QUEM IRÁ POR NÓS?
Há em nós duas tendências tão antigas como estéreis:
A 1ª é procurar sempre, fora de nós, as culpas e as responsabilidades dos males e deficiências que vamos detectando na Sociedade, na Família, na Igreja e no Mundo… A 2ª é delegar sempre nos outros as tarefas necessárias à transformação e melhoria das situações…
E até sabemos revestir, por vezes, de uma certa lógica e aparente humildade essa fuga à colaboração e aos compromissos que nos são solicitados: Afinal, quem somos nós? Homens de lábios impuros, como Isaías; Homens de passado violento, como Paulo; Homens pecadores, como Pedro…
Mas Pedro, Paulo e Isaías não se ficaram pelo reconhecimento das suas fraquezas e limitações: A sua humildade sincera, em vez de os paralisar, libertou-os para uma entrega confiante e generosa à missão para que foram chamados.
· “Quem irá por nós?” Eis a questão sempre pendente a lembrar-nos, mais uma vez, que a acção de Deus no nosso Mundo passa também por nós e conta connosco. Por detrás de todas essas pessoas generosas – jovens e adultos – que dão vida às nossas comunidades com o seu tempo, as suas qualidades, os seus serviços e a sua dedicação, e contribuem para que a Luz, a Paz e o Bem que é Jesus Cristo se espalhem no Mundo que habitam está, implícita ou explícita, a resposta de Isaías: “Eis-me aqui: podeis enviar-me”
A Mensagem deste Domingo anda à volta de uma palavra: Vocação.
Palavra que durante séculos se aplicava, quase exclusivamente, aos que optavam pela vida religiosa ou sacerdotal. E no entanto, nenhum cristão pode dizer: “Eu não tenho vocação”, pois a Fé cristã é, precisamente, resposta a uma chamada. E vocação quer dizer: chamamento.
O Baptismo que recebemos e assumimos chama-nos, de facto, a viver, dia a dia, como Filhos de Deus, como Membros vivos e conscientes da Família em que nos introduziu: a Igreja, Corpo de Cristo; chama-nos a actuar segundo o Espírito que nele recebemos: O Espírito de Cristo para que Ele actue hoje através de nós. E é desta vocação fundamental que nascem todas as outras.
Uma boa semana nos dê Deus!
Segunda-feira, 08
08.00h………………Missa
Terça-feira, 09
17.00-19.30h……Cartório Paroquial
Quarta-feira, 10 – S. Escolástica, virgem
17.00-19.30h……Cartório Paroquial
19.00h…...…………Missa
Quinta-feira, 11 – Nossa Senhora de Lurdes
14.30h………………Terço na Igreja
17.00-19.30h……Cartório Paroquial
Sexta-feira, 12
08.00h………………Missa
17.00-19.30h……Cartório Paroquial
Sábado, 13
Não há catequese
ACOLHIMENTO AOS JOVENS
18.20h………………Terço na Igreja
19.00h………………Missa Vespertina
Domingo, 14 – Domingo VI Tempo Comum
08.30h………………Terço na Igreja
09.00h………………Missa
11.00h………………Missa
AVISOS
1. De 11 de Janeiro a 12 de Fevereiro, de segunda a sexta-feira, o salão paroquial estará ocupado com a Companhia de Teatro “O Sonho”.
2. No próximo sábado, dia 13 de Fevereiro, não há catequese. Retomamos no sábado seguinte.
3. É já no próximo fim-de-semana que vamos ACOLHER os jovens que participarão no ENCONTRO IBÉRICO DE TAIZÉ.
4. No domingo, a celebração das 11h00 será transmitida pela Rádio Renascença.
Sem comentários:
Enviar um comentário