sexta-feira, 29 de maio de 2009

Folha Dominical, 2009.05.31

Mandai, Senhor, o Vosso Espírito

A Festa de Pentecostes é o remate da celebração da Páscoa. Cristo ressuscitado é agora a Fonte daquele Espírito de Vida e de Amor que a todos se quer dar a beber e em todos quer viver e agir em ordem à construção de um Povo onde todos se sintam membros uns dos outros e chamados a actuar em ordem ao Bem Comum.

O Pentecostes é, por isso mesmo, a Festa do Nascimento da Igreja: Novo Corpo de Cristo, novo Povo de Deus. Povo formado por todos aqueles que se abrem ao Espírito de Jesus, O acolhem e se deixam conduzir por ELE. Povo enviado a todo o Mundo como Fermento de reconciliação e de Paz, e Fraternidade e de Unidade, ou seja: Como sinal vivo e actuante da presença e da Missão de JESUS.

· O vosso Espírito de Sabedoria venha sobre os responsáveis pelos destinos dos Povos: para que busquem sinceramente tudo quanto possa conduzir à Paz e a um verdadeiro Progresso humano.

· O vosso Espírito de Conselho venha sobre os responsáveis das Igrejas para que avancem, com boa vontade e coragem, no Caminho da renovação e da Unidade.

· O vosso Espírito de Entendimento venha sobre todos os que procuram a verdade e o Sentido da Vida: para que descubram em Vós a Luz e a Resposta que desejam.

· O Vosso Espírito de Ciência venha sobre quantos se dedicam ao estudo e à investigação: para que ponham sempre ao serviço do Homem os avanços da Ciência

· O vosso Espírito de Fortaleza venha sobre os que sofrem e lutam pela dignificação da vida humana, pela Liberdade e pela Justiça: para que se convertam em fermento de um Mundo Novo.

· O vosso Espírito de Piedade venha sobre todos os vossos Filhos, especialmente sobre os que trabalham no mundo da doença e da dor, da marginalização e da exclusão social: para que sejam aí sinal e instrumento da vossa Misericórdia.

· O vosso Espírito de Amor venha sobre todos nós para que saibamos viver abertos e atentos ao vosso Mistério, cultivar o respeito mútuo e crescer em Fraternidade.”

MANDAI, SENHOR; O VOSSO ESPIRITO E RENOVAI A TERRA!

Uma boa semana nos dê Deus.


Segunda-feira, 01 de Junho – S. Justino, mártir

08.00h………………Missa

Terça-feira, 02

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Quarta-feira, 03 – S. Carlos Lwanga e companheiros, mártires

08.00h………………Missa

21.30h………………Reunião de Baptismos (em Lavra)

Quinta-feira, 04

14.30h………………Terço na Igreja

17.00-19.00h……Cartório Paroquial

21.30h………………Escola de Paulo

Sexta-feira, 05 – S. Bonifácio, bispo e mártir

08.00h………………Missa

21.00h………………Encontro de Noivos

Sábado, 06

15.00h………………Encontro de Noivos

15.00-16.00h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16.30-17.15h……Catequese do 1º e 2º Ano

17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano

17.30h………………Grupo de Jovens

18.20h………………Terço na igreja

19.00h………………Missa Vespertina

Domingo, 07 – SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa [Primeira Comunhão]

12.30h………………Baptizados

15.00h………………Encontro de Noivos


AVISOS

1. Durante o mês de Junho, sábados de tarde e domingos de manhã, no Salão Paroquial, fazem-se as matrículas na catequese do próximo ano, para as crianças que virão pela primeira vez para a Catequese paroquial.

2. No próximo fim-de-semana decorrerá, na nossa Paróquia, o Encontro de Preparação para o Matrimónio.


Ano Paulino

Para Ler e Conhecer São Paulo

I. CONHECES SÃO PAULO?

O MAIOR MISSIONÁRIO DE SEMPRE

II - Já leste São Paulo?

Carta aos Gálatas. Os habitantes da Galácia foram evangelizados por Paulo durante a Segunda e Terceira Viagem Missionária. Os cristãos vindos do judaísmo tinham começado a exercer ali uma influência negativa. A comunidade vive a tensão que esteve por trás do Concílio de Jerusalém e que pretendia obrigar os cristãos vindos do paganismo a submeter-se aos ritos judaicos. Outra tensão tinha a ver com a "salvação pelas obras", sem qualquer refe­rência à Graça. Mais ainda, os judeo-cristãos procu­ravam impugnar a autoridade de Paulo, a quem não reconheciam o direito de se intitular apóstolo. Paulo terá escrito a Carta em Efeso, provavelmente entre os anos 48 e 62. A doutrina principal é a seguinte: O cristão salva-se pela fé em Jesus Cristo e não pela Lei de Moisés.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Leitura da Palavra - Domingo, 2009.05.31

Domingo de Pentecostes


Leitura dos Actos dos Apóstolos Act 2, 1-11 
Quando chegou o dia de Pentecostes, os Apóstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente, fez-se ouvir, vindo do Céu, um rumor semelhante a forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem. Residiam em Jerusalém judeus piedosos, procedentes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou muito admirada, pois cada qual os ouvia falar na sua própria língua. Atónitos e maravilhados, diziam: “Não são todos galileus os que estão a falar? Então, como é que os ouve cada um de nós falar na sua própria língua? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia, vizinha de Cirene, colonos de Roma, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, ouvimo-los proclamar nas nossas línguas as maravilhas de Deus”.
 


Salmo Responsorial Salmo 103 (104) 

Enviai, Senhor, o vosso Espírito e renovai a face da terra. 

Bendiz, ó minha alma, o Senhor.
 
Senhor, meu Deus, como sois grande!
Como são grandes, Senhor, as vossas obras!
 
A terra está cheia das vossas criaturas.
 

Se lhes tirais o alento, morrem
e voltam ao pó donde vieram.
 
Se mandais o vosso espírito, retomam a vida
e renovais a face da terra.
 

G1ória a Deus para sempre!
 
Rejubile o Senhor nas suas obras.
 
Grato Lhe seja o meu canto
 
e eu terei alegria no Senhor.
 


Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios 1 Cor 12, 3b-7.12-13 
Irmãos: Ninguém pode dizer "Jesus é o Senhor", a não ser pela acção do Espírito Santo. De facto, há diversidade de dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo
em todos. Em cada um se manifestam os dons do Espírito para o bem comum. Assim como o corpo é um só e tem muitos membros e todos os membros, apesar de numerosos, constituem um só corpo, assim também sucede com Cristo. Na verdade, todos nós - judeus e gregos, escravos e homens livres - fomos baptizados num só Espírito, para constituirmos um só Corpo. E a todos nos foi dado a beber um único Espírito. 


Aleluia.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Jo 20, 19-23 
Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes: "A paz esteja convosco". Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: "A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós". Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: "Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos".

sábado, 23 de maio de 2009

Folha Dominical, 2009.05.24

Ascensão: o sentido da Vida

A Festa da Ascensão é ponto alto na celebração da Páscoa e assinala, com palavras e imagens expressivas, dois aspectos fundamentais e complementares: a Glorificação de Jesus e o começo da Missão da Igreja.

JESUS, humilhado e crucificado pelo poder dos homens, é exaltado e glorificado pelo poder de DEUS que O eleva à dignidade de Juiz e Senhor da História, Fonte de Vida e de Salvação para todos. Esta Missão realiza-a, agora, através de um novo Corpo – aquele a que S. Paulo chama Igreja e que esta realiza na medida em que procura fazer e ensinar o que JESUS fez e ensinou.

É deste Corpo – é desta Igreja – que nós somos hoje Membros também, pelo nosso Baptismo. Por isso, hoje e aqui passa por nós também, a responsabilidade da sua Imagem e da sua Missão.

L. Boff, numa expressiva Parábola, compara o Mundo a um imenso Comboio cheio de viajantes, correndo veloz sem nunca parar. No interior há agitação, movimento e ruído, luta pelas carruagens de 1ª e pelos melhores lugares…Há também quem estude o funcionamento do Comboio para descobrir os segredos da sua maquinaria e tirar o melhor proveito dos seus recursos… Há quem invente e fabrique mil e uma coisas para tornar a viagem mais confortável, mais segura e gratificante…

Entretanto ninguém parece interrogar-se sobre o sentido da Viagem e o Destino a alcançar…Há até quem defenda que não se deve pôr essa questão para não se perturbar a viagem… Mas será sensato viver nunca nos interrogando sobre a Meta final da nossa Vida?

A Festa que hoje celebramos, a Festa da Ascensão, vem ao encontro desta interrogação fundamental… É uma Festa que alarga o horizonte da nossa Vida, proclamando a sua dimensão transcendente: É a “Festa do Futuro do Mundo” como lhe chamou o grande teólogo Rahner. Na verdade, o Destino Glorioso de Jesus, que hoje celebramos, aponta-nos o nosso próprio Destino: Deus e a Plenitude da Vida na Comunhão com ELE. Assim o proclamamos na Oração colecta deste Domingo:

 “A Ascensão de Cristo é a nossa Esperança. Tendo-nos precedido na Glória como nossa Cabeça, para lá nos chama como Membros do seu Corpo”

Uma boa semana nos dê Deus.

