sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Folha Dominical, 2010.01.31

Não há outro Caminho

Ao longo deste Ano Litúrgico acompanha-nos o Evangelho de S. Lucas, conhecido pelo Evangelho da Misericórdia. Esta denominação vem-lhe do facto de ser aquele onde a Misericórdia de Deus se manifesta de modo mais claro e expressivo, através de gestos, das palavras e das atitudes de Jesus.

O episódio da Sinagoga de Nazaré diz-nos que, desde o início da sua vida pública, Jesus se assume como o Ungido pelo Espírito do Senhor e cuja missão é proclamar e pôr em marcha o Tempo da sua Misericórdia salvadora e libertadora. Uma Misericórdia que não conhece fronteiras mas que a todos se oferece sem condições.

É isto que Jesus proclama e testemunha em toda a sua actuação até à Cruz e na própria Cruz. Por isso Ele se tornou Profeta do Amor, Retrato Vivo do Pai e da sua Caridade viva e transbordante. Como dirá ao Apóstolo Filipe: “Quem me vê, vê o Pai.”

O Hino da Caridade que S. Paulo nos oferece hoje na sua Carta é uma descrição insuperável do verdadeiro amor cristão, daquele Amor de que Jesus é Fonte e Modelo para sempre. É a vivência porfiada desse Amor ou Caridade que nos torna, verdadeiramente, “próximos” uns dos outros e nos aproxima de Deus. Pois, como disse Santo Agostinho: “De Deus nos aproximamos não caminhando mas amando.”

De tudo se pode abusar, até das palavras… E quando isso acontece, elas tornam-se então “uma fonte de mal-entendidos.”

É o que se passa com a palavra AMOR:

Nenhuma, como ela, abarcará significados tão variados e opostos, que vão desde o egoísmo mais espesso ao altruísmo mais aberto, desde a exploração mais aberrante à dedicação mais heróica…

Também aqui se pode falar de amor genuíno e de amor empobrecido…

S. Paulo, numa das mais belas páginas da Bíblia, fala-nos hoje desse amor genuíno de que JESUS é o exemplo perfeito e definitivo. Amor que precisamos de cultivar sempre, pois só ele dá sentido e valor à nossa Vida.

Uma boa semana nos dê Deus!


Segunda-feira, 01 de Fevereiro

08.00h………………Missa

Terça-feira, 02 – Festa da Apresentação do Senhor

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

21.30h………………Reunião Geral de Catequistas

Quarta-feira, 03 – S. Brás, bispo e mártir

07.00-08.00h……Cadeia Diocesana de Oração pelas Vocações Sacerdotais

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

19.00h………………Missa seguida de Adoração ao SS Sacramento

Quinta-feira, 04 – S. João de Brito, presbítero e mártir

14.30h………………Terço na Igreja

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Sexta-feira, 05 – S. Águeda, virgem e mártir

08.00h………………Missa

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Sábado, 06 – S. Paulo Miki e Companheiros, mártires

15.00-15.50h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16.00h………………Eucaristia com as crianças

16.30-17.15h……Catequese do 1º e 2º Ano

17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano

18.20h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa Vespertina

Domingo, 07 – Domingo V Tempo Comum

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa


AVISOS

1. Quarta-feira, entre as 07h00 e as 08h00 cabe à nossa Paróquia estar em Oração na Cadeia Diocesana pelas Vocações Sacerdotais.

2. Também na terça-feira, às 21h30 nas salas novas, há reunião geral de catequistas.

3. De 11 de Janeiro a 12 de Fevereiro, de segunda a sexta-feira, o salão paroquial estará ocupado com a Companhia de Teatro “O Sonho”.

4. Para o verão, de 17 a 25 de Agosto, estamos a organizar uma Peregrinação/Viagem à Terra Santa e à Jordânia. Os programas podem ser procurados na sacristia.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Leitura da Palavra - Domingo, 2010.01.31

Domingo IV do Tempo Comum Ano C


Leitura do Livro de Jeremias Jer 1.4-5.17-19
No tempo de Josias, rei de Judá, a palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: "Antes de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que saísses do seio de tua mãe, Eu te consagrei e te constituí profeta entre as nações. Cinge os teus rins e levanta-te, para ires dizer tudo o que Eu te ordenar. Não temas diante deles, senão serei Eu que te farei temer a sua presença. Hoje mesmo faço de ti uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e uma muralha de bronze, diante de todo este país, dos reis de Judá e dos seus chefes, diante dos sacerdotes e do povo da terra. Eles combaterão contra ti, mas não poderão vencer-te, porque Eu estou contigo para te salvar".


Salmo Responsorial Salmo 70 (71)

A minha boca proclamará a vossa salvação.

Em Vós, Senhor, me refugio,

jamais serei confundido.
Pela vossa justiça, defendei-me e salvai-me,

prestai ouvidos e libertai-me.

Sede para mim um refúgio seguro,

a fortaleza da minha salvação.
Vós sois a minha defesa e o meu refúgio:

meu Deus, salvai-me do pecador.

Sois Vós, Senhor, a minha esperança,

a minha confiança desde a Juventude.
Desde o nascimento Vós me sustentais,

desde o seio materno sois o meu protector.

A minha boca proclamará a vossa justiça,

dia após dia a vossa infinita salvação.
Desde a juventude Vós me ensinais
e até hoje anunciei sempre os vossos prodígios.


Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios I Cor 13, 4-13
Irmãos: A caridade é paciente, a caridade é benigna; não é invejosa, não é altiva nem orgulhosa; não e inconveniente, não procura o próprio interesse; não se irrita, não guarda ressentimento; não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O dom da profecia acabará, o dom das línguas há-de cessar, a ciência desaparecerá; mas a caridade não acaba nunca. De maneira imperfeita conhecemos, de maneira imperfeita profetizamos. Mas quando vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Mas quando me fiz homem, deixei o que era infantil. No presente, nós vemos como num espelho e de maneira confusa; então, veremos face a face. No presente, conheço de maneira imperfeita; então, conhecerei como sou conhecido. Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade; mas a maior de todas é a caridade.


Aleluia

O Senhor enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres,

a proclamar aos cativos a redenção.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas Lc 4; 21-30
Naquele tempo, Jesus começou a falar na sinagoga de Nazaré, dizendo: “Cumpriu--se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir”. Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam das palavras cheias de graça que saíam da sua boca. E perguntavam: “Não é este o filho de José?” Jesus disse-lhes: “Por certo Me citareis o ditado: 'Médico, cura-te a ti mesmo'. Faz também aqui na tua terra o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. E acrescentou: “Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra. Em verdade vos digo que havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região da Sidónia. Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta Eliseu; contudo, nenhum deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã”. Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga. Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’ O até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Folha Dominical, 2010.01.24

A FESTA DA PALAVRA

A Palavra de DEUS não só deve ser escutada com atenção e acolhida com Fé mas deve também ser celebrada festivamente com alegria, amor e gratidão. Ela é o fundamento da nossa e a razão da nossa Esperança. Abre-nos para o mistério de DEUS e seus desígnios e revela-nos o sentido profundo da nossa vida e da nossa história.

A Celebração que nos é narrada na 1ª Leitura deste Domingo, celebração tão solene como pedagógica, mostra-nos de modo bem vivo e expressivo como um Povo, desejoso de se reconstruir celebrava a Palavra de DEUS e que frutos produzia na sua vida:

A Palavra de DEUS congrega o Povo: Gera comunidade, criando sintonia de sentimentos, reacções e atitudes.

A Palavra de DEUS ilumina a vida do Povo e o Povo descobre nela o sólido fundamento para a reconstrução das suas vidas e de uma nova comunidade.

A Palavra de DEUS suscita a partilha de bens: Empurra o Povo para a acção, para uma convivência mais fraternal onde os pobres não são excluídos mas merecem atenção respeitosa e eficaz.

Para nós, cristãos, o Domingo é também o Dia da Palavra de DEUS. Por isso, na Missa que nos reúne, tem sempre lugar importante a sua proclamação e meditação. E com que frutos? Eis uma questão fundamental…

O valor da nossa vida depende também da qualidade dos nossos costumes… Daí a importância em adquirirmos aqueles que nos ajudem a viver de um modo construtivo e feliz.

O Evangelho salienta hoje um dos costumes de JESUS: aos Sábados, como todo o bom Judeu, não faltava à Sinagoga… Aí se liam e estudavam os Livros da Lei e dos Profetas:

A Missa Dominical é herdeira directa desse costume: desde os tempos apostólicos, os cristãos reúnem-se no 1º Dia da Semana (Domingo) para se encontrarem com JESUS na Comunidade reunida em seu Nome, na sua Palavra que ressoa no Evangelho e na Fracção do Pão feita em sua Memória. Perder este costume é desligar-se de uma corrente de Luz e de Vida, é perder uma referência fundamental da nossa vida cristã e expô-la a uma inevitável extinção.

Uma boa semana nos dê Deus!


Segunda-feira, 25 – Conversão de São Paulo, Apóstolo

08.00h………………Missa

Terça-feira, 26 – S. Timóteo e S. Tito, bispos

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

21.30h………………Reunião Coordenação de Catequese

Quarta-feira, 27

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

19.00h………………Missa

Quinta-feira, 28 – S. Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja

14.30-15.30h……Adoração ao SS Sacramento

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Sexta-feira, 29

08.00h………………Missa

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Sábado, 30

15.00-15.50h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16.00h………………Eucaristia com as crianças

16.30-17.15h……Catequese do 1º e 2º Ano

17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano

18.20h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa Vespertina

21.30h………………Teatro [aniversário do CSPPAFP]

Domingo, 31 – Domingo IV Tempo Comum

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa [aniversário do CSPPAFP]


AVISOS

1. Terça-feira, às 21h30 nas salas novas, há reunião para o grupo de Coordenação da Catequese Paroquial.

2. Sábado, à noite, há teatro, no salão paroquial, integrado nas comemorações do 22º aniversário do Centro Social Paroquial. Não se esqueçam de adquirir os bilhetes.

3. De 11 de Janeiro a 12 de Fevereiro, de segunda a sexta-feira, o salão paroquial estará ocupado com a Companhia de Teatro “O Sonho”.




quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Leitura da Palavra - Domingo, 2010.01.24

III Domingo Comum Ano C


Leitura do Livro de Neemias Ne 8, 2-4a.5-6.8-10
Naqueles dias, o sacerdote Esdras trouxe o Livro da Lei perante a assembleia de homens e mulheres e todos os que eram capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. Desde a aurora até ao meio dia, fez a leitura do Livro, no largo situado diante da Porta das Águas, diante dos homens e mulheres e todos os que eram capazes de compreender. Todo o povo ouvia atentamente a leitura do Livro da Lei. O escriba Esdras estava de pé num estrado de madeira feito de propósito. Estando assim em plano superior a todo o povo, Esdras abriu o Livro à vista de todos; e quando o abriu, todos se levantaram. Então Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todos responderam, erguendo as mãos: «Amen! Amen!». E prostrando-se de rosto por terra, adoraram o Senhor. Os levitas liam, clara e distintamente, o Livro da Lei de Deus e explicavam o seu sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura. Então o governador Neemias, o sacerdote e escriba Esdras, bem como os levitas, que ensinavam o povo, disseram a todo o povo: «Hoje é um dia consagrado ao Senhor vosso Deus. Não vos entristeçais nem choreis». - Porque todo o povo chorava, ao escutar as palavras da Lei - Depois Neemias acrescentou: «Ide para vossas casas, comei uma boa refeição, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que não têm nada preparado. Hoje é um dia consagrado a nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa fortaleza».


Salmo Responsorial Salmo 18 B (19)

As vossas palavras, Senhor, são espírito e vida

A lei do Senhor é perfeita, ela reconforta a alma;
as ordens do Senhor são firmes, dão sabedoria aos simples.

Os preceitos do Senhor são rectos e alegram o coração;
Os mandamentos do Senhor são claros e iluminam os olhos.

O temor do Senhor é puro e permanece eternamente;
os juízos do Senhor são verdadeiros, todos eles são rectos.

Aceitai as palavras da minha boca e os pensamentos do meu coração
estejam na vossa presença: Vós, Senhor, sois o meu amparo e redentor.


Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios 1 Cor 12. 12-14.27
Irmãos: Assim como o corpo é um só e tem muitos membros e todos os membros do corpo, apesar de numerosos, constituem um só corpo, assim sucede também em Cristo. Na verdade, todos nós - judeus e gregos, escravos e homens livres - fomos baptizados num só Espírito para constituirmos um só corpo e a todos nos foi dado a beber um só Espírito. De facto, o corpo não é constituído por um só membro, mas por muitos. Vós sois corpo de Cristo e seus membros, cada um por sua parte.


Aleluia.

O Senhor enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres, a proclamar aos cativos a redenção.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas Lc 1, 1-4; 4, 14-21
Já que muitos empreenderam narrar os factos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram os que, desde o início, foram testemunhas oculares e ministros da palavra, também eu resolvi, depois de ter investigado cuidadosamente tudo desde as origens, escrevê-las para ti, ilustre Teófilo, para que tenhas conhecimento seguro do que te foi ensinado. Naquele tempo, Jesus voltou da Galileia, com a força do Espírito, e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos. Foi então a Nazaré, onde Se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sábado e levantou-Se para fazer a leitura. Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito:«O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor». Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. Começou então a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir».

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Folha Dominical, 2010.01.17

O sinal das bodas

ALIANÇA - É uma palavra fundamental na Bíblia: é a chave da sua leitura e da sua interpretação e uma síntese perfeita da sua Mensagem:

DEUS propõe-nos uma ALIANÇA: Chama-nos a partilhar a sua Vida e o seu Amor numa COMUNHÃO para sempre.

Por isso, como vemos na 1ª Leitura, os Profetas descrevem, muitas vezes, em termos de relação nupcial as relações do Homem com DEUS.

As Bodas de Caná, que S. João nos descreve no Evangelho, são vistas por ele como a inauguração dos Tempos Messiânicos, o Banquete nupcial da União definitiva do Homem com DEUS. JESUS CRISTO é a manifestação última do Amor fiel de DEUS. É o “Noivo” prometido e anunciado pelo profeta que vem desposar a nossa Humanidade para a transformar, com o poder do seu Espírito, e fazer dela a Nova Jerusalém, o Novo Povo de Deus, o seu Corpo Místico.

A Igreja é esse Corpo animado pelo Espírito Santo que nos vem de JESUS:

Corpo de que temos de ser membros vivos, conscientes, activos e solidários, ainda que assumindo tarefas diferentes, de acordo com os dons recebidos, como nos explica hoje, tão claramente, o apóstolo S. Paulo.

MARIA tem no Evangelho de hoje um lugar e um papel que, de forma simples e expressiva, nos dão uma imagem magnifica da sua presença e da sua missão na vida dos cristãos. Destaca-se, em primeiro lugar, o seu olhar atento e misericordioso que sabe captar e sentir os nossos problemas e necessidades. Vem depois o seu papel intercessor junto de JESUS, apresentando-Lhe as nossas carências… Finalmente revela-se como Mãe do Bom Conselho, um conselho simples e fundamental: Fazei tudo o que Ele vos disser”.

Estas palavras tão simples constituem um verdadeiro programa de vida para quem pretende ser discípulo de JESUS. É seguindo este conselho, que boas e profundas transformações podem acontecer na nossa vida e no nosso Mundo…

Uma boa semana nos dê Deus!


Segunda-feira, 18

19.00h………………Missa

21.30h………………Conselho Pastoral Paroquial

Terça-feira, 19

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

21.30h………………Reunião de Leitores

Quarta-feira, 20 – S. Sebastião, mártir; S. Fabião, papa e mártir

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

19.00h………………Missa

Quinta-feira, 21 – S. Inês, virgem e mártir

14.30h………………Terço na Igreja

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Sexta-feira, 22 – S. Vicente, diácono e mártir

08.00h………………Missa

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Sábado, 23

15.00-15.50h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16.00h………………Eucaristia com as crianças

16.30-17.15h……Catequese do 1º e 2º Ano

17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano

18.20h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa Vespertina

Domingo, 24 – Domingo III Tempo Comum

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa


AVISOS

1. De 18 a 25 de Janeiro decorre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O tema deste ano é o seguinte: Vós sois as testemunhas destas coisas (Lc 24, 48)

2. Terça-feira, às 21h30 nas salas novas, há reunião para o Grupo de Leitores.

3. De 11 de Janeiro a 12 de Fevereiro, de segunda a sexta-feira, o salão paroquial estará ocupado com a Companhia de Teatro O Sonho.



quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Leitura da Palavra - Domingo, 2010.01.17

II Domingo Tempo Comum - Ano C


Leitura do Livro de Isaías Is 62, 1-5
Por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não terei repouso, enquanto a sua justiça não despontar como a aurora e a sua salvação não resplandecer como facho ardente. Os povos hão-de ver a tua justiça e todos os reis a tua glória. Receberás um nome novo, que a boca do Senhor designará. Serás coroa esplendorosa nas mãos do Senhor, diadema real nas mãos do teu Deus. Não mais te chamarão «Abandonada», nem à tua terra «Deserta», mas hão-de chamar-te «Predilecta» e à tua terra «Desposada», porque serás a predilecta do Senhor e a tua terra terá um esposo. Tal como o jovem desposa uma virgem, o teu Construtor te desposará; e como a esposa é a alegria do marido, tu serás a alegria do teu Deus.


Salmo Responsorial Salmo 95 (96)

Anunciai em todos os povos as maravilhas do Senhor

Cantai ao Senhor um cântico novo,
cantai ao Senhor, terra inteira,
cantai ao Senhor, bendizei o seu nome.

Anunciai dia a dia a sua salvação,
publicai entre as nações a sua glória,
em todos os povos as suas maravilhas.

Dai ao Senhor, ó família dos povos,
dai ao Senhor glória e poder,
dai ao Senhor a glória do seu nome.

Adorai o Senhor com ornamentos sagrados,
trema diante d’Ele a terra inteira;
dizei entre as nações: «O Senhor é Rei»,
governa os povos com equidade.


Leitura da primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios 1 Cor 12, 4-1
Irmãos: Há diversidade de dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. Em cada um se manifestam os dons do Espírito para o bem comum. A um o Espírito dá a mensagem da sabedoria, a outro a mensagem da ciência, segundo o mesmo Espírito. É um só e o mesmo Espírito que dá a um o dom da fé, a outro o poder de curar; a um dá o poder de fazer milagres, a outro o de falar em nome de Deus; a um dá o discernimento dos espíritos, a outro o de falar diversas Línguas, a outro o dom de as interpretar. Mas é um só e o mesmo Espírito que faz tudo isto, distribuindo os dons a cada um conforme Lhe agrada.


Aleluia.
Deus chamou-nos, por meio do Evangelho,
a tomar parte na glória de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Jo 2. 1 I
Naquele tempo, realizou-se um casamento em Caná da Galileia e estava lá a Mãe de Jesus. Jesus e os seus discípulos foram também convidados para o casamento. A certa altura faltou o vinho. Então a Mãe de Jesus disse-lhe: «Não têm vinho». Jesus respondeu-lhe: «Mulher, que temos nós com isso? Ainda não chegou a minha hora». Sua Mãe disse aos serventes: «Fazei tudo o que Ele vos disser». Havia ali seis talhas de pedra, destinadas à purificação dos judeus, levando cada uma de duas a três medidas. Disse-lhes Jesus: «Enchei essas talhas de água». Eles encheram-nas até acima. Depois disse-lhes: «Tirai agora e levai ao chefe de mesa». E eles levaram. Quando o chefe de mesa provou a água transformada em vinho, - ele não sabia de onde viera, pois só os serventes, que tinham tirado a água, sabiam - chamou o noivo e disse-lhe: «Toda a gente serve primeiro o vinho bom e, depois de os convidados terem bebido bem, serve o inferior. Mas tu guardaste o vinho bom até agora». Foi assim que, em Caná da Galileia, Jesus deu início aos seus milagres. Manifestou a sua glória e os discípulos acreditaram n’Ele.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Folha Dominical, 2010.01.10

Um Baptismo contínuo

De modo diferente e complementar as Leituras deste Domingo fazem-nos uma verdadeira apresentação de JESUS: a sua Identidade e a sua Missão.

- Isaías descreve-O e exalta-O como o Servo bem-amado de DEUS: Servo dócil, paciente, justo, libertador, Luz para todos os Povos.

- Pedro mostra-nos JESUS como realização perfeita do Servo anunciado por Isaías e que deixa transparecer com nitidez o Espírito de DEUS que O habitava.

- Marcos apresenta-O, finalmente, no seu mistério mais profundo: ELE é o “Filho muito amado de DEUS”

Recordar a Identidade e a Missão de JESUS é tomar consciência da identidade e da missão a que o nosso Baptismo nos associou e associa. Como disse muito bem M. Lutero: “A vida cristã é um contínuo Baptismo.”

Na verdade, o Baptismo não é um acto que começa e acaba num certo dia com registo nos Livros Paroquiais, nem um rito mágico para esconjurar males ou conferir automaticamente a Salvação, sem qualquer exigência ou compromisso: É uma Vida Nova que começa em nós pela infusão e acção do Espírito Santo e que nos torna Filhos de DEUS. Uma vida que, como todas as vidas, precisa de ser acolhida, alimentada e exercitada, dia a dia, para crescer e agir em conformidade com o modelo único: JESUS CRISTO: A prova de que somos cristãos não é a Certidão de Baptismo mas uma vida que tenha as marcas do Espírito de JESUS!

O Baptismo de JESUS que hoje celebramos marca o inicio da sua vida pública. Nele se revela a sua identidade mais profunda e se assinala o seu Programa de acção.

ELE é, como nos diz o Evangelho, o Filho bem amado de DEUS, e a sua Missão é manifestar a todos, sem excepção, o AMOR incondicional do PAI, promovendo sem desfalecer, a Justiça na Terra e oferecendo-se a todos os Povos como Luz e Aliança de Salvação.

Incorporados n`ELE pelo Baptismo, temos igual identidade e missão: Somos Filhos de DEUS, membros do seu Povo. E a nossa quotidiana missão é ser sinal e instrumento dos seus desígnios de Justiça e de Bondade, “passando fazendo o Bem” como ELE passou…

Uma boa semana no dê Deus!

E já agora, sabes a data do teu Baptismo? Procura saber…


Segunda-feira, 11

08.00h………………Missa

Terça-feira, 12

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

21.30h………………Oração de Taizé

Quarta-feira, 13

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

19.00h………………Missa

Quinta-feira, 14

14.30h………………Terço na Igreja

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Sexta-feira, 15

08.00h………………Missa

17.00-19.30h……Cartório Paroquial

Sábado, 16

15.00-15.50h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

16.00h………………Eucaristia com as crianças

16.30-17.15h……Catequese do 1º e 2º Ano

17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º e 10º Ano

18.20h………………Terço na Igreja

19.00h………………Missa Vespertina

Domingo, 17 – Domingo II Tempo Comum

09.00h………………Terço na Igreja

09.30h………………Missa

11.00h………………Missa

15.00h………………Encontro Vicarial de Janeiras – adro da Igreja de Matosinhos


AVISOS

1. Terça-feira, temos Momento de Oração de Taizé. Continuamos, em Comunidade de Acolhimento, a preparar o Encontro Ibérico de Fevereiro. E tu, JOVEM, vais participar no Encontro Ibérico? Tens de inscrever-te!

2. De 11 de Janeiro a 12 de Fevereiro, de segunda a sexta-feira, o salão paroquial estará ocupado com a Companhia de Teatro O Sonho.