quinta-feira, 29 de abril de 2010

Leitura da Palavra - Domingo, 2010.05.02

V Domingo da Páscoa


Leitura dos Actos dos Apóstolos Act 14, 21b-27
Naqueles dias, Paulo e Barnabé voltaram a Listra, a Icónio e a Antioquia. Iam fortalecendo as almas dos discípulos e exortavam-nos a permanecerem firmes na fé, «porque - diziam eles - temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no reino de Deus». Estabeleceram anciãos em cada Igreja, depois de terem feito orações acompanhadas de jejum, e encomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham acreditado. Atravessaram então a Pisídia e chegaram à Panfília; depois, anunciaram a palavra em Perga e desceram até Atalia. De lá embarcaram para Antioquia, de onde tinham partido, confiados na graça de Deus, para a obra que acabavam de realizar. A chegada, convocaram a Igreja, contaram tudo o que Deus fizera com eles e como abrira aos gentios a porta da fé.


Salmo Responsarial Salmo 144

Louvarei para sempre o vosso nome, Senhor, meu Deus e meu Rei.


O Senhor é clemente e compassivo,
paciente e cheio de bondade.
O Senhor é bom para com todos
e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas.

Graças Vos dêem, Senhor, todas as criaturas
e bendigam-Vos os vossos fiéis.
Proclamem a glória do vosso reino
e anunciem os vossos feitos gloriosos.

Para darem a conhecer aos homens o vosso poder,
a glória e o esplendor do vosso reino.
0 vosso reino é um reino eterno,
o vosso domínio estende-se por todas as gerações.


Leitura do Livro do Apocalipse Ap 21, 1-5ª
Eu, João, vi um novo céu e uma nova terra, porque o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existia. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do Céu, da presença de Deus, bela como noiva adornada para o seu esposo. Do trono ouvi uma voz forte que dizia: «Eis a morada de Deus com os homens. Deus habitará com os homens: eles serão o seu povo e o próprio Deus, no meio deles, será o seu Deus. Ele enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; nunca mais haverá morte nem luto, nem gemidos nem dor, porque o mundo antigo desapareceu». Disse então Aquele que estava sentado no trono: «Vou renovar todas as coisas».


Aleluia.

Dou-vos um mandamento novo, diz o Senhor:

amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Jo 13, 31-33a.34-35
Quando Judas saiu do Cenáculo, disse Jesus aos seus discípulos: «Agora foi glorificado o Filho do homem e Deus foi glorificado n'Ele. Se Deus foi glorificado n'Ele, Deus também O glorificará em Si mesmo e glorificá-l'O-á sem demora. Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco. Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros».

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Folha Dominical, 2010.04.25

Seguir o Caminho

Apesar da sua brevidade, o Evangelho deste Domingo assinala, de modo claro e definitivo, as relações fundamentais entre JESUS e qualquer membro da comunidade cristã, ou seja: entre Jesus e todo aquele que se diz seu discípulo.

1. “As minhas ovelhas escutam a minha vozSe JESUS é, de facto, para nós

o MESTRE por excelência, o DIVINO MESTRE, como ser seu discípulo sem O escutar com toda a atenção, abertura de alma e inteira disponibilidade? CRISTÃO é aquele que procura compreender e viver toda a sua existência a partir da escuta sincera de JESUS CRISTO e da sua MENSAGEM. De toda a sua Mensagem, evidentemente, e não apenas de alguns extractos… seleccionados de acordo com as circunstâncias, sensibilidades, interesses ou momentos especiais da vida…

2. As minhas ovelhas seguem-meJESUS não anda em busca de admiradores mas de seguidores… Por isso seu discípulo não é aquele que simplesmente escuta, conhece e admira a sua Mensagem, mas aquele que vê nela um CAMINHO que é preciso seguir dia a dia.

Um CAMINHO que nos chama e nos leva a um modo de pensar e de a agir sempre inspirado no do MESTRE. Esta progressiva identificação e comunhão com Ele fará que muitas “ovelhas” se convertem também em “pastores” para com o seu próximo e suas comunidades, como hoje, de modo especial, pedimos que aconteça…

Com palavras e imagens tão simples como expressivas , a Liturgia deste Domingo, aponta-nos, mais uma vez, a identidade profunda da pessoa de JESUS e a sua MISSÃO:

ELE é a “Luz das Nações”, Luz que a todos chama e se oferece

ELE é o Cordeiro cujo sangue purifica e branqueia todas as túnicas da nossa existência…

ELE é o Pastor que não desiste de nos chamar e conduzir para as Fontes da Água Viva: Deus, seu e nosso PAI.

De modo também breve e simples Ele nos aponta as duas características fundamentais dos seus discípulos: Escutam s sua Voz e seguem-nO.E fica para nós a pergunta: é o que procuramos fazer?

Uma boa semana nos dê Deus!


Segunda-feira, 26

08h00………………

Missa

Terça-feira, 27

17h00-19h30…

Cartório Paroquial

Quarta-feira, 28

17h00-19h30…

Cartório Paroquial

19h00………………

Missa

Quinta-feira, 29 – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja

14h30-15h30…

Adoração ao SS Sacramento

17h00-19h30…

Cartório Paroquial

Sexta-feira, 30

08h00………………

Missa

17h00-19h30…

Cartório Paroquial

Sábado, 01 de Maio – São José Operário

Encontro Vicarial de Catequistas

19h00………………

Missa Vespertina

18h20………………

Terço na Igreja – Início do Mês de Maria

Domingo, 02 – V Domingo de Páscoa

09h00………………

Terço na Igreja

09h30………………

Missa

11h00………………

Missa


AVISOS

1. Celebramos, este Domingo, o DIA MUNDIAL DAS VOCAÇÕES, este ano sob o tema: “O testemunho suscita vocações”.

2. Quinta-feira, às 14h30 há Adoração ao Santíssimo Sacramento.

2. No sábado, de manhã e de tarde, há Encontro Vicarial de Catequistas. Por este motivo, no sábado NÃO HÁ CATEQUESE, nem Eucaristia às 16h00.

3. Também no sábado, daremos início ao MÊS DE MARIA. O Terço será rezado na igreja às 21h30.

4. Para o verão, de 17 a 25 de Agosto, estamos a organizar uma Peregrinação/Viagem à Terra Santa e à Jordânia. Os interessados devem entregar as inscrições até final de Abril.


"Veneráveis Irmãos no Episcopado e no Sacerdócio,
Amados Irmãos e Irmãs!

O 47º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado no IV Domingo de Páscoa – Domingo do «Bom Pastor» – a 25 de Abril de 2010, oferece-me a oportunidade de propor à vossa reflexão um tema que quadra bem com o Ano Sacerdotal:
"O testemunho suscita vocações."

Leitura da Palavra - Domingo, 2010.04.25

IV Domingo da Páscoa


Leitura dos Actos dos Apóstolos Act 13, 14.43-52
Naqueles dias, Paulo e Barnabé seguiram de Perga até Antioquia da Pisídia. A um sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se. Terminada a reunião da sinagoga, muitos judeus e prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, que nas suas conversas com eles os exortavam a perseverar na graça de Deus. No sábado seguinte, reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra do Senhor. Ao verem a multidão, os judeus encheram-se de inveja e responderam com blasfémias. Corajosamente, Paulo e Barnabé declararam: «Era a vós que devia ser anunciada primeiro a palavra de Deus. Uma vez, porém, que a rejeitais e não vos julgais dignos da vida eterna, voltamo-nos para os gentios, pois assim nos mandou o Senhor: ‘Fiz de ti a luz das nações, para levares a salvação até aos confins da terra’». Ao ouvirem estas palavras, os gentios encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé e a palavra do Senhor divulgava-se por toda a região. Mas os judeus, instigando algumas senhoras piedosas mais distintas e os homens principais da cidade, desencadearam uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. Estes, sacudindo contra eles o pó dos seus pés, seguiram para Icónio. Entretanto, os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.


Salmo Responsorial Salmo 99 (100)

Nós somos o povo de Deus, somos as ovelhas do seu rebanho.

Aclamai o Senhor, terra inteira,
servi o Senhor com alegria,
vinde a Ele com cânticos de júbilo.

Sabei que o Senhor é Deus,
Ele nos fez, a Ele pertencemos,
somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho.

O Senhor é bom,
eterna é a sua misericórdia,
a sua fidelidade estende-se de geração em geração.


Leitura do Livro do Apocalipse Ap 7, 9.14b-17
Eu, João, vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé, diante do trono e na presença do Cordeiro, vestidos com túnicas brancas e de palmas na mão. Um dos Anciãos tomou a palavra para me dizer: «Estes são os que vieram da grande tribulação, os que lavaram as túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, servindo-O dia e noite no seu templo. Aquele que está sentado no trono abrigá-los-á na sua tenda. Nunca mais terão fome nem sede, nem o sol ou o vento ardente cairão sobre eles. O Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água viva. E Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos».


Aleluia.
Eu sou o bom pastor, diz o Senhor:
conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-Me.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Jo 10, 27-30
Naquele tempo, disse Jesus: «As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um só».

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Folha Dominical, 2010.04.18

Fé e Missão

Todos os Domingos do TEMPO DE PÁSCOA falam-nos da em Cristo Ressuscitado e da vida da 1ª Igreja, nascida dessa Fé. Fé que se pode resumir na brevíssima exclamação que o Evangelho deste Domingo nos apresenta: - É o Senhor!

E a resposta de Pedro e dos Apóstolos ao Sumo-sacerdote ajuda-nos a compreender o sentido que para eles tinha essa afirmação: “O Deus de nossos Pais ressuscitou Jesus a quem vós destes a morte. Deus exaltou-O pelo seu poder, como chefe e Salvador”.

Foi, de facto, a experiência pascal que lhes levantou o véu sobre a identidade última de JESUS: N`Ele viram, finalmente, o Rosto do Senhor, o Rosto de Deus, o Amor vivo que liberta e reconcilia para sempre. N`Ele viram oFermento da verdadeira Fraternidade e da Paz, Fermento que é preciso espalhar pelo testemunho de vida e pela proclamação explícita.

É que não basta ter Fé… Não basta dizer que “Jesus é o Senhor”.

A Fé é para se viver e praticar. Só o amor transforma o Homem em discípulo de Jesus. Por três vezes perguntou Jesus a Pedro: -“Amas-me?” E a cada resposta afirmativa, Jesus acrescentou: -“Apascenta as minhas ovelhas.” Isto significa que a Fé e o Amor a Jesus Cristo devem traduzir-se em serviço à Comunidadea que se pertence (Igreja, Família, Sociedade…) A verdadeira Fé torna-se sempre compromisso e fonte de missão. Se não se torna, é sal que perdeu a força…

Reconforta sempre e estimula verificar, mais uma vez, que JESUS não nos exige, para sermos seus discípulos, a perfeição e a clarividência sem tréguas,ou um passado sem manchas nem fraquezas…

Se assim fosse, Pedro nunca teria sido instituído como o 1º dos Apóstolos. E foi… apesar de ter mostrado sérias dificuldades em entender o Evangelho e os caminhos de JESUS…, apesar da sua fraqueza e cobardia perante situações inesperadas…, apesar de ter renegado o Mestre a quem prometera fidelidade a qualquer preço.

A condição essencial para se ser discípulo de JESUS é amá-Lo verdadeiramente. E a prova desse amor será sempre, como diz o Evangelho,acolher a missão que nos confia: seguir o seu Caminho de entrega e de serviço ao Bem dos irmãos.

Uma boa semana nos dê Deus!


Segunda-feira, 19

08h00………………

Missa

Terça-feira, 20

17h00-19h30……

Cartório Paroquial

Quarta-feira, 21

17h00-19h30……

Cartório Paroquial

19h00…………………

Missa

Quinta-feira, 22

14h30…………………

Terço na Igreja

17h00-19h30……

Cartório Paroquial

Sexta-feira, 23 – S. Jorge, mártir

08h00…………………

Missa

17h00-19h30……

Cartório Paroquial

21h30…………………

Via-Lucis (na igreja)

Sábado, 24

Encontro Vicarial da Adolescência

15h00-15h45……

Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16h00…………………

Missa com as crianças

16h30-17h15……

Catequese do 1º e 2º Ano

18h20…………………

Terço na Igreja

19h00h………………

Missa Vespertina

Domingo, 25 – IV Domingo de Páscoa

Domingo do Bom-Pastor

09h00………………

Terço na Igreja

09h30….…………

Missa

11h00………………

Missa


AVISOS

1. De 18 a 25 de Abril celebra-se a 47ª SEMANA DAS VOCAÇÕES, este ano sob o tema: “O testemunho suscita vocações”.

2. No sábado, de manhã e de tarde, há Encontro Vicarial da Adolescência. É dirigido a todos os adolescentes da catequese, das 12 paróquias da Vigararia de Matosinhos.

3. Também no sábado, há actividade Regional – S. JORGE – para os Escuteiros.

4. Para o verão, de 17 a 25 de Agosto, estamos a organizar umaPeregrinação/ Viagem à Terra Santa e à Jordânia. Os interessados devem entregar as inscrições até final de Abril.




quinta-feira, 15 de abril de 2010

Leitura da Palavra - Domingo, 2010.04.18

III Domingo da Páscoa


LEITURA I – Actos 5,27b-32.40b-41

Naqueles dias, o sumo sacerdote falou aos Apóstolos, dizendo: «Já vos proibimos formalmente de ensinar em nome de Jesus; e vós encheis Jerusalém com a vossa doutrina e quereis fazer recair sobre nós o sangue desse homem». Pedro e os Apóstolos responderam: «Deve obedecer-se antes a Deus que aos homens. O Deus dos nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós destes a morte, suspendendo-O no madeiro. Deus exaltou-O pelo seu poder, como Chefe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e o perdão dos pecados. E nós somos testemunhas destes factos, nós e o Espírito Santo que Deus tem concedido àqueles que Lhe obedecem». Então os judeus mandaram açoitar os Apóstolos, intimando-os a não falarem no nome de Jesus, e depois soltaram-nos. Os Apóstolos saíram da presença do Sinédrio cheios de alegria, por terem merecido serem ultrajados por causa do nome de Jesus.


SALMO RESPONSORIAL – Salmo 29 (30)

Eu vos louvarei, Senhor,

porque me salvastes.


Eu Vos glorifico, Senhor, porque me salvastes

e não deixastes que de mim se regozijassem os inimigos.

Tirastes a minha alma da mansão dos mortos,

vivificastes-me para não descer à cova.


Cantai salmos ao Senhor, vós os seus fiéis,

e dai graças ao seu nome santo.

A sua ira dura apenas um momento

e a sua benevolência a vida inteira.

Ao cair da noite vêm as lágrimas

e ao amanhecer volta a alegria.


Ouvi, Senhor, e tende compaixão de mim,

Senhor, sede Vós o meu auxílio.

Vós convertestes em júbilo o meu pranto:

Senhor meu Deus, eu Vos louvarei eternamente.


LEITURA II – Ap 5,11-14

Eu, João, na visão que tive, ouvi a voz de muitos Anjos, que estavam em volta do trono, dos Seres Vivos e dos Anciãos. Eram miríades de miríades e milhares de milhares, que diziam em voz alta: «Digno é o Cordeiro que foi imolado de receber o poder e a riqueza, a sabedoria e a força, a honra, a glória e o louvor». E ouvi todas as criaturas que há no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e o universo inteiro, exclamarem: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro o louvor e a honra, a glória e o poder pelos séculos dos séculos». Os quatro Seres Vivos diziam: «Ámen!»; e os Anciãos prostraram-se em adoração.


ALELUIA

Ressuscitou Jesus Cristo, que criou o universo

e Se compadeceu do género humano.


EVANGELHO – Jo 21,1-19

Naquele tempo, Jesus manifestou-Se outra vez aos seus discípulos, junto do mar de Tiberíades. Manifestou-Se deste modo: Estavam juntos Simão Pedro e Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos de Jesus. Disse-lhes Simão Pedro: «Vou pescar». Eles responderam-lhe: «Nós vamos contigo». Saíram de casa e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada. Ao romper da manhã, Jesus apresentou-Se na margem, mas os discípulos não sabiam que era Ele. Disse-lhes Jesus: «Rapazes, tendes alguma coisa de comer?» Eles responderam: «Não». Disse-lhes Jesus: «Lançai a rede para a direita do barco e encontrareis». Eles lançaram a rede e já mal a podiam arrastar por causa da abundância de peixes. O discípulo predilecto de Jesus disse a Pedro: «É o Senhor». Simão Pedro, quando ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a túnica que tinha tirado e lançou-se ao mar. Os outros discípulos, que estavam apenas a uns duzentos côvados da margem, vieram no barco, puxando a rede com os peixes. Quando saltaram em terra, viram brasas acesas com peixe em cima, e pão. Disse-lhes Jesus: «Trazei alguns dos peixes que apanhastes agora». Simão Pedro subiu ao barco e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: «Vinde comer». Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar-Lhe: «Quem és Tu?», porque bem sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lho, fazendo o mesmo com os peixes. Esta foi a terceira vez que Jesus Se manifestou aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dos mortos. Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, tu amas-Me mais do que estes?» Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta os meus cordeiros». Voltou a perguntar-lhe segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?» Ele respondeu-lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas». Perguntou-lhe pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?» Pedro entristeceu-se por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez se O amava e respondeu-Lhe: «Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: Quando eras mais novo, tu mesmo te cingias e andavas por onde querias; mas quando fores mais velho, estenderás a mão e outro te cingirá e te levará para onde não queres». Jesus disse isto para indicar o género de morte com que Pedro havia de dar glória a Deus. Dito isto, acrescentou: «Segue-Me».

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Folha Dominical, 2010.04.11

Como era no Princípio

“No dia que se chama SOL (Domingo), todos os cristãos, quer os que vivem nas cidades como os que vivem no campo, se reúnem num mesmo lugar. Aí se lêem as Memórias dos Apóstolos e os Escritos dos Profetas durante o tempo que for possível. Depois, quando o Leitor termina, o que preside toma a Palavra e exorta a que todos ponham em prática tão belos ensinamentos. Seguidamente, levantamo-nos todos e elevamos as nossas Preces. Logo que estas terminam, apresenta-se ao que preside, pão, vinho e água. O Presidente recebe estes dons, dá louvor e glória ao Pai do Universo, em nome do Filho e do Espírito Santo e, segundo as suas forças, pronuncia uma longa Oração Eucarística (Acção de Graças). Quando termina, todo o Povo aclama, dizendo: Amén! Logo a seguir, os chamados Diáconos distribuem a cada um dos assistentes os alimentos eucaristizados levando-os também, depois, aos ausentes. Os que têm bens e querem dão, segundo a sua livre determinação, o que bem lhes parece. Tudo o que recolhe é entregue ao Presidente para que possa socorrer órfãos e viúvas, os que por doença ou outra causa estejam necessitados, os que estão nas cadeias e os forasteiros de passagem.”

Nós somos herdeiros e elos de transmissão desta Reunião Fundamental – a Missa – que o mártir S. Justino assim descrevia, já no século II…

Todos os anos, neste Domingo, o apóstolo Tomé é figura em destaque no Evangelho:

Primeiro, como faltoso à reunião dos discípulos, naquele primeiro dia da semana, e muito incrédulo quanto ao testemunho que estes lhe davam sobre o seu encontro com o Senhor…

Depois, oito dias depois, como participante nessa mesma reunião e autor de uma bela profissão de Fé no Ressuscitado: “Meu Senhor e meu Deus!”

Não é, com certeza, a Comunidade reunida que cria a Fé, mas é nela que se criam as condições e o clima para que a Fé desabroche e se manifeste, se celebre e se transmita… Por isso, desde há 2000 anos, Domingo a Domingo, nos reunimos, cumprindo, de resto, a vontade expressa de JESUS: “Fazei isto em memória de Mim”.

Uma boa semana nos dê Deus!


Segunda-feira, 12

08h00……………

Missa

Terça-feira, 13

17h00-19h30…

Cartório Paroquial

Quarta-feira, 14

17h00-19h30…

Cartório Paroquial

19h00……………

Missa

21h30……………

Reunião Geral de Catequistas

Quinta-feira, 15

14h30……………

Terço na Igreja

17h00-19h30…

Cartório Paroquial

Sexta-feira, 16

08h00……………

Missa

17h00-19h30…

Cartório Paroquial

Sábado, 17

15h00……………

Reunião de Pais do 6º Ano

15h00-15h45…

Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16h00……………

Missa com as crianças

16h30-17h15…

Catequese do 1º e 2º Ano

17h30-18h45…

Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano

18h20……………

Terço na Igreja

19.00h…………

Missa Vespertina (Festa da Vida)

Domingo, 18 – III Domingo de Páscoa

09h00……………

Terço na Igreja

09h30……………

Missa

11h00……………

Missa

12h00……………

Baptismos


AVISOS

1. Quarta-feira, às 21h30, há Reunião Geral de Catequistas. É muito importante a presença de todos.

2. Sábado, às 15h00, há reunião para os Pais das crianças que andam no 6º catecismo.

3. Domingo, dia 18, no Centro Social de Lavra, entre as 09h00 e as 16h00, há uma campanha de recolha de Dadores de Medula Óssea. Participem!

2. Para o verão, de 17 a 25 de Agosto, estamos a organizar uma Peregrinação/ Viagem à Terra Santa e à Jordânia. Os interessados devem entregar as inscrições até final de Abril.