A Oração que Transfigura
A oração de Jesus, a que Ele praticou e ensinou, nasce da Fé e da consciência de que Deus não é um Ser abstracto e distante, mas Alguém cujo mistério nos envolve e com Quem podemos estabelecer encontro, diálogo, aliança, comunhão, Alguém a quem podemos chamar, na verdade, Pai!
A oração de Jesus, a que Ele praticou e ensinou, é também a expressão da Fé e da consciência de que a Fraternidade entre os homens não pode ser uma palavra vã, um sonho, mas uma realidade e viver e a construir como imperativo da própria Fé em Deus, Pai de todos e para todos. Por isso Jesus ensina os seus discípulos a orar sem egoísmos, a buscar primeiramente o Reino de Deus, a sentirem-se irmãos e solidários na busca do pão de cada dia e no esforço pela reconciliação e a paz.
A oração de Jesus, a que Ele praticou e ensinou, é, por isso, fermento de inquietação e de conversão, é esse “Profeta” que nos faz ouvir a voz de Deus na nossa própria vida, na vida dos outros e do Mundo e nos acontecimentos que a vão tecendo, voz que nos acorda e contesta, voz que nos levanta e anima, voz que nos converte e renova.
A oração de Jesus, a que Ele praticou e ensinou, não é tempo perdido nem estéril… É caminho para uma comunhão mais profunda com Deus e para uma vida mais solidária com o Mundo e os irmãos que nos envolvem.
A Quaresma é a proposta de uma Caminho rumo à Páscoa, caminho de purificação da Fé e de renovação da nossa vida cristã. Os passos a dar nesse sentido estão bem assinalados no relato da Transfiguração que hoje escutamos:
- Passos para a Oração, ou seja, para um encontro pessoal, íntimo e profundo com o Mistério de DEUS que nos envolve com a sua Luz e seu Amor.
- Passos para uma escuta atenta e empenhada da sua Palavra viva que é Jesus Cristo, em ordem a tê-la sempre presente como referência fundamental do nosso pensar e agir.
- Passos para o chão concreto da nossa vida e aí actuar como sinais e instrumentos da Vontade salvadora de DEUS e da sua Misericórdia. São estes os passos que caracterizam verdadeiramente a vida de Jesus e que os seus discípulos devem seguir…
Uma boa semana nos dê Deus!
Segunda-feira, 01 de Março
08.00h…………………Missa
Terça-feira, 02
17.00-19.30h………Cartório Paroquial
Quarta-feira, 03
17.00-19.30h………Cartório Paroquial
19.00h…………………Missa + Exposição do Santíssimo
Quinta-feira, 04
14.30h…………………Terço na Igreja
17.00-19.30h………Cartório Paroquial
Sexta-feira, 05
08.00h…………………Missa + Via-Sacra
17.00-19.30h………Cartório Paroquial
Sábado, 06
15.00-15.45h………Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano
16.00h…………………Missa com crianças
16.30-17.15h………Catequese do 1º e 2º Ano
17.30-18.45h………Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano
18.20h…………………Terço na Igreja
19.00h…………………Missa Vespertina - ROGAI
Domingo, 07 – I I I Domingo da Quaresma
09.00h…………………Terço na Igreja
09.30h…………………Missa
11.00h…………………Missa~
1. Estamos já a viver o Tempo Santo da QUARESMA. Vivamo-lo em ComPaixão, deixando-nos envolver pela dinâmica da Conversão.
2. Esta quarta-feira, no final da Eucaristia, fica o Santíssimo Exposto para nossa Adoração.
3. Sábado, durante a tarde, há um Encontro para os jovens universitários da Vigararia de Matosinhos. É no auditório da ESAD, na Senhora da Hora. Inscreve-te e participa!
4. Para o verão, de 17 a 25 de Agosto, estamos a organizar uma Peregrinação/Viagem à Terra Santa e à Jordânia. Os programas podem ser procurados na sacristia.