sexta-feira, 25 de abril de 2008

Folha Dominical, 2008.04.27

Uma oportuna Parábola

Estava, desde há muito, mergulhada no Rio aquela pedra dura e redonda, mas a água não tinha penetrado no seu interior… E o escritor hindu comentou: “Assim acontece com os homens na Europa: Há séculos que vivem mergulhados no cristianismo, mas o Espírito de Cristo não penetra neles nem vive neles…” Eis um comentário em oportuna sintonia com a exortação de Pedro:

“Venerai Cristo Senhor em vossos corações”

É que não basta ser cristão superficialmente: É preciso sê-lo a partir de dentro, a partir de um coração sempre aberto ao Senhor JESUS e ao seu ESPIRITO para com ELE viver em sintonia. É o que ELE nos diz hoje no Evangelho: “Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente ama.”

Discípulos e amigos de Cristo são, pois, aqueles que confiam n`ELE e na sua Palavra; aqueles que a escutam e se deixam moldar por ela, transformando-a em atitudes e acções concretas; aqueles que vivem com simplicidade, coerência e alegria o seu Evangelho e o procuram transmitir com brandura e respeito, apoiados sempre num bom procedimento, como recomenda o Apóstolo; aqueles que assumem a sua Igreja, não como um cenário para certas festas ou momentos especiais da vida, mas como Família de que fazem parte, pelo Baptismo, e em cuja vida e missão querem, participar. Na verdade, se nossa Fé em JESUS CRISTO não se transforma em relação pessoal de confiança, de amor e de compromisso, seremos a pedra molhada por fora mas seca por dentro…

A celebração da Páscoa culmina na Festa de Pentecostes, a Festa do Espírito Santo: aquele Espírito no qual e pelo qual JESUS continua presente e actuante no meio de nós, como nos prometeu. Espírito que nos quer habitar, conduzir e transformar para fazer de todos nós membros de um só Povo. D`ELE, da sua presença e acção, nos falam já as Leituras deste Domingo. Mas para que tal acção se manifeste, não basta invocá-Lo ou acreditar n`ELE, pois se as velas não se desfraldam em vão soprará o Vento… É preciso abrir-Lhe o nosso coração e deixar-nos impelir por ELE. É a exortação bem clara que nos vem das Palavras de Pedro e do Evangelho que hoje escutamos… Uma boa semana nos dê Deus.



Segunda-feira, 28
19.00h………………Missa

Terça-feira, 29 – S. Catarina de Sena, virgem e doutora
08.00h………………Missa
17.00-19.30h………Cartório
21.30h……………...Reunião de Pais do 6º catecismo

Quarta-feira, 30
08.00h………………Missa
Quinta-feira, 01 de Maio – São José, operário
14.30h……………...Terço na Igreja

Não há Missa
Sexta-feira, 02 – S. Atanásio,
bispo e doutor
08.00h………………Missa
14.30h……………...Terço na Igreja

Sábado, 03 – S. Filipe e S. Tiago, apóstolos
15.00-15.45h……Catequese do 1º e 2º Ano
16.15-17.10h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano

Não há Missa com as crianças
17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º, 10º e 11º Ano
18.30h………………Terço na Igreja
19.00h………………Missa vespertina

Domingo, 04 – SOLENIDADE ASCENSÃO DO SENHOR
08.30h………………Terço na Igreja
09.00h………………Missa
11.00h………………Missa


AVISOS

1. Quinta-feira inicia-se o MÊS DE MARIA. Durante o mês de Maio rezar-se-á o Terço todos os dias na Igreja.

2. Sábado não haverá Eucaristia às 17.30 horas.

3. No próximo domingo, só haverá Eucaristia às 09.00 e 11.00 horas.

4. Terça-feira, às 21.30, há Reunião para os Pais das crianças que andam no 6º Catecismo.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Leitura da Palavra - Domingo, 2008.04.27

Domingo VI da Páscoa - Ano A


Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 8, 5-8.14-17

Naqueles dias, Filipe desceu a uma cidade da Samaria e começou a pregar o Messias àquela gente. As multidões aderiam unanimemente às palavras de Filipe, ao ouvi-las e ao ver os milagres que fazia. De muitos possessos saíam espíritos impuros, soltando enormes gritos, e numerosos paralíticos e coxos foram curados. E houve muita alegria naquela cidade. Quando os Apóstolos que estavam em Jerusalém ouviram dizer que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João. Quando chegaram lá, rezaram pelos samaritanos, para que recebessem o Espírito Santo, que ainda não tinha descido sobre eles. Então impunham-lhes as mãos e eles recebiam o Espírito Santo.


Salmo Responsorial Salmo 65 (66)

A terra inteira aclame o Senhor

Aclamai a Deus, terra inteira,
cantai a glória do seu nome,
celebrai os seus louvores,
dizei a Deus: "Maravilhosas são as vossas obras".

"A terra inteira Vos adore e celebre,
entoe hinos ao vosso nome".
Vinde contemplar as obras de Deus,
admirável na sua acção pelos homens.

Todos os que temeis a Deus, vinde e ouvi,
vou narrar-vos quanto Ele fez por mim.
Bendito seja Deus que não rejeitou a minha prece,
nem me retirou a sua misericórdia.


Leitura da Primeira Epístola de São Pedro 1 Pedro 3, 15-18

Caríssimos: Venerai Cristo Senhor em vossos corações prontos sempre a responder, a quem quer que seja, sobre a razão da vossa esperança. Mas seja com brandura e respeito, conservando uma boa consciência, para que, naquilo mesmo em que fordes caluniados, sejam confundidos os que dizem mal do vosso bom procedimento em Cristo. Mais vale padecer por fazer o bem, se for essa a vontade de Deus, do que por fazer o mal. Na verdade, Cristo morreu uma só vez pelos nossos pecados - o Justo pelos injustos - para nos conduzir a Deus. Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito.


Aleluia. Se alguém Me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará e faremos nele a nossa morada.
Aleluia
.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Jo 14, 15-21

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos. E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Defensor, para estar sempre convosco: o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas que vós conheceis, porque habita convosco e está em vós. Não vos deixarei órfãos: voltarei para junto de vós. Daqui a pouco o mundo já não Me verá, mas vós ver-Me-eis, porque Eu vivo e vós vivereis. Nesse dia reconhecereis que Eu estou no Pai e que vós estais em Mim e Eu em vós. Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama. E quem Me ama será amado por meu Pai e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele".

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Folha Dominical, 2008.04.20

O Caminho a seguir

No livro dos Actos dos Apóstolos, o livro que nos põe em contacto com os primeiros discípulos de Jesus e as comunidades que iam formando, encontramos, a cada passo, expressões onde a palavra Caminho é uma palavra-chave. E fala-se em anunciar o Caminho, em seguir o Caminho, em servir a Deus segundo o Caminho, em dizer mal do Caminho e até em tumultos e perseguições por causa do Caminho… De que CAMINHO se trata, então? A resposta vem no Evangelho de hoje e é Jesus que a Dá: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim.”

Pensamos com frequência que ser cristão é confessar uma Doutrina e aceitar umas práticas ou costumes… Falta-nos descobrir e experimentar que é um Caminho sempre a percorrer… Se “parar é morrer” também é verdade que caminhar é viver. Ser cristão é viver caminhando pelo Caminho de Cristo, ou seja: viver habitado e movido pelo seu Espírito e actuar como Ele, pois a vida e a Fé realizam-se em obras. É o que nos diz Jesus, hoje também: “O que crê em Mim fará as obras que Eu faço.”

E o mesmo livro dos Actos dos Apóstolos mostra-nos, de modo bem expressivo, o que é uma Comunidade a construir-se sob o impulso do Espírito de Jesus e uma Comunidade onde prevalecem os impulsos vindos do sangue e da raça, do interesse pessoal ou do grupo a que se pertence… O resultado é bem diferente…

Uma casa não é um monte de pedras. Mas com um monte de pedras pode-se fazer uma casa: basta que elas digam Sim a um mesmo projecto e ao lugar que nele lhes é proposto. É com esta imagem que o apóstolo Pedro nos convida hoje a entrar na construção desse Templo espiritual de que JESUS é a Pedra fundamental. E dizer Sim a tal convite significa dizer Sim ao Projecto de JESUS e ao Caminho que ELE é e nos propõe. A imagem da Igreja como Templo em construção diz-nos, de modo claro e expressivo, que cada um de nós é chamado ter nela um lugar e uma função; que todos somos responsáveis pela sua imagem, pela sua vida e pela sua missão, ainda que de modo diferente cada qual segundo a sua vocação, as suas aptidões e circunstâncias… E quem diz Igreja diz Paróquia, pois é a sua concretização a nível local…

Uma boa semana nos dê Deus.



Segunda-feira, 21
19.00h………………Missa

Terça-feira, 22
08.00h………………Missa
17.00-19.30h……Cartório
21.30h………………Reunião de Leitores

Quarta-feira, 23
08.00h………………Missa
Quinta-feira, 24
14.30h……………...Terço na Igreja
17.00-19.00h……Cartório
19.00h………………Missa

Sexta-feira, 25
08.00h………………Missa
Sábado, 26
15.00-15.45h……Catequese do 1º e 2º Ano
15.00h………………Festa do Acolhimento
16.15-17.10h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano
17.30h………………Missa com as crianças [Festa do Credo]
17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º, 10º e 11º Ano
18.30h………………Terço na Igreja
19.00h………………Missa vespertina [Festa da Vida]
21.30h……………...Teatro no Salão Paroquial

Domingo, 27 – VI DOMINGO DE PÁSCOA
08.00h………………Missa
09.00h………………Terço na Igreja
09.30h………………Missa
11.00h………………Missa – Celebração do Doente e Idoso



AVISOS

1. No próximo domingo, dia 27 de Abril celebramos o Dia Paroquial do Doente/ Idoso. Na Eucaristia das 11.00 será ministrado o Sacramento da Santa Unção. As pessoas que desejem participar no convívio que acontecerá de tarde, devem fazer a sua inscrição (junto dos jovens do bar).

2. Terça-feira, às 21.30, há Reunião de Leitores.

Leitura da Palavra - Domingo, 2008.04.20

Domingo V da Páscoa - Ano A


Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 6, 1-7
Naqueles dias, aumentando o número dos discípulos, os helenistas começaram a murmurar contra os hebreus, porque no serviço diário não se fazia caso das suas viúvas. Então os Doze convocaram a assembleia dos discípulos e disseram: "Não convém que deixemos de pregar a palavra de Deus, para servirmos às mesas. Escolhei entre vós, irmãos, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, para lhes confiarmos esse cargo. Quanto a nós, vamos dedicar-nos totalmente à oração e ao ministério da palavra". A proposta agradou a toda a assembleia; e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos aos Apóstolos e estes oraram e impuseram as mãos sobre eles. A palavra de Deus ia-se divulgando cada vez mais; o número dos discípulos aumentava consideravelmente em Jerusalém e
submetia-se à fé também grande número de sacerdotes.


Salmo Responsorial Salmo 32 (33)

Esperamos, Senhor, na vossa misericórdia

Justos, aclamai o Senhor,
os corações rectos devem louvá-l'O.
Louvai o Senhor com a cítara,
cantai-Lhe salmos ao som da harpa.

A palavra do Senhor é recta,
da fidelidade nascem as suas obras.
Ele ama a justiça e a rectidão:
a terra está cheia da bondade do Senhor.

Os olhos do Senhor estão voltados para os que O temem,
para os que esperam na sua bondade,
para libertar da morte as suas almas
e os alimentar no tempo da fome.


Leitura da Primeira Epístola de São Pedro 1 Pedro 2, 4-9
Caríssimos: Aproximai-vos do Senhor, que é a pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus. E vós mesmos, como pedras vivas, entrai na construção deste templo espiritual, para constituirdes um sacerdócio santo, destinado a oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso se lê na Escritura: "Vou pôr em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa; e quem nela puser a sua confiança não será confundido". Honra, portanto, a vós que acreditais. Para os incrédulos, porém, "a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular", "pedra de tropeço e pedra de escândalo". Tropeçaram por não acreditarem na palavra, à qual foram destinados. Vós, porém, sois "geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus, para anunciar os louvores" d' Aquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável.


Aleluia. Eu sou o caminho, a verdade e a vida, diz o Senhor; ninguém vai ao Pai senão por mim. Aleluia.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Jo 14, 1-12
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos um lugar e virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. Para onde Eu vou, conheceis o caminho".
Disse-Lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?" Respondeu-lhe Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes". Disse-Lhe Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta". Respondeu-lhe Jesus: "Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: 'Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que Eu vos digo, não as digo por Mim próprio; mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim; acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará ainda maiores que estas, porque Eu vou para o Pai".

sábado, 12 de abril de 2008

Folha Dominical, 2008.04.13

A Missão também é nossa

A autoridade está em crise evidente em todas as suas formas e níveis: Família, Sociedade Civil, Igreja, Estado… Está em descida acentuada a credibilidade da classe dirigente… Sente-se falta de verdadeiros líderes em todos os campos… E no entanto, a crise não é de hoje

Já o Profeta Ezequiel, alguns séculos antes de Cristo, sentia e denunciava a mesma situação e levantava o dedo contra os “pastores” que “só cuidam do seu próprio pasto” em vez de pastorearem bem as ovelhas que lhes estão confiadas. É nesse contexto que o Profeta anuncia um verdadeiro pastor: Um pastor que há-de velar e cuidar pelo bem de todas as ovelhas a começar pelas mais frágeis, pelas mais desvalidas e necessitadas. Esse BOM PASTOR manifesta-se por inteiro na vida e na missão de JESUS. Por isso, ELE é, na verdade, o nosso Bom Pastor. E ao celebrá-Lo hoje como tal, tomamos mais uma vez consciência de que o importante é estar atento à sua voz, é escutar as suas chamadas, é segui-Lo dia a dia

num esforço lúcido e perseverante de ser fiel ao seu Espírito e à sua vontade; é assumir que somos chamados a ser não apenas “ovelhas e cordeiros” do seu redil mas também “pastores e pastoras” ao serviço uns dos outros nas diversas comunidades de que somos parte, realizando assim a missão que nos deixou: Testemunhar no meio do Mundo a força humanizadora e fraternizante do seu Espírito, fermento do REINO que n`ELE e por ELE nos é anunciado.

Através de múltiplas imagens, tão simples como sugestivas, o Evangelho vai-nos apresentando o mistério e a missão de JESUS: Hoje ELE é o Pastor e a PortaPASTOR que conhece, pelo seu próprio nome, cada uma das ovelhas e a todas chama a segui-Lo para lhes proporcionar Vida em abundância; PORTA que a ninguém se fecha e a todos convida, espera e acolhe para lhes dar acesso à plenitude da VIDA, na comunhão com DEUS. A Missão pastoral da Igreja é seguir os passos e os gestos deste Pastor, sem esquecer nunca que ELE se apresentou, não como Trono que recebe vassalagens ou emite ordens e leis, mas como PORTA: Porta de serviço e de acolhimento, Porta de Esperança e de Salvação.

Uma boa semana nos dê Deus.



Segunda-feira, 14
19.00h………………Missa

Terça-feira, 15
08.00h………………Missa
17.00-19.30h……Cartório
21.30h………………Formação Bíblica

Quarta-feira, 16
08.00h………………Missa
Quinta-feira, 17
14.30h……………...Terço na Igreja
17.00-19.00h……Cartório
19.00h………………Missa

Sexta-feira, 18
08.00h………………Missa
Sábado, 19
15.00-15.45h……Catequese do 1º e 2º Ano
16.15-17.10h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano
17.30h………………Missa com as crianças [Festa do Credo]
17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º, 10º e 11º Ano
18.30h………………Terço na Igreja
19.00h………………Missa vespertina [Festa do Compromisso]
21.30h……………...Teatro no Salão Paroquial

Domingo, 20 – V DOMINGO DE PÁSCOA
08.00h………………Missa
09.00h………………Terço na Igreja
09.30h………………Missa
11.00h………………Missa



AVISOS

1. Dia 27 de Abril celebraremos o Dia Paroquial do Doente/ Idoso. Na Eucaristia das 11.00 será ministrado o Sacramento da Santa Unção. As pessoas que desejem receber a Santa Unção devem procurar e preencher a ficha de inscrição até dia 13 de Abril.

2. Terça-feira, às 21.30, no Salão Paroquial, temos Formação Bíblica.

3. Sábado, às 21.30, o grupo de Jovens Caminhando, organiza uma noite de Teatro, revertendo a favor de algumas crianças doentes.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Leitura da Palavra - Domingo, 2008.04.13

DOMINGO IV DA PÁSCOA - ANO A

Leitura dos Actos dos Apóstolos

Actos 2, 14a.36-41

No dia de Pentecostes, Pedro, de pé, com os onze Apóstolos, ergueu a voz e falou ao povo: «Saiba com absoluta certeza toda a casa de Israel que Deus fez Senhor e Messias esse Jesus que vós crucificastes». Ouvindo isto, sentiram todos o coração trespassado e perguntaram a Pedro e aos outros Apóstolos: «Que havemos de fazer, irmãos?» Pedro respondeu-lhes: «Convertei-vos e peça cada um de vós o Baptismo em nome de Jesus Cristo, para vos serem perdoados os pecados. Recebereis então o dom do Espírito Santo, porque a promessa desse dom é para vós, para os vossos filhos e para quantos, de longe, ouvirem o apelo do Senhor nosso Deus». E com muitas outras palavras os persuadia e exortava, dizendo: «Salvai-vos desta geração perversa». Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o Baptismo, e naquele dia juntaram-se aos discípulos cerca de três mil pessoas.


Salmo Responsorial
Salmo 22 (23)

O Senhor é meu pastor: nada me faltará.

O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados,
conduz-me às águas refrescantes
e reconforta a minha alma.

Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome.
Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos,
não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo:
o vosso cajado e o vosso báculo
me enchem de confiança.

Para mim preparais a mesa
à vista dos meus adversários;
com óleo me perfumais a cabeça
e o meu cálice transborda.

A bondade e a graça hão-de acompanhar-me
todos os dias da minha vida,
e habitarei na casa do Senhor
para todo o sempre.


Leitura da Primeira Epístola de São Pedro
1 Pedro 2, 20b-25

Caríssimos: Se vós, fazendo o bem, suportais o sofrimento com paciência, isto é uma graça aos olhos de Deus. Para isto é que fostes chamados, porque Cristo sofreu também por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais os seus passos. Ele não cometeu pecado algum e na sua boca não se encontrou mentira. Insultado, não pagava com injúrias; maltratado, não respondia com ameaças; mas entregava-Se Àquele que julga com justiça. Ele suportou os nossos pecados no seu Corpo, no madeiro da cruz, a fim de que, mortos para o pecado, vivamos para a justiça: pelas suas chagas fomos curados. Vós éreis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes para o pastor e guarda das vossas almas.



Aleluia. Eu sou o bom pastor, diz o Senhor:
conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-Me. Aleluia.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Jo 10, 1-10

Naquele tempo, disse Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas entra por outro lado, é ladrão e salteador. Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta e as ovelhas conhecem a sua voz. Ele chama cada uma delas pelo seu nome e leva-as para fora. Depois de ter feito sair todas as que lhe pertencem, caminha à sua frente e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Se for um estranho, não o seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus apresentou-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que queria dizer. Jesus continuou: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Folha Dominical, 2008.04.06

Encontro Fundamental

O episódio dos discípulos de Emaús transmite-nos admiravelmente o que significava para os primeiros cristãos a celebração da Eucaristia ou da Fracção do Pão, como se dizia, e convida-nos a entender mais a fundo, a apreciar e a viver melhor este nosso Encontro de cada Domingo.

O DOMINGO é o dia em que somos convidados a experimentar de modo especial a presença do Senhor Ressuscitado. É o DIA em que a COMUNIDADE deste SENHOR glorioso se reúne para celebrar a sua Fé n`ELE, assumindo-se e manifestando-se a si mesma como Igreja de Cristo no meio do Mundo, comunidade de Fé, de Amor e de Esperança. É o DIA de Festa por excelência, aquele em que, desde a primeira geração, os cristãos decidiram celebrar a Eucaristia como momento em que se concentra todo o mistério da Salvação Cristã:

- A presença do SENHOR na Comunidade reunida em seu Nome

- A proclamação da sua PALAVRA, alimento indispensável da nossa Fé pessoal e comunitária.

- O memorial da sua Páscoa, fonte de Esperança e de Vida para sempre

- A Comunhão com seu Corpo e Sangue, sinal e fonte de comunhão com Deus e com os outros, nossos irmãos.

- A consciência de uma Missão a assumir e a cumprir: viver, testemunhar e difundir o Espírito de Jesus Cristo.

Por isso, a Missa Dominical é o Encontro fundamental duma Comunidade Cristã. Sem ele perdemos as raízes…

Na verdade, o Cristianismo não vive da recordação e da saudade de um facto feliz do passado. Surgiu como anúncio e celebração duma presença: A presença de Jesus ressuscitado. E é desta presença que vive a Fé cristã. Celebrar esta Fé, crer na Ressurreição é crer na possibilidade de um encontro com Jesus Cristo. É crer que ELE se tornou capaz de uma relação viva com cada um de nós e que tem o poder de reproduzir, para todos e cada um, as Palavras e os gestos salvadores de outrora. É a mensagem que nos vem do episódio de Emaús hoje proclamado: Jesus ressuscitado torna-se presente no caminho da vida, nas Escrituras, na fracção do Pão, na Comunidade… Ontem como hoje… O importante é, pois, saber reconhecê-Lo

Uma boa semana nos dê Deus.


Semana de Oração pelas Vocações

Segunda-feira, 07
19.00h………………Missa

Terça-feira, 08
08.00h………………Missa
17.00-19.30h……Cartório

Quarta-feira, 09
08.00h………………Missa
21.30h………………Reunião de Catequistas

Quinta-feira, 10
14.30h……………...Terço na Igreja
17.00-19.00h……Cartório
19.00h………………Missa
21.30h……………...Reunião de Baptismos

Sexta-feira, 11 – S. Estanislau, bispo e mártir
08.00h………………Missa

Sábado, 12
15.00-15.45h……Catequese do 1º e 2º Ano
16.15-17.10h……Catequese do 3º, 4º, 5º e 6º Ano
17.30h………………Missa com as crianças
17.30-18.45h……Catequese do 7º, 8º, 9º, 10º e 11º Ano
18.30h………………Terço na Igreja
19.00h………………Missa vespertina

Domingo, 13 – IV DOMINGO DE PÁSCOA
08.00h………………Missa
09.00h………………Terço na Igreja
09.30h………………Missa
11.00h………………Missa
12.00h……………...Baptismos


AVISOS

1. Dia 27 de Abril celebraremos o Dia Paroquial do Doente/ Idoso. Na Eucaristia das 11.00 será ministrado o Sacramento da Santa Unção. As pessoas que desejem receber a Santa Unção devem procurar e preencher a ficha de inscrição até dia 13 de Abril.

2. Até ao próximo Domingo, decorre a 45ª Semana de Oração pelas Vocações, subordinada ao tema: «Viste o que fiz? Faz tu também!»

3. Quarta-feira, às 21.30, há Reunião de Catequistas.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Leitura da Palavra - Domingo, 2008.04.06

DOMINGO III DA PÁSCOA - ANO A


Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 2, 14.22-33
No dia de Pentecostes, Pedro, de pé, com os onze Apóstolos, ergueu a voz e falou ao povo:
«Homens de Israel, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré, foi um homem acreditado por Deus junto de vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus realizou no meio de vós, por seu intermédio, como sabeis. Depois de entregue, segundo o desígnio imutável e a previsão de Deus, vós destes-Lhe a morte, cravando-O na cruz pela mão de gente perversa. Mas Deus ressuscitou-O, livrando-O dos laços da morte, porque não era possível que Ele ficasse sob o seu domínio.
Diz David a seu respeito: 'O Senhor está sempre na minha presença com Ele a meu lado não vacilarei. Por isso o meu coração se alegra e a minha alma exulta e até o meu corpo descansa tranquilo. Vós não abandonareis a minha alma na mansão dos mortos, nem deixareis o vosso Santo sofrer a corrupção. Destes-me a conhecer os caminhos da vida, a alegria plena em vossa presença'. Irmãos, seja-me permitido falar-vos com toda a liberdade: o patriarca David morreu e foi sepultado e o seu túmulo encontra-se ainda hoje entre nós. Mas, como era profeta e sabia que Deus Lhe prometera sob juramento que um descendente do seu sangue havia de sentar-se no seu trono, viu e proclamou antecipadamente a ressurreição de Cristo, dizendo que Ele não O abandonou na mansão dos mortos, nem a sua carne conheceu a corrupção.
Foi este Jesus que Deus ressuscitou e disso todos nós somos testemunhas. Tendo sido exaltado pelo poder de Deus, recebeu do Pai a promessa do Espírito Santo, que Ele derramou, como vedes e ouvis».


Salmo responsorial Salmo 15(16)

Mostrai-me, Senhor, o caminho da vida. Ou Aleluia.

Defendei-me, Senhor; Vós sois o meu refúgio.
Digo ao Senhor: Vós sois o meu Deus.
Senhor, porção da minha herança e do meu cálice,
está nas vossas mãos o meu destino.

Bendigo o Senhor por me ter aconselhado,
até de noite me inspira interiormente.
O Senhor está sempre na minha presença,
com Ele a meu lado não vacilarei.

Por isso o meu coração se alegra e a minha alma exulta
e até o meu corpo descansa tranquilo.
Vós não abandonareis a minha alma
na mansão dos mortos,
nem deixareis o vosso fiel conhecer a corrupção.

Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida,
alegria plena em vossa presença,
delicias eternas à vossa direita.


Leitura da Primeira Epístola de São Pedro 1 Pedro 2, 17-21
Caríssimos: Se invocais como Pai Aquele que, sem acepção de pessoas, julga cada um segundo as suas obras, vivei com temor, durante o tempo de exílio neste mundo. Lembrai-vos que não foi por coisas corruptíveis, como prata e oiro, que fostes resgatados da vã maneira de viver, herdada dos vossos pais, mas pelo sangue precioso de Cristo, Cordeiro sem defeito e sem mancha, predestinado antes da criação do mundo e manifestado nos últimos tempos por vossa causa. Por Ele acreditais em Deus, que 0 ressuscitou dos mortos e Lhe deu a glória, para que a vossa fé e a vossa esperança estejam em Deus.


Aleluia. Senhor Jesus, abri-nos as Escrituras, falai-nos e inflamai o nosso coração. Aleluia.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas Lc 24, 13-35
Dois dos discípulos de Emaús iam a caminho duma povoação chamada Emaús, que ficava a sessenta estádios de Jerusalém. Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido. Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-Se deles e pôs-Se com eles a caminho. Mas os seus olhos estavam impedidos de 0 reconhecerem. Ele perguntou-lhes.
«Que palavras são essas que trocais entre vós pelo caminho?» Pararam entristecidos.
E um deles, chamado C1éofas, respondeu: «Tu és o único habitante de Jerusalém a ignorar o que lá se passou estes dias». E Ele perguntou: «Que foi?» Responderam-Lhe:
«O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os príncipes dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para ser condenado à morte e crucificado. Nós esperávamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel.
Mas, afinal, é já o terceiro dia depois que isto aconteceu. É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos sobressaltaram: foram de madrugada ao sepulcro, não encontraram o corpo de Jesus e vieram dizer que lhes tinham aparecido uns Anjos a anunciar que Ele estava vivo.
Mas a Ele não 0 viram». Então Jesus disse-lhes: «Homens sem inteligência e lentos de espírito para acreditar em tudo o que os profetas anunciaram! Não tinha o Messias de sofrer tudo isso
para entrar na sua glória?» Depois, começando por Moisés e passando por todos os Profetas,
explicou-lhes em todas as Escrituras o que Lhe dizia respeito. Ao chegarem perto da povoação para onde iam, Jesus fez menção de ir para diante. Mas eles convenceram-n'O a ficar, dizendo:
«Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite».
Jesus entrou e ficou com eles. E quando Se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-n'O.
Mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram então um para o outro: «Não ardia cá dentro o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?».
Partiram imediatamente de regresso a Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os que estavam com ele, que diziam: «Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão».
E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir o pão.