 

 

Segunda-feira, 25

08.00h………………Missa

14.30h………………Terço na Igreja

Terça-feira, 26 – S. Filipe de Neri, presbítero

14.30h………………Terço na Igreja

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Quarta-feira, 27

14.30h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa

21.30h………………Oração de Taizé

Quinta-feira, 28

14.30-15.30h……Adoração ao SS Sacramento

17.00-19.00h……Cartório Paroquial

Sexta-feira, 29

08.00h………………Missa

14.30h………………Terço na Igreja

Sábado, 30

15.00-16.00h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16.30-17.15h……Catequese do 1º e 2º Ano

17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano

17.30h………………Grupo de Jovens

18.20h………………Terço na igreja

19.00h………………Missa Vespertina

Domingo, 31 – SOLENIDADE DE PENTECOSTES

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa [Primeira Comunhão]


AVISOS

Durante o mês de Junho, sábados de tarde e domingos de manhã, no Salão Paroquial, fazem-se as matrículas na catequese do próximo ano, para as crianças que virão pela primeira vez para a Catequese paroquial.


Ano Paulino

Para Ler e Conhecer São Paulo

I. CONHECES SÃO PAULO?

O MAIOR MISSIONÁRIO DE SEMPRE

II - Já leste São Paulo?

Primeira aos Coríntios. Foi escrita durante a Terceira Viagem Apostólica, à volta dos anos 55 a 57. A comunidade de Corinto vivia uma situação complica­da motivada por divisões e discórdias às quais era necessário por cobro: uns eram de Apoio, outros de Pedro..., outros de Paulo. Além disso, estava marcada por situações de escândalo público, a que era necessário pôr cobro. E a carta mais rica em indicações acerca das dificuldades vividas no seio de uma comu­nidade concreta inserida num ambiente pagão.

Segunda aos Coríntios. Escrita na Macedónia, pouco depois, da primeira, durante a viagem que levou Paulo de Éfeso a Corinto. Tito, seu colaborador, trouxe-lhe as boas notícias de Corinto acerca da transformação em que a comunidade se empenhara a partir das indicações e admoestações da primeira Carta. Contudo, existiam ainda contendas e problemas, que Paulo tenta resolver e sanar antes de visitar a comunidade pessoalmente.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Leitura da Palavra - Domingo, 2009.05.24

Solenidade da Ascensão do Senhor


Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 1, 1-11 
No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao dia em que foi elevado ao Céu, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera. Foi também a eles que, depois da sua paixão, Se apresentou vivo com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando-lhes do reino de Deus. Um dia em que estava com eles à mesa, mandou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, «da Qual - disse Ele - Me ouvistes falar. Na verdade, João baptizou com água; vós, porém, sereis baptizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias». Aqueles que se tinham reunido começaram a perguntar: «Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel?» Ele respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos ou os momentos que o Pai determinou com a sua autoridade; mas recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra». Dito isto, elevou-Se à vista deles e uma nuvem escondeu-O a seus olhos. E estando de olhar fito no Céu, enquanto Jesus Se afastava, apresentaram-se-lhes dois homens vestidos de branco, que disseram: «Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu? Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado para o Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu».
 


Salmo Responsorial Salmo 46 (47) 

Por entre aclamações e ao som da trombeta, ergue-Se Deus, o Senhor. 

Povos todos, batei palmas,
 
aclamai a Deus com brados de alegria,
 
porque o Senhor, o Altíssimo, é terrível,
 
o Rei soberano de toda a terra.
 

Deus subiu entre aclamações,
 
o Senhor subiu ao som da trombeta.
 
Cantai hinos a Deus, cantai,
 
cantai hinos ao nosso Rei, cantai.
 

Deus é Rei do universo:
 
cantai os hinos mais belos.
 
Deus reina sobre os povos,
 
Deus está sentado no seu trono sagrado.
 


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios Ef 4, 1-13 (opcional) 
Irmãos: Eu, prisioneiro pela causa do Senhor, recomendo-vos que vos comporteis segundo a maneira de viver a que fostes chamados: procedei com toda a humildade, mansidão e paciência; suportai-vos uns aos outros com caridade; empenhai-vos em manter a unidade do espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, como existe uma só esperança na vida a que fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só Baptismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, actua em todos e
em todos Se encontra. A cada um de nós foi concedida a graça, na medida em que recebeu o dom de Cristo. (Por isso diz a Escritura: «Subiu às alturas, sujeitou um grupo de cativos, concedeu dons aos homens». Que quer dizer «subiu», senão que também desceu às regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher o universo.) Foi Ele também que a uns constituiu apóstolos, a outros evangelistas e a outros pastores e mestres, para o aperfeiçoamento dos cristãos, em ordem ao trabalho do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo, até que cheguemos todos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem perfeito, à medida de Cristo na sua plenitude. 

Aleluia.
Ide e ensinai todos os povos, diz o Senhor: Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos Mc 16, 15-20 
Naquele tempo, Jesus apareceu aos Doze e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados». E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus. Eles partiram a pregar por toda a parte e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Folha Dominical, 2009.05.17

Fermento de um Mundo melhor

Educar-nos e educar para o amor e o serviço é tarefa sempre urgente e fundamental, pois o amor é a alma da vida e a força renovadora do Mundo. Não um “amor” qualquer mas aquele que transparece nos gestos e nas atitudes de JESUS em cada página do Evangelho:

Um Amor de pronta compaixão: Nenhum problema, nenhum sofrimento ou necessidade o deixa indiferente nem parado. Está atento, aproxima-se, comove-se e actua…

Um Amor sem fronteiras: Não faz acepção de pessoas, recusa toda a forma de exclusão. Identifica-se com todos e a todos considera parte de si mesmo. Atenção especial é para os mais pequenos e humildes.

Um Amor gratuito e incondicional: Tudo o que faz é para fazer o bem sem nada pretender em troca.

Um Amor fiel e até ao fim: Seja em que circunstâncias for, a sua entrega não tem recuos nem intervalos e vai até ao dom total de si mesmo.

Este é o seu modo de amar, precisamente aquele que nos propõe como sinal de que somos, seus discípulos e O temos sempre como referência e estímulo para o nosso viver e actuar; Sinal de que isso vai acontecendo, apesar de todas as dificuldades e fraquezas, é sentirmo-nos responsáveis pela felicidade dos outros e pelo bem da Comunidade ou comunidades a que pertencemos, disponibilizando generosamente tempo e capacidades para servir, ajudar, colaborar, participar.

A Palavra fundamental que ressoa neste Domingo é a palavra Amor. E a sua origem mais profunda, como proclama a 1ª Carta de S. João, é DEUS. “DEUS É AMOR”.

Assim se exprime com singular clareza – como diz Bento XVI na sua 1ªEncíclica – o centro da Fé cristã, ou seja: a imagem cristã de DEUS e também consequente imagem do Homem e do seu caminho.

Para nós, cristãos, o Amor de DEUS não é uma ideia abstracta nem um sentimento genérico. Encarna numa pessoa que lhe dá rosto e gestos e o torna evidente na sua vida e morte: JESUS CRISTO. Ele que nos diz: “Assim como o Pai me amou, também Eu vos amei.” Por isso nos exorta a contemplar esse Amor e a pô-lo em prática. Não há outro caminho para DEUS, pois “Quem não ama não conhece a DEUS”.

Uma boa semana nos dê Deus.

 

 

Segunda-feira, 18

08.00h………………Missa

14.30h………………Terço na Igreja

Terça-feira, 19

14.30h………………Terço na Igreja

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Quarta-feira, 20

14.30h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa

Quinta-feira, 21

14.30h………………Terço na igreja

17.00-19.00h……Cartório Paroquial

Sexta-feira, 22

08.00h………………Missa

14.30h………………Terço na Igreja

Sábado, 23

15.00-16.00h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16.30-17.15h……Catequese do 1º e 2º Ano

17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano

17.30h………………Grupo de Jovens

18.20h………………Terço na igreja

19.00h………………Missa Vespertina (Celebração das Bem-Aventuranças)

Domingo, 24 – SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa

21.00-22.00h……Cadeia Diocesana Oração Vocações Sacerdotais

 

 

AVISOS

Durante o mês de Maio, junto dos respectivos catequistas, os pais têm de fazer a renovação da matrícula na catequese do próximo ano, para as crianças.



Ano Paulino

Para Ler e Conhecer São Paulo

I. CONHECES SÃO PAULO?

O MAIOR MISSIONÁRIO DE SEMPRE

II - Já leste São Paulo?

1. Carta aos Romanos. Escrita muito possivelmente em Corinto entre os anos 55 e 59 (provavelmente 58). Prepara a viagem de Paulo a Roma, levando "à frente" a sua apresentação pessoal aos cristãos da cidade que ainda não o conheciam. Na primeira parte (cap. 1 a 11), o Apóstolo explica o mistério da justificação através da fé que Cristo con­quistou para nós, colocando em pé de igualdade judeus e gentios; e revela, ao mesmo tempo, o mis­tério da conversão final de Israel a partir dos dados do Antigo Testamento, confirmado por Cristo no Evan­gelho. A segunda parte trata questões relacionadas com a vida espiritual, acrescentando uma doxologia final e uma referência ao «mistério oculto desde os tempos antigos», do qual falará mais pormenorizada­mente nas cartas aos Efésios e aos Colossenses.