 de março de 2010

Folha Dominical, 2010.03.28

Uma Cruz para assumir

Entre hossanas de louvor e gritos de rejeição, o Domingo de Ramos anuncia e celebra, de forma condensada, todo o Mistério Pascal: o triunfo e a Glória do “Servo Fiel” – JESUS CRISTO – humilhado e aniquilado pelo poder dos homens, mas que DEUS exaltou e “lhe deu um Nome que está acima de todos os nomes e O tornou causa de Salvação para todos os que n`ELE crêem e o seguem com amor e perseverança.

A semana Santa que agora principia é um convite a seguir o seu Caminho, com renovada determinação, certos de podermos dizer também como o Servo de Isaías: “Sei que não ficarei desiludido”

Na verdade, a Meta que nos propõe e assegura não é a cruz nem as trevas da morte, mas a Luz da Vida e sua Fonte para sempre: O DEUS de Amor que n’ELE e para nós se manifestou.

S. Lucas, no seu relato da Paixão do Senhor, apresenta-nos um quadro e uma cena sempre actuais e interpelantes: É o quadro das 3 cruzes do Calvário e o diálogo entre os 3 crucificados: Jesus e os dois malfeitores.

- Três cruzes aparentemente iguais e tão diferentes: A cruz do inocente, a cruz do penitente e a cruz do obstinado.

- Três crucificados aparentemente iguais e tão diferentes: Um que salva, outro que acolhe a salvação, outro que a rejeita.

Um quadro e uma cena onde, queiramos ou não, estamos metidos: cabe-nos apenas escolher o lugar. E a escolha faz-se apenas entre a segunda e a terceira cruz, pois a primeira, a Cruz do Inocente, a Cruz que salva é a Cruz de Jesus. A Ele pertence, exclusivamente…

A opção que nos toca é acolher ou rejeitar o Caminho, a Verdade e a Vida que Deus nos propõe e oferece em Jesus Cristo e por Jesus Cristo.

E acolher significa assumir-se como penitente, isto é: como alguém que reconhece nem sempre ter seguido o caminho certo mas que descobre também que os braços de Deus estão, definitivamente, abertos para receber com alegria aqueles que O procuram de coração humilde e confiante.

Vivamos intensamente este mistério da Paixão Morte e Ressurreição de Jesus, e passemos à verdadeira VIDA.

Uma boa Semana Santa nos dê Deus!


Segunda-feira, 29

08.00h……………

Missa

Terça-feira, 30

17.00-19.30h…

Cartório Paroquial

Quarta-feira, 31

17.00-19.30h…

Cartório Paroquial

19.00h……………

Missa

Quinta-feira Santa, 01 de Abril

17.30h……………

Última Ceia

Sexta-feira Santa, 02

09.00h……………

Laudes

15.00h……………

Paixão do Senhor

Sábado Santo, 03

21.30h……………

Vigília Pascal

Domingo, 04 – Domingo de Páscoa

09.45h……………

Terço na Igreja

10.30h……………

Missa Solene



AVISOS

1. Entramos na Semana Santa. Vivamo-la em ComPaixão. Caminhemos em direcção à VIDA.

2. Vamos ter em atenção os horários das Celebrações do TRÍDUO PASCAL, e participar. Não esqueçam que são as Celebrações Centrais do nosso Ano Litúrgico.

3. Por indicação do Senhor Dom Manuel Clemente a RENÚNCIA QUARESMAL deste ano destina-se ao Fundo de Solidariedade da Diocese. Estão já disponíveis os envelopes para se fazer este Ofertório.

4. Para o verão, de 17 a 25 de Agosto, estamos a organizar uma Peregrinação/Viagem à Terra Santa e à Jordânia. Os interessados devem entregar as inscrições até final de Abril.



Sem comentários: