sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Folha Dominical, 2008.12.07

A boa notícia

Mais uma vez, Isaías e João Baptista, duas figuras luminosas do Advento, proclamam o anúncio fundamental: O SENHOR VEM PARA NÓS!

Vem como Pastor, grita Isaías; Pastor com uma só preocupação: dar vida às suas ovelhas, congregá-las e conduzi-las para a Paz e o Descanso do seu Reino.

Vem como Espírito que nos quer habitar por dentro, anuncia João Baptista aos que o procuram no Deserto. Espírito que nos faz sentir Filhos perante o mistério de DEUS e Irmãos perante a realidade de todo e qualquer ser humano.

Mas ambos nos dizem também que não se pode esperar o Senhor de braços cruzados ou adormecidos: É NECESSÁRIO PREPARAR O CAMINHO

QUE NOS PROPORCIONA O ENCONTRO COM ELE: É necessário ver e reconhecer o que há de tortuoso ou de crispado, de excessivo ou de deficitário nos caminhos da nossa vida e empreender a correcção que se impuser.

É necessário acolher e seguir Jesus Cristo e o seu Evangelho, pois Ele é a Luz que nos revela o verdadeiro sentido da vida, a Sabedoria que cura e salva, os caminhos da justiça e da paz, os gestos e os passos que nos conduzem a Deus.

Acolhamo-Lo como BOA NOVA e sigamo-Lo com ALEGRIA E BOA VONTADE!

Mais uma vez, duas vozes bem diferentes nos chamam a prepara o Natal: Uma, é a voz poderosa e omnipresente da Publicidade a chamar-nos, dia e noite, para os centros comerciais e a apontar-nos tudo aquilo

que devemos adquirir para ter ou proporcionar um Bom Natal…

A outra é a Voz que clama no silêncio do Deserto – a Voz do Profeta que nos convida a preparar o único caminho que nos pode levar a uma verdadeira e frutuosa vivência do Natal: o Caminho do Senhor.

Caminho que é a busca sincera do encontro com Deus, feita de atenção aos sinais da sua presença no mistério da nossa vida, e de abertura confiante à sua Palavra de Luz, de Paz, de Esperança e de Amor, que vem até nós em e por Jesus Cristo. Esta é a Voz que com empenho devemos escutar e seguir Bom ADVENTO! Uma boa semana nos dê Deus.



Segunda-feira, 08 – IMACULADA CONCEIÇÃO

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa

Terça-feira, 09

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

21.30h………………Reunião de Catequistas

Quarta-feira, 10

19.00h………………Missa

Quinta-feira, 11

14.30h………………Terço na igreja

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

21.30h………………Reunião de Baptismos

Sexta-feira, 12

08.00h………………Missa

Sábado, 13 – S. Luzia, virgem e mártir

15.00h………………Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16.30h………………Catequese do 1º e 2º Ano

17.30h………………Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano

18.20h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa vespertina

Domingo, 14 – III DOMINGO ADVENTO – Ano B

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa

12.00h………………Baptismos

 

 

AVISOS

1. A VENDA DE NATAL dos Vicentinos já abriu. Decorrerá até ao último domingo do mês de Dezembro, na Rua Ocidental, logo a seguir à Escola Primária.

2. ADVENTO – este é o tempo de prepararmos o Nascimento de Jesus Cristo, em cada um, à nossa volta. O símbolo principal deste Tempo é a COROA de ADVENTO, que convido todas as famílias a preparar em suas casas.

3. Nas Eucaristias do mês de Dezembro fazemos Ofertórios que reverterão a favor das Obras Paroquiais. Por favor, sejamos generosos!



Ano Paulino

O evangelizador possuído por Cristo

(continuação da Folha Dominical anterior)

Corresponsabilidade na missão

7. A paixão por Jesus Cristo, Paulo transmitiu-a aos outros cristãos, infundindo neles o mesmo ardor pela missão. Esta torna-se, assim, expressão da caridade, na comunhão da Igreja. Paulo percebeu que toda a Igreja é chamada a ser, com os Apóstolos, corresponsável na missão. Agregou ao seu ministério cooperadores zelosos: presbíteros, que “trabalham na palavra e na instrução” (1Tim. 5,17), cristãos, mulheres e homens, empenhados no “trabalho do amor” (1Ts. 1,3). No final da Carta aos Romanos refere-se a eles com grande afecto: “Saudai Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus, pessoas que, pela minha vida, expuseram a sua cabeça. Não sou apenas eu a estar-lhes agradecido, mas todas as Igrejas dos gentios” (Rom. 16,3-4).

Ano Paulino, uma proposta pastoral

Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa

Sem comentários: