sábado, 28 de junho de 2008

Folha Dominical, 2008.06.29

Tão diferentes, mas tão iguais

Desde o século III, a Liturgia une e celebra numa mesma solenidade os Apóstolos Pedro e Paulo, duas grandes colunas em que se apoia a Fé da Igreja. E tão diferentes eles são…

Tão diferentes na sua formação e no seu temperamento, na sua história, nas suas qualidades e até nos seus defeitos… Tão diferentes no percurso que os levou à Fé em Jesus Cristo e nos caminhos que percorreram para a testemunhar e difundir…

Tão diferentes mas tão iguais:

Ambos “pescados” pelo mesmo Senhor e guiados pelo mesmo Espírito, desempenharam um papel fundamental não apenas na difusão do Evangelho mas também no nascimento e edificação da Igreja… Tão diferentes e tão complementares, como bem assinala o Prefácio da Missa de sua Festa:

Pedro, que foi o primeiro a confessar a fé em Cristo, e Paulo que a ilustrou com a sua doutrina;

Pedro, que estabeleceu a Igreja nascente entre os filhos de Israel e Paulo que anunciou o Evangelho a todos os povos; Ambos trabalharam,

cada um segundo a sua graça, para formar a única Família de Cristo”.

É também o que se espera hoje de nós: que cada um, segundo a sua graça, contribua, com empenho, para a vida e crescimento desta mesma Família.

Igreja é uma Palavra que significa, na sua origem, “Povo reunido”. A Igreja que nós constituímos é aqule Povo que se reúne, proclamando: “Bendito seja Deus que nos reuniu no Amor de Cristo!” Desta Igreja e deste Povo celebramos hoje 2 Figuras – S. Pedro e S. Paulo – que são, para sempre, referências fundamentais desse Amor a Jesus Cristo.

Um Amor que se traduziu numa entrega total ao seu serviço, anunciando por toda a parte a Luz do seu Evangelho, e ajudando a construir as comunidades ou Igrejas nascidas desse anúncio.

Um trabalho e um combate que levaram até ao fim, até ao dom da própria vida, e que se reclamam hoje não apenas festa ou veneração, mas o nosso empenho em lhes dar continuidade.

Uma boa semana nos dê Deus.



Segunda-feira, 30
19.00h………………Missa

Terça-feira, 01 de Julho
08.00h………………Missa
17.00-19.00h……Cartório Paroquial

Quarta-feira, 02
08.00h………………Missa

Quinta-feira, 03 – S. Tomé, Apóstolo
14.30h………………Terço na Igreja
17.00-18.45h……Cartório Paroquial
19.00h………………Missa

Sexta-feira, 04 – S. Isabel de Portugal, rainha
08.00h………………Missa

Sábado, 05
17.00h………………Vésperas Solenes
18.30h………………Terço na Igreja
19.00h………………Missa vespertina

Domingo, 06 – S. MAMEDE- XIV DOMINGO COMUM
10.45h………………Início da Procissão
11.00h………………Missa Solene



AVISOS
1. No próximo fim-de-semana celebramos as Festas em honra de São Mamede, Padroeiro da nossa Comunidade.

2. Nas três primeiras semanas de Julho não haverá serviço de Cartório Paroquial. Quaisquer assuntos devem ser tratados esta semana, nos horários do Cartório.

Sem comentários: