sexta-feira, 29 de maio de 2009

Folha Dominical, 2009.05.31

Mandai, Senhor, o Vosso Espírito

A Festa de Pentecostes é o remate da celebração da Páscoa. Cristo ressuscitado é agora a Fonte daquele Espírito de Vida e de Amor que a todos se quer dar a beber e em todos quer viver e agir em ordem à construção de um Povo onde todos se sintam membros uns dos outros e chamados a actuar em ordem ao Bem Comum.

O Pentecostes é, por isso mesmo, a Festa do Nascimento da Igreja: Novo Corpo de Cristo, novo Povo de Deus. Povo formado por todos aqueles que se abrem ao Espírito de Jesus, O acolhem e se deixam conduzir por ELE. Povo enviado a todo o Mundo como Fermento de reconciliação e de Paz, e Fraternidade e de Unidade, ou seja: Como sinal vivo e actuante da presença e da Missão de JESUS.

· O vosso Espírito de Sabedoria venha sobre os responsáveis pelos destinos dos Povos: para que busquem sinceramente tudo quanto possa conduzir à Paz e a um verdadeiro Progresso humano.

· O vosso Espírito de Conselho venha sobre os responsáveis das Igrejas para que avancem, com boa vontade e coragem, no Caminho da renovação e da Unidade.

· O vosso Espírito de Entendimento venha sobre todos os que procuram a verdade e o Sentido da Vida: para que descubram em Vós a Luz e a Resposta que desejam.

· O Vosso Espírito de Ciência venha sobre quantos se dedicam ao estudo e à investigação: para que ponham sempre ao serviço do Homem os avanços da Ciência

· O vosso Espírito de Fortaleza venha sobre os que sofrem e lutam pela dignificação da vida humana, pela Liberdade e pela Justiça: para que se convertam em fermento de um Mundo Novo.

· O vosso Espírito de Piedade venha sobre todos os vossos Filhos, especialmente sobre os que trabalham no mundo da doença e da dor, da marginalização e da exclusão social: para que sejam aí sinal e instrumento da vossa Misericórdia.

· O vosso Espírito de Amor venha sobre todos nós para que saibamos viver abertos e atentos ao vosso Mistério, cultivar o respeito mútuo e crescer em Fraternidade.”

MANDAI, SENHOR; O VOSSO ESPIRITO E RENOVAI A TERRA!

Uma boa semana nos dê Deus.


Segunda-feira, 01 de Junho – S. Justino, mártir

08.00h………………Missa

Terça-feira, 02

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Quarta-feira, 03 – S. Carlos Lwanga e companheiros, mártires

08.00h………………Missa

21.30h………………Reunião de Baptismos (em Lavra)

Quinta-feira, 04

14.30h………………Terço na Igreja

17.00-19.00h……Cartório Paroquial

21.30h………………Escola de Paulo

Sexta-feira, 05 – S. Bonifácio, bispo e mártir

08.00h………………Missa

21.00h………………Encontro de Noivos

Sábado, 06

15.00h………………Encontro de Noivos

15.00-16.00h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16.30-17.15h……Catequese do 1º e 2º Ano

17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano

17.30h………………Grupo de Jovens

18.20h………………Terço na igreja

19.00h………………Missa Vespertina

Domingo, 07 – SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa [Primeira Comunhão]

12.30h………………Baptizados

15.00h………………Encontro de Noivos


AVISOS

1. Durante o mês de Junho, sábados de tarde e domingos de manhã, no Salão Paroquial, fazem-se as matrículas na catequese do próximo ano, para as crianças que virão pela primeira vez para a Catequese paroquial.

2. No próximo fim-de-semana decorrerá, na nossa Paróquia, o Encontro de Preparação para o Matrimónio.


Ano Paulino

Para Ler e Conhecer São Paulo

I. CONHECES SÃO PAULO?

O MAIOR MISSIONÁRIO DE SEMPRE

II - Já leste São Paulo?

Carta aos Gálatas. Os habitantes da Galácia foram evangelizados por Paulo durante a Segunda e Terceira Viagem Missionária. Os cristãos vindos do judaísmo tinham começado a exercer ali uma influência negativa. A comunidade vive a tensão que esteve por trás do Concílio de Jerusalém e que pretendia obrigar os cristãos vindos do paganismo a submeter-se aos ritos judaicos. Outra tensão tinha a ver com a "salvação pelas obras", sem qualquer refe­rência à Graça. Mais ainda, os judeo-cristãos procu­ravam impugnar a autoridade de Paulo, a quem não reconheciam o direito de se intitular apóstolo. Paulo terá escrito a Carta em Efeso, provavelmente entre os anos 48 e 62. A doutrina principal é a seguinte: O cristão salva-se pela fé em Jesus Cristo e não pela Lei de Moisés.

Sem comentários